sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESBULHO

Esbulho

Gabriel Silva | 3 Agosto, 2011

Nos EUA, a autorização para um aumento de dívida pública levou a duras negociações, concluindo-se com uma contrapartida de abaixamento significativo da despesa nos próximos anos. Bom para os contribuintes americanos.

Em Portugal, o aumento significativo do limite do endividamento do Estado foi apresentado pelo ministro da economia como «cirúrgico». Como se fosse coisa pouca. Ou de efeito limitado. Não é. São milhares de milhões de euros.

E apenas nos primeiros 6 meses deste ano a dívida pública directa do estado aumentou mais de 20 mil milhões de euros, sabe-se lá porquê (até porque o trio ps+psd+pp recusou mesmo que se tornasse pública a razão de tal desastre socrático...).

O governo entendeu ser de obrigar os contribuintes portugueses a suportarem o refinanciamento de capital de empresas privadas, a troco de nada, e a tornarem-se compulsivamente avalistas de empréstimos a obter pelos bancos. Está tudo louco! Os contribuintes obrigados a avalisar empréstimos de bancos. O rendimento dos portugueses é sequestrado, surripiado, para auxiliar meia dúzia de empresas. É puro banditismo organizado e legalizado.

Sem comentários: