sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PORTUGAL - VILA DE ALPEDRINHA

IDRISSA SOUMAORO: M`BA DEN OU

A HISTÓRIA VERDADEIRA DE CAVACO SILVA, O AGORA PRESIDENTE

Reavivar memórias - O nosso Presidente

Quem ouvir Cavaco Silva e não o conhecer bem, ficará a pensar que está perante alguém que nada teve a ver com a situação catastrófica em que se encontra este país. Quem o ouvir e não o conhecer bem, ficará a pensar que está perante alguém que pode efectivamente ser a solução para um caminho diferente daquele até aqui seguido.

Só que... Este senhor,... ou sofre de amnésia, ou tem como adquirido que nós portugueses temos todos a memória curta, eu diria mesmo, muito curta. Vejamos, então qual o contributo de Cavaco Silva para que as coisas estejam como estão e não de outra maneira:

Cavaco Silva foi ministro das finanças entre 1980 e 1981 no governo da AD. Foi primeiro-ministro de Portugal entre 1985 e 1995 (10 anos!!!). Cavaco Silva foi só a pessoa que mais tempo esteve na liderança do governo neste país desde o 25 de Abril. É presidente da República desde 2005 até hoje (5 anos) Por este histórico, logo se depreende que este senhor nada teve a ver com o estado actual do país.

Mas vejamos quais foram as marcas deixadas por Cavaco Silva nestes anos todos de andanças pelo poder:

Cavaco Silva enquanto primeiro-ministro alterou drasticamente as práticas na economia, nomeadamente reduzindo o intervencionismo do Estado, atribuindo um papel mais relevante à iniciativa privada e aos mecanismos de mercado.

Foi Cavaco Silva quem desferiu o primeiro ataque sobre o ensino "tendencialmente gratuíto".

Foi Cavaco Silva o pai do famoso MONSTRO com a criação de milhares de "jobs" para os "boys" do PPD/PSD e amigos. Além de ter inserido outros milhares de "boys" a recibos verdes no aparelho do Estado.

Foi no "consulado Cavaquista" que começou a destruição do aparelho produtivo português. Em troca dos subsídios diários vindos da então CEE, começou a aniquilar as Pescas, a Agricultura e alguns sectores da Indústria. Ou seja: começou exactamente com Cavaco Silva a aniquilação dos nossos recursos e capacidades.

Durante o "consulado Cavaquista", entravam em Portugal muitos milhões de euros diáriamente como fundos estruturais da CEE. Pode-se afirmar que foram os tempos das "vacas gordas" em Portugal. Como foram aplicados esses fundos?

O que se investiu na saúde? E na educação? E na formação profissional?

Que reforma se fez na agricultura? O que foi feito para o desenvolvimento industrial?

A situação actual do país responde a tudo isto! NADA!

Mas então como foi gasto o dinheiro?

Simplesmente desbaratado sem rigor nem fiscalização pela incompetência do governo de Cavaco Silva.

Tal como eu, qualquer habitante do Vale do Ave, minimamente atento, sabe como muitos milhões vindos da CEE foram "surripiados" com a conivência do governo "Cavaquista".
Basta lembrar que na época, o concelho de Felgueiras era o local com mais Ferraris por metro quadrado.

Quando acabaram os subsídios da CEE, onde estava a modernização e o investimento das empresas? Nos carros topo de gama, nas casas de praia em Esposende, Ofir, etc. Etc.

Quanto às empresas... Essas faliram quase todas. Os trabalhadores - as vítimas habituais destas malabarices patronais - foram para o desemprego, os "chico-espertos" que desviaram o dinheiro continuaram por aí como se nada se tivesse passado.

Quem foi o responsável? Óbviamente, Cavaco Silva e os seus ministros!

Quanto à formação profissional... Talvez ainda possamos perguntar a Torres Couto como se fartou de ganhar dinheiro durante o governo Cavaquista, porque é que teve que ir a tribunal justificar o desaparecimento de milhões de contos de subsídios para formação profissional. Talvez lhe possamos perguntar: como, porquê e para quê, Cavaco Silva lhe "ofereceu" esse dinheiro.

Foi também o primeiro-ministro Cavaco Silva que em 1989 recusou conceder ao capitão de Abril, Salgueiro Maia, quando este já se encontrava bastante doente, uma pensão por "Serviços excepcionais e relevantes prestados ao país", isto depois do conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República ter aprovado o parecer por unanimidade.

Mas foi o mesmo primeiro-ministro Cavaco Silva que em 1992, assinou os pedidos de reforma de 2 inspectores da polícia fascista PIDE/DGS, António Augusto Bernardo, último e derradeiro chefe da polícia política em Cabo Verde, e Óscar Cardoso, um dos agentes que se barricaram na sede António Maria Cardoso e dispararam sobre a multidão que festejava a liberdade.

Curiosamente, Cavaco Silva, premiou os assassinos fascistas com a mesma reforma que havia negado ao capitão de Abril Salgueiro Maia, ou seja: por "serviços excepcionais ou relevantes prestados ao país".

Como tenho memória, lembro-me também que Cavaco Silva e o seu "amigo" e ministro Dias Loureiro foram os responsáveis por um dos episódios mais repressivos da democracia portuguesa. Quando um movimento de cidadãos, formado de forma espontânea, se juntou na Ponte 25 de Abril, num "buzinão" de bloqueio, em protesto pelo aumento incomportável das portagens. Dias Loureiro (esse mesmo do BPN e que está agora muito confortávelmente em Cabo Verde, com nacionalização daquele país, onde possui o mais luxoso "reasort"), com a concordância do chefe, Cavaco Silva, ordenou uma despropositada e desproporcional carga policial contra os manifestantes. Nessa carga policial "irracional", foi disparado um tiro contra um jovem, que acabou por ficar tetraplégico.

Era assim nos tempos do "consulado Cavaquista", resolvia-se tudo com a repressão policial. Foi assim na ponte, foi assim com os vidreiros da Marinha Grande, foi assim com os estudantes nas galerias do Parlamento...

Foi ainda no reinado do primeiro-ministro Cavaco Silva, que o governo vetou a candidatura de José Saramago a um prémio literário europeu por considerar que o seu romance "O Evangelho segundo Jesus Cristo" era um ataque ao património religioso nacional. Este veto levou José Saramago, o único prémio Nobel da literatura portuguesa, a abandonar o país para se instalar em Lanzarote, Espanha, onde viveu até morrer. Considerou Saramago, que não poderia viver num país com censura.

Cavaco Silva foi o Presidente da República nos últimos 5 anos. Sendo ele o dono da famosa frase: "nunca tenho dúvidas e raramente me engano", como é que deixou Portugal chegar até à situação em que se encontra?

Mais! Diz a sabedoria popular: "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és." Bem... Alguns dos ministros, amigos, apoiantes e financiadores das suas campanhas eleitorais não abonam nada a seu favor. Embora, na minha opinião, esta gente reflita exactamente a essência do Cavaquismo.

Oliveira e Costa - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo Cavaquista entre 1985 e 1991. Ex-presidente do famoso BPN. A história deste fulano já é mais conhecida que os tremoços, nem vale a pena escrever mais nada.

Dias Loureiro - Ministro dos governos Cavaquistas. Assuntos Parlamentares entre 1987 e 1991, Administração Interna entre 1991 e 1995. Associado aos crimes financeiros do BPN, com ligações ainda não clarificadas ao traficante de armas libanês, Abdul Rahman El-Assir, de quem é grande amigo. Foi conselheiro de estado por nomeação directa de Cavaco Silva, função que ocupou com a "bênção" de Cavaco, até já não ser possível manter-se no lugar devido às pressões políticas e judiciais. Encontra-se actualmente, muito confortavelmente a viver em Cabo Verde.

Ferreira do Amaral - Ministro dos governos Cavaquistas. Comércio e Turismo, entre 1985 e 1990, Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 1990 e 1995. Foi nesta condição (ministro das obras públicas do governo cavaquista) que assinou os contratos de construção da Ponte Vasco da Gama com a Lusoponte, e a concessão (super-vantajosa para a Lusoponte) de 40 anos sobre as portagens das duas pontes de Lisboa. Ferreira do Amaral é actualmente presidente do conselho de administração da Lusoponte. (Apenas por mera coincidência, claro...)

A farsa cavaquista continua, nos dias que correm, mesmo debaixo dos nossos narizes. Até quando? Já não é da falência de empresas que se trata! A falência do país está aí à porta e veremos o que o povo vai dizer e fazer, quando lhe meterem a mão no bolso de forma ainda mais descarada! (descavacada, digo eu!).

Cavaco Silva, consciente como está da péssima conjuntura económica e financeira internacional, nada fez nada para viabilizar um Governo maioritário, como Sócrates pretendia; pelo contrário, tudo fez para deitar abaixo o Governo abaixo!

O semblante de Cavaco, de sorriso amarelo e ar de cínico, não engana!!!

Até mais vêr.

Cidadão português, adulto, com impostos pagos e em dia, sem conteúdo no cadastro policial, consciente e preocupado.

ONDE NOS ESTÁ A METER O GOVERNO PSD/CDS?

Onde é que estamos metidos?

E que dizem agora os Partidos que ainda há três meses faziam oposição feroz ao Governo minoritário de José Sócrates, se este tivesse anunciado ou aplicado um décimo das medidas gravosas que afectam drasticamente a vida das classes médias e média baixa, para já nem falar na classe mais pobre enquanto, em contraponto, aumenta os ordenados e benesses de alguns, como na Caixa Geral de Depósitos, fazendo aumentar o número de administradores de 7 para 11 (mais 4 boys, um dos quais - Nogueira Leite-, que já tem 13 cargos como administrador de empresas, imagine-se-, com o módico ordenado de 20.000 euros por mês?

E se Sócrates decidisse aumentar o ordenado do presidente da CP, uma empresa que acumula prejuízos, de 36.000 euros para 64.000 euros?

Crucificavam-no!


Passos Coelho, um liberal/conservador, está a proceder exactamente ao contrário do que prometeu, ou seja, corta nas despesas dos mais desfavorecidos, manda muitos desses para o desemprego e, em relação aos que já ganham muito ou ricos, dá-lhes tudo.

E ainda "a procissão vai no adro"!

É a política do "Zé do Telhado", mas ao contrário!!!

Os portugueses mais informados e conscientes, acham que as políticas dos Busch (pai e filho), que primeiro conduziram a América à maior recessão económica de sempre, (as mesmas seguidas maioritariamente seguidas na Europa da U.E (excepto Grécia e Espanha) , nos vão tirar da cise? Enganem-se! Como se está a ver, tais políticas só servem é para vender as empresas que o Estado ainda tutela, que geram lucros fabulosos, a preço de saldo, deixam para o Estado as que gerem prejuízos e agravam a vida de tal maneira das classes médias e baixas, de tal maneira a tornar-se insustentável, a breve trecho, a vida de muitos milhares de portugueses.

Se têm dúvidas esperem para ver.



MISTÉRIOS DE LISBOA

RAUL RUIZ MORREU

Morreu Raúl Ruiz, realizador de «Mistérios de Lisboa»
Raúl Ruiz, um dos mais arrojados realizadores do cinema mundial, autor do elogiadíssimo «Mistérios de Lisboa», morreu hoje aos 70 anos, em Paris, vítima de doença prolongada.

De acordo com declarações à Agência France Press de François Margolin, produtor de Raúl Ruiz em filmes como «La Maison Nucingen» e «Dias de Campo», o cineasta «era uma pessoa vinda de uma outra época, que conhecia tudo sobre tudo, de uma cultura imensa sob todos os pontos de vista, e que vivia ancorado entre dois países, o Chile e a França. Ele adorava a fusão entre as diversas culturas. Ele fez filmes em vários países do mundo. Era sem dúvida um dos grandes espíritos, muito além do cinema, da própria época moderna».

Só em Portugal, país com o qual mantinha uma ligação muito especial, Raúl Ruiz fez nove filmes, produzidos por Paulo Branco, o último dos quais a sua obra-prima, «Mistérios de Lisboa», que já foi visto por mais de 100 mil espetadores em França e, após passar por países como Bélgica e Taiwan, acaba de estrear nos EUA, com críticas excecionais em periódicos tão prestigiados como o «New York Times».

De acordo com comunicado enviado pela Clap Filmes, produtora de várias películas do realizador, a cerimonia fúnebre terá lugar na próxima terça-feira, dia 23 de Agosto, às 10h30, na Igreja Saint-Paul (99, Rue Saint-Antoine), em Paris e o seu corpo será sepultado no Chile.

O cineasta estava atualmente a terminar a montagem de um filme sobre a sua infância no Chile e estava a preparar mais um filme para a Clap Filmes, novamente produzido por Paulo Branco, intitulado «As Linhas de Torres Vedras». Com argumento original de Carlos Saboga (que já adaptara ao cinema «Mistérios de Lisboa», de Camilo Castelo Branco), a película centrar-se-ia no período das invasões francesas em Portugal no século XIX, com as histórias de um conjunto diverso de personagens a convergirem até à batalha final nas linhas fortificadas de Torres Vedras Apesar do falecimento do realizador, Branco garantiu ao SAPO que o projeto iria continuar, pela mão de um cineasta escolhido pelo próprio Ruiz.

Raúl Ruiz nasceu em Puerto Montt, no Chile, a 25 de Julho de 1941, e filmou a sua primeira curta-metragem aos 22 anos, «La Maleta». A sua estreia na longas-metragem deu-se com «Três Tristes Tigres», em 1968, que lhe valeu logo o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno.

A partir daí teve um percurso extraordinariamente prolífico, com cerca de uma centena de filmes em 30 anos de carreira, assentando base em França a partir de 1973, para onde se deslocou após a subida ao poder de Augusto Pinochet no seu país natal. Em 1996, o seu nome saltou definitivamente para a ribalta do cinema mundial com «Três Vidas & Uma Única Morte», já co-produzido por Paulo Branco, com um elenco de estrelas e presença no Festival de Cannes, terminando assim um percurso com trabalhos menos visíveis, alguns deles para a televisão.

Quem tinha dúvidas sobre a dimensão do seu talento, tirou-as logo nos filmes seguintes, também produzidos por Branco: «Genealogias de Um Crime» (1997) ou o muito ambicioso «O Tempo Reencontrado» (1999), adaptação do último volume de «Em Busca do Tempo Perdido», de Marcel Proust.

Filmes como «Combate de Amor em Sonho» (2000), «As Almas Fortes» (2001) e «Klimt» (2005), cimentaram o prestígio único de Ruiz, que teve o maior sucesso de público e crítica da sua carreira com a sua derradeira película, «Mistérios de Lisboa», que se revelou a fita portuguesa de maior impacto internacional das últimas duas décadas, conquistando inclusivamente o prestigidíssimo Prémio Louis Delluc, batendo obras como «O Escritor Fantasma», de Roman Polanski, «Dos Homens e dos Deuses», de Xavier Beauvois, e «Carlos», de Olivier Assayas.

HIV-VIH-SIDA - DESCOBERTOS NOVOS ANTICORPOS



Descobertos superanticorpos que podem combater sida

Cientistas analisaram 1800 voluntários e quatro deles eram absolutamente imunes.

Dezassete anticorpos monoclonais podem ser a nova esperança na luta contra o vírus da sida. Uma investigação de cientistas norte-americanos do MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts) que permite ultrapassar um dos grandes obstáculos no caminho para curar o VIH: o facto de existirem inúmeras estirpes do vírus, que variam de pessoa para pessoa. A descoberta foi publicada ontem na revista científica Nature. O VIH já vitimou 25 milhões de pessoas desde 1981.

Os anticorpos de que falamos são moléculas que perseguem e se ligam ao vírus. Depois funcionam como se fossem very-lights, que anunciam a sua presença aos demais. Sendo que eles só actuam quando existem "corpos estranhos", funcionam como alvos para as células do sistema imunitário encontrarem os intrusos e os matarem.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PORTUGAL - BANDA MARCIAL DE MURÇA

O PORTUGAL DE PASSOS COELHO E PSD/CDS JÁ ESTÁ A MUDAR!

Portugal já está a mudar (1)


Passos anunciou imposto extraordinário sobre subsídio de Natal.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou, no mês de Julho, uma contribuição especial para o ajustamento orçamental, em sede de IRS. Esta será equivalente a 50 por cento do valor do subsídio de Natal que acresce ao salário mínimo nacional. A medida vigorará apenas este ano.


Portugal já está a mudar (2)



"Aumentos na CP chegam a ultrapassar os 20% na linha de Sintra"

"Preço do bilhete de metro sobe 17% em Lisboa e 10% no Porto"

Deve ser isto o que eles chamam redução dos custos de exploração e defesa do Estado social.

Portugal já está a mudar (3)


Nogueira Leite será vice-presidente da CGD.

O conselheiro nacional do PSD e conselheiro de Passos Coelho vai ser nomeado vice-presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos.

Esta é a constelação de afazeres que Nogueira Leite coleccionava em 2010:

Vogal do Conselho de Administração da Brisa Auto-Estradas de Portugal SA; Vogal do Conselho de Administração da CUF, SGPS, SA; Vogal do Conselho de Administração da CUF - Químicos Industriais, SA; Vogal do Conselho de Administração da CUF - Adubos, SA; Vogal do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, SGPS, SA; Vogal do Conselho de Administração da SEC - Sociedade de Explosivos Civis, SA; Vogal do Conselho de Administração da EFACEC Capital, SGPS, SA; Vogal do Conselho de Administração da Comitur, SGPS, SA; Vogal do Conselho de Administração da Comitur Imobiliária, SA; Vogal do Conselho de Administração da Expocomitur - Promoções e Gestão Imobiliária, SA; Vogal do Conselho de Administração da Herdade do Vale da Fonte - Sociedade Agrícola, Turística e Imobiliária, S.A.; Vogal do Conselho de Administração da Sociedade Imobiliária e Turística do Cojo, SA; Vogal do Conselho de Administração da Sociedade Imobiliária da Rua das Flores, n.º 59, SA; Vogal do Conselho de Administração da Reditus, SGPS, SA; Vice-Presidente do Conselho Consultivo do Banif Investment, SA; Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Gestão do Crédito Público.

Quem for capaz de fazer melhor...

HUMOR EM TEPO DE CRISE - A GESTÃO POR OBJECTIVOS

Era uma vez uma aldeia onde viviam dois homens que tinham o mesmo nome:

Joaquim Gonçalves.

Um era sacerdote e o outro taxista.

Quis o destino que morressem no mesmo dia.

Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-os.

- O teu nome?

- Joaquim Gonçalves.

- És o sacerdote?

- Não, o taxista.

São Pedro consulta as suas notas e diz:

- Bom, ganhaste o paraíso. Levas esta túnica com fios de ouro e este ceptro de platina com incrustações de rubis. Podes entrar.

- O teu nome?

- Joaquim Gonçalves.

- És o sacerdote?

- Sim, sou eu mesmo.

- Muito bem, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e este ceptro de ferro.

O sacerdote diz:

- Desculpe, mas deve haver engano. Eu sou o Joaquim Gonçalves, o sacerdote!

- Sim, meu filho, ganhaste o paraíso. Levas esta bata de linho e...

- Não pode ser! Eu conheço o outro senhor. Era taxista, vivia na minha aldeia e era um desastre! Subia os passeios, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 75 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ele recebe a túnica com fios de ouro e eu... isto?

- Não é nenhum engano - diz São Pedro. - Aqui no céu, estamos a fazer uma gestão mais profissional, como a que vocês fazem lá na Terra.

- Não entendo!

- Eu explico. Agora orientamo-nos por objectivos. É assim: durante os últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ele conduzia o táxi, as pessoas começavam a rezar.

Resultados! Percebeste? Gestão por Objectivos! O que interessa são os resultados; a forma de lá chegar, é completamente secundária...!

DELORS: A EUROPA ESTÁ À BEIRA DO PRECIPÍCIO

Delors: Europa está "à beira do precipício"

Económico com Lusa
18/08/11

Delors foi presidente da Comissão entre 1985 e 1995.


O euro e a União Europeia estão "à beira do precipício", afirmou o antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors.

"Temos de abrir os olhos: o euro e a Europa estão à beira do precipício. Para que não caiam, a escolha parece-me simples: ou os estados-membros aceitam a cooperação económica reforçada que sempre defendi, ou transferem mais poderes para a União" afirmou Delors.

O antigo presidente da Comissão afirmou ainda que "desde o início da crise" que os dirigentes europeus "têm passado ao lado da realidade", acusando os líderes das grandes potências da Zona Euro, Alemanha e França, de "formular respostas vagas e insuficientes".

"Tal como estão, não servem para nada", disse Delors sobre as propostas do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e da chanceler alemã, Angela Merkel, de reforma das instituições comunitárias para responder à crise da dívida.

Delors, francês de 86 anos, foi presidente da Comissão entre 1985 e 1995.

Na entrevista aos dois jornais francófonos, Delors defendeu a mutualização das dívidas dos estados-membros "até 60%" do respectivo Produto Interno Bruto (PIB).

"A mutualização parcial da dívida (...) devolveria sentido à cooperação comunitária. Os estados-membros devem, simultaneamente, levantar as suas últimas objecções aos seis projectos de directivas sobre governação económica, que o Parlamento Europeu logicamente reforçou para tornar mais automáticas as sanções em caso de derrapagem orçamental", afirmou Delors.

MAIS DE 80% DE EMPREGO PRECÁRIO EM PORTUGAL

Mais de 80% do emprego criado no trimestre é precário
Margarida Peixoto
18/08/11

Pela primeira vez em três anos o número de empregados aumentou. Contudo, os empresários fugiram das contratações para os quadros.

Mais de 80% dos empregos criados no segundo trimestre deste ano foram precários, mostram os dados revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Ainda assim, esta foi a primeira vez em três anos que a economia portuguesa foi capaz de aumentar o número de postos de trabalho. A taxa de desemprego recuou três décimas, para 12,1%.

Desde meados de 2008 que não se registava criação líquida de emprego em Portugal. Ou seja, de trimestre em trimestre e até Março deste ano o número de postos de trabalho criados tinha sido sempre mais baixo do que aqueles que eram destruídos, no mesmo período de tempo. A tendência foi interrompida entre Abril e Junho. Ao contrário do que era já habitual, a economia portuguesa foi capaz de dar trabalho a mais 27 mil pessoas.

Contudo, a grande maioria dos empregos criados foram precários: 80,5% têm por base ou um contrato de trabalho a prazo, ou outro tipo de situação contratual, que não um vínculo definitivo aos quadros da empresa em causa.

Esta situação deverá agravar-se nos próximos meses, já que o programa do Governo prevê que durante um ano os actuais limites à contratação a prazo sejam suspensos. A lei actual impede que os contratos a prazo se prolonguem por mais de três anos, mas como forma de responder "à actual situação de emergência nacional", tal como se lê no Programa do PSD/CDS-PP, o Executivo quer levantar temporariamente este impedimento. Outra ideia é acabar com a diferença entre contratos a prazo e sem termo, estabelecendo um contrato único.

OS PORTUGUESES APRENDEM POUCO COM OS ERROS DO PASSADO

"Os portugueses desconfiam do que lhes ensinaram"
Coordenou o trio de investigadores que apresentou a última 'versão' da 'História de Portugal'. Esteve bastante envolvido como independente no período pré-chegada ao poder do primeiro-ministro social-democrata. Não vê a Guerra Colonial como o grande drama nacional do século passado português, nem considera o fim do Ministério da Cultura como um problema. Assume que há cada vez menos estudantes interessados pela História e define o fim da preponderância do Ocidente como a primeira grande alteração do século XXI.

Em entrevista ao DN, Rui Ramos afirma que, ao nível da História de Portugal, falta rever, em termos de conhecimento, "muito sobre o nosso passado. A nossa historiografia é relativamente recente em relação a uma grande quantidade de temas e de áreas, e até poderia dizer que falta rever tudo".

O historiador considera que os portugueses aprenderam pouco com o passado, adiantando que "afinal continuamos a cometer erros antigos, como se vê por esta crise!"

Em relação às críticas de hoje à Justiça, Rui Ramos considera que as mesmas "já vem de longe". O historiador considera que "estamos a pagar por uma preocupação grande que houve no passado, que era sobre a independência da magistratura. Houve sempre grandes receios acerca da politização da Justiça e da interferência do Governo nas decisões dos magistrados. Essa preocupação levou a criar-se aquilo que chamaria uma espécie de Estado dentro do Estado".

Rui Ramos considera que o número de estudantes de História "tem diminuído bastante" e espera que, mesmo apesar da Internet, o ensino continue a ter um lugar para a História".

PORTUGAL-SOCIALISTAS E O LIMITE À DÍVIDA

Socialistas criticam limite à dívida na Constituição
Seguro não comenta proposta de Merkel e Sarkozy, mas da bancada já se ouvem críticas. Acordo da coligação já o previa em Junho.

António José Seguro, o novo líder socialista, não deu ordem para comentar a proposta. Mas a cada frase - a título pessoal - que se ouve na bancada parlamentar, percebe--se o incómodo que a ideia deixou no Largo do Rato. Trata-se da questão de limitar na Constituição (de Portugal e dos restantes 16 países do euro) o endividamento público, ideia que o PS em peso reprova, com raríssimas excepções.

Depois de João Galamba ter classificado a proposta, ontem ao DN, como "um disparate" e "ineficaz", também Eduardo Cabrita e Fernando Medina deixam palavras pouco abonatórias para a ideia de Merkel e Sarkozy. Cabrita, presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento, questiona a sua "eficácia jurídica", junta-lhe uma crítica a decisões tomadas "a dois" e acrescenta que limitações ao défice ou à dívida se colocam "na Lei de Enquadramento Orçamental".

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FADO? NÃO! DJÉLIMADY TOUNKARA: FANTA BOURAMA

PORTUGAL-ZAMBUJEIRA DO MAR

MÁRIO VIEGAS - RIMANÇO DO PAÍS DAS UVAS

FOI-SE O BPN, AGORA VAI A CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

      BPN E CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, BANCOS COM LUGARES PARA TODOS!

Foi no BPN....segue-se a CGD...

Só descansam quando a mandarem também ao charco, o dinheiro não é deles. Serviu para limpar activos tóxicos de outro banco onde andaram a regalar-se durante anos nos mais sórdidos negócios que fizeram a fortuna de alguns.
Agora avançam em bando para a Caixa. Alguns "negócios" já se adivinham. Amorim fez deslocar para lá um dos seus peões, António Nogueira Leite, depois de igualmente ter garantido que a CGD seria obrigada a alienar a posição que detém na área seguradora e na saúde, precisamente a área que Nogueira Leite administrava no grupo Amorim.

Também é conhecido que corre um processo-crime, na fase de inquérito, de natureza fiscal, que envolve a CGD e a Sumol-Compal, nada melhor do que deslocar igualmente para lá Pedro Rebelo de Sousa sócio da 'Pedro Rebelo de Sousa e Associados' que tem como cliente a Sumol-Compal. Nada como estar por "dentro", para resolver de forma adequada os problemas do cliente, a ética é para os tolos.
Perante as críticas dos seus pares Pedro Rebelo de Sousa que tem a escola do mano e do pai, lá vai dizendo com a maior das canduras que não vê inconveniente nenhum já que o cargo que vai ocupar na CGD é de administrador não-executivo. Estará ele a pensar só lá ir ao fim do mês buscar o taco ou acha que eu tenho cara de parvo?

Algo me diz que os negócios que eram feitos no BPN serão agora feitos na CGD. Até tiveram o cuidado que na administração só ficasse gente da cor e passaram o número de administradores de 7 para 11, tal qual uma equipa de futebol e tal a monta dos negócios que esperam efectuar.
Para o ramalhete ficar totalmente composto bem podiam ter nomeado o Rendeiro do BPP, não vá algum deles lesionar-se, outro finório que sabe da poda e ficava a matar nesta equipa que joga só com "pontas de lança".

Siga a rusga que a época está boa para os "negócios".

http://salvoconduto.blogs.sapo.pt/

DE QUE PARTIDOS ERAM OS VIGARISTAS QUE ROUBARAM O BPN?
CUIDADO COM AS SUAS POUPANÇAS, DEPOIS NÃO DIGA QUE NÃO O AVISÁMOS!

EU JÁ VIVI O VOSSO FUTURO

EU JÁ VIVI O VOSSO FUTURO!

Declarações do escritor e dissidente soviético, Vladimir Bukovsky, sobre o Tratado de Lisboa

"É surpreendente que, após ter enterrado um monstro, a URSS, se tenha construído outro semelhante: a União Europeia (UE).
O que é, exactamente a União Europeia? Talvez fiquemos a sabê-lo examinando a sua versão Soviética.
A URSS era governada por quinze pessoas não eleitas que se cooptavam mutuamente e não tinham que responder perante ninguém.

A UE é governada por duas dúzias de pessoas que se reúnem à porta fechada e, também não têm que responder perante ninguém, sendo politicamente impunes.

Poderá dizer-se que a UE tem um Parlamento. A URSS também tinha uma espécie de Parlamento, o Soviete Supremo. Nós, (na URSS) aprovámos, sem discussão, as decisões do Politburo, como na prática acontece no Parlamento Europeu, em que o uso da palavra concedido a cada grupo está limitado, frequentemente, a um minuto por cada interveniente.

Na UE há centenas de milhares de eurocratas com vencimentos muito elevados, com prémios e privilégios enormes e, com imunidade judicialvitalícia, sendo apenas transferidos de um posto para outro, façam bem ou façam mal. Não é a URSS escarrada?
A URSS foi criada sob coacção, muitas vezes pela via da ocupação militar. No caso da Europa está a criar-se uma UE, não sob a força das armas, mas pelo constrangimento e pelo terror económicos.

Para poder continuar a existir, a URSS expandiu-se de forma crescente.

Desde que deixou de crescer, começou a desabar. Suspeito que venha a acontecer o mesmo com a UE.

Proclamou-se que o objectivo da URSS era criar uma nova entidade histórica: o Povo Soviético. Era necessário esquecer as nacionalidades, as tradições e os costumes. O mesmo acontece com a UE parece. A UE não quer que sejais ingleses ou franceses, pretende dar-vos uma nova identidade: ser «europeus», reprimindo os vosso sentimentos nacionais e, forçar-vos a viver numa comunidade
multinacional. Setenta e três anos deste sistema na URSS acabaram em mais conflitos étnicos, como não aconteceu em nenhuma outra parte do mundo.

Um dos objectivos «grandiosos» da URSS era destruir os estados-nação.

É exactamente isso que vemos na Europa, hoje. Bruxelas tem a intenção de fagocitar os estados-nação para que deixem de existir.

O sistema soviético era corrupto de alto a baixo. Acontece a mesma coisa na UE.

Os procedimentos antidemocráticos que víamos na URSS florescem na UE.
Os que se lhe opõem ou os denunciam são amordaçados ou punidos. Nada mudou. Na URSS tínhamos o «goulag». Creio que ele também existe na UE. Um goulag intelectual, designado por «politicamente correcto».
Experimentai dizer o que pensais sobre questões como a raça e a sexualidade. Se as vossas opiniões não forem «boas», «politicamente correctas», sereis ostracizados. É o começo do «goulag». É o princípio da perda da vossa liberdade.

Na URSS pensava-se que só um estado federal evitaria a guerra.
Dizem-nos exactamente a mesma coisa na UE.

Em resumo, é a mesma ideologia em ambos os sistemas.

A UE é o velho modelo soviético vestido à moda ocidental.

Mas, como a URSS, a UE traz consigo os germes da sua própria destruição. Desgraçadamente, quando ela desabar, porque irá desabar, deixará atrás de si um imenso descalabro e enormes problemas
económicos e étnicos.

O antigo sistema soviético era irreformável. Do mesmo modo, a UE também o é. (...)
Eu já vivi o vosso «futuro»... e não funcionou!"
VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=Akwhyd9ozy0



Vladimir Bukovsky pasó muchos años en campos de trabajo rusos y prisiones psiquiátricas por defender los derechos humanos. Llegó a Gran Bretaña en 1976. Da conferencias y escribe sobre el antiguo…

HUMOR EM TEMPO DE CRISE

Um engenhoso exemplo de oratória e política, ocorrido recentemente na ONU, fez sorrir a comunidade mundial lá presente:
O representante de Israel na ONU:

-"Antes de começar meu discurso queria contar-lhes algo sobre Moisés (todos curiosos...): Quando Moisés golpeou a rocha e dela saiu água, pensou 'que boa oportunidade para tomar um banho'. Tirou a roupa, a deixou junto a pedra e entrou na água.
Quando acabou de banhar-se e quis vestir-se, a roupa tinha sumido!
Os palestinos tinham-na roubado!!"

O representante da Palestina levantou-se furioso e bradou:
-"Que bobagem, nem haviam Palestinos naquela época!!!"

O representante de Israel sorriu e disse:
-"Muito bem, e agora que ficou claro quem chegou primeiro a este território e quem foram os invasores, posso começar meu discurso..."

UM AVISO A PORTUGAL E AO MUNDO

BELFEGOR - O DEUS DOS RICOS



Belfegor (Belphegor): (moabita) o demônio das descobertas, dos inventores, dos descobrimentos e das soluções engenhosas, seduzindo os homens com a distribuição de riquezas . Algumas vezes aparece com uma mulher jovem e sedutora . Um fato peculiar que pode ser estudado é a de que ele sempre se apresenta de boca aberta.
Seus adoradores lhe rendem culto servindo-se de gretas e fendas, através das quais lançam as suas oferendas. Muitas vezes é visualizado como "uma aparência feminina de deslumbrante juventude e beleza". Governa o mês de abril, no apogeu da Primavera no hemisfério norte. Alguns rabinos dizem que ele está sentado numa cadeira e nessa posição foi representado por Bosh, pintor, escultor e gravador holandês (1462 - 1516) , no "Jardim das Delícias" .

Os antigos Moabitas o adoravam e lhe prestavam homenagem, chamando-o de Baal- phegor, no Monte Phegor. Acreditava-se que ele concedia riquezas a seus seguidores.

COMO BELMIRO DE AZEVEDO SE APROPRIOU DA SONAE

Como o Belmiro começou a enriquecer...

...Nadava nas águas da UDP...(partido da extrema-esquerda, de orientação maoísta)


Quando, em 14 de Março de 1975, o governo de Vasco Gonçalves nacionalizou a banca com o apoio de todos os partidos que nele participavam (PS, PPD e PCP), todo o património dos bancos passou a propriedade pública. O Banco Pinto de Magalhães (BPM) detinha a SONAE, a única produtora de termolaminados, material muito usado na indústria de móveis e como revestimento na construção civil. Dada a sua posição monopolista, a SONAE constituía a verdadeira tesouraria do BPM, pois as encomendas eram pagas a pronto e, por vezes, entregues 60, 90 e até 180 dias depois. Belmiro de Azevedo trabalhava lá como agente técnico (agora engenheiro técnico) e, nessa altura, vogava nas águas da UDP. Em plenário, pôs os trabalhadores em greve com a reclamação de a propriedade da empresa reverter a favor destes. A União dos Sindicatos do Porto e a Comissão Sindical do BPM (ainda não havia CTs na banca) procuraram intervir junto dos trabalhadores alertando-os para a situação política delicada e para a necessidade de se garantir o fornecimento dos termolaminados às actividades produtoras. Eram recebidas por Belmiro que se intitulava “chefe da comissão de trabalhadores”, mas a greve só parou mais de uma semana depois quando o governo tomou a decisão de distribuir as acções da SONAE aos trabalhadores proporcionalmente à antiguidade de cada um.

É fácil imaginar o panorama. A bolsa estava encerrada e o pessoal da SONAE detinha uns papéis que, de tão feios, não serviam sequer para forrar as paredes de casa… Meses depois, aparece um salvador na figura do chefe da CT que se dispõe a trocar por dinheiro aqueles horrorosos papéis.
Assim se torna Belmiro de Azevedo dono da SONAE. E leva a mesma técnica de tesouraria para a rede de supermercados Continente depois criada onde recebe a pronto e paga a 90, 120 e 180 dias…
Há meia dúzia de anos, no edifício da Alfândega do Porto, tive oportunidade de intervir num daqueles debates promovidos pelo Rui Rio com antigos primeiros-ministros e fiz este relato. Vasco Gonçalves não tinha ideia desta decisão do seu governo, mas não a refutou, claro. Com o salão pleno de gente e de jornalistas, nenhum órgão da comunicação social noticiou a minha intervenção.
Este relato foi-me feito por colegas do então BPM entre eles um membro da comissão sindical (Manuel Pires Duque) que por várias vezes se deslocou na altura à SONAE para falar aos trabalhadores. Enviei-o para os jornais e, salvo o já extinto “Tal & Qual”, nenhum o publicou…
Gaspar Martins, bancário reformado, ex-deputado


OS PORTUGUESES GASTAM ACIMA DAS SUAS POSSIBILIDADES ?

"Não divulgar, é cumplicidade!"‏

É preciso que se saiba:

...Os portugueses comuns (os que têm a sorte de ter trabalho) ganham cerca de metade (55%) do que se ganha na zona euro.

...Mas os nossos gestores recebem, em média:

Mais 32% do que os americanos;

Mais 22,5% do que os franceses;

Mais 55 % do que os finlandeses;

Mais 56,5% do que os suecos;

...E são estas "inteligências" que chamam a nossa atenção afirmando:

"Os portugueses gastam acima das suas possibilidades".

ESTES SÃO ALGUNS DOS INDIVÍDUOS QUE VÃO À TELEVISÃO EXPLICAR AOS PORTUGUESES PORQUE DEVEM FAZER SACRIFÍCIOS

Convém recordar: António Lobo Xavier


Administrador não executivo da Sonaecom, da Mota-Engil e do BPI, António Lobo Xavier auferiu 83 mil euros no ano passado (não está contemplado o salário na operadora de telecomunicações, já que não consta do relatório da empresa). Tendo estado presente em 22 encontros dos conselhos de administração destas empresas, o advogado ganhou, por reunião, mais de 3700 euros.

Estes é um dos indivíduos que vai rotineiramente à televisão explicar aos portugueses a necessidade de sacrifícios e de redução de salários...

Convém recordar: José Pedro Aguiar-Branco


O ex-vice presidente do PSD José Pedro Aguiar-Branco é outro dos "campeões" dos cargos nas cotadas nacionais. O advogado é presidente da mesa da Semapa (que não divulga o salário do advogado), da Portucel e da Impresa, entre vários outros cargos. Por duas AG em 2009, Aguiar-Branco recebeu 8 080 euros, ou seja, 4 040 por reunião.

Estes é um dos indivíduos que vai rotineiramente à televisão explicar aos portugueses a necessidade de sacrifícios e de redução de salários...E agora é Ministro da Defesa.

Convém recordar: António do Pranto Nogueira Leite


Segue-se António Nogueira Leite, que é administrador não executivo na Brisa, EDP Renováveis e Reditus, entre outros cargos. O economista recebeu 193 mil euros, estando presente em 36 encontros destas companhias. O que corresponde a mais de 5 300 euros por reunião.

Estes é um dos indivíduos que vai rotineiramente à televisão explicar aos portugueses a necessidade de sacrifícios e de redução de salários...


Convém recordar: João Vieira Castro

O segundo mais bem pago por reunião é João Vieira Castro (na infografia, a ordem é pelo total de salário). O advogado recebeu, em 2009, 45 mil euros por apenas quatro reuniões, já que é presidente da mesa da assembleia geral do BPI, da Jerónimo Martins, da Sonaecom e da Sonae Indústria.


Convém recordar: Daniel Proença de Carvalho


Proença de Carvalho é o responsável com mais cargos entre os administradores não executivos das companhias do PSI-20, e também o mais bem pago. O advogado é presidente do conselho de administração da Zon, é membro da comissão de remunerações do BES, vice-presidente da mesa da assembleia geral da CGD e presidente da mesa na Galp Energia. E estes são apenas os cargos em empresas cotadas, já que Proença de Carvalho desempenha funções semelhantes em mais de 30 empresas. Considerando apenas estas quatro empresas (já que só é possível saber a remuneração em empresas cotadas em bolsa), o advogado recebeu 252 mil euros. Tendo em conta que esteve presente em 16 reuniões, Proença de Carvalho recebeu, em média e em 2009, 15,8 mil euros por reunião.

Estes é um dos indivíduos que vai rotineiramente à televisão explicar aos portugueses a necessidade de sacrifícios e de redução de salários...

Convém recordar: Gestores não executivos recebem 7 400 euros por reunião!!!

Embora não desempenhem cargos de gestão, administradores são bem pagos.
Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI--20, os administradores não executivos - ou seja, sem funções de gestão - receberam 7427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os "campeões" deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que trabalham.

Estes são alguns dos indivíduos que vão rotineiramente à televisão explicar aos portugueses a necessidade de sacrifícios e de redução de salários...

publicado por António Vilarigues