quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Comentário

HADOUK TRIO


Confesso que estava à espera doutro tipo de escrita, talvez mais densa, mais obscura, mais como as tuas anteriores escritas me parecem. Mas a surpresa foi agradável. Gostei de ver que escreveste algo menos intenso em cada frase mas ao mesmo tempo interessante, rico, revelador. Gostei de teres misturado uma fantasia, uma história de aventura (ao estilo romance histórico, como tu aprecias) com uma história das tuas Áfricas, talvez a tua história. Acho mesmo que na nossa vida fazem-nos falta livros, filmes, etc. de histórias que nos divirtam, que nos transportem, que nos façam sonhar sem que isso seja sinónimo de algo vulgar, sem conteúdo, superficial.

No teu blog há alguém que diz que te revê na personagem do Benguela. Sem dúvida quem sim! Mas eu revi-te em várias outras personagens. Acho que a muitas delas tu deste-lhes uma ou outra característica tua. Consciente ou inconscientemente? Não sei! Talvez eu, enquanto tua filha, ao ler este livro tenha tentado descortinar-te, em cada parágrafo

Resta-me dizer-te que se escrever é o teu sonho, continua! Não desistas! Toda a gente que te conhece sabe da tua facilidade oral e escrita. Sabes exprimir-te bem, este livro é a prova de que consegues construir uma boa história, com uma linguagem rica e muito trabalho até estar tudo afinado, fluente, coerente. Escrever um livro, para mim, é um acto de coragem. É preciso criatividade, peito aberto para nos mostrarmos (mesmo que seja só um pouco), é como gritar bem alto algo! Admiro-te por isso!

Parabéns e segue o teu sonho!

A tua filha amiga,
Joana