sábado, 10 de outubro de 2009


É fundamental apoiar a produção nacional! Os portugueses vivem hoje num clima de crise, desde o desemprego, à nossa fraca economiaé certo que quem mais sofre somos nós, mas o que certamente muitas vezes não nos passa pela cabeça é que podemos ter uma certa culpa nesta grave situação. Frequentemente, quando vamos às compras, tentamos ir à procura do produto mais barato, mas o que agora é barato, pode vir a curto prazo, a tornar-se muito caro para todos nós. Desde a mais pequena especiaria ao peixe que comemos, o nosso mercado está inundado por produtos fabricados no estrangeiro. Tendo normalmente esses países uma economia mais forte que a nossa, conseguem vender os seus produtos a um preço mais baixo e, desta forma, somos levados, a comprá-los. Mas, quando o fazemos, estamos a contribuir para um maior crescimento das exportações desses fabricantes estrangeiros e, sem dúvida, por vezes, a tirar postos de trabalho no nosso país. Quando não compramos produtos nacionais e compramos artigos estrangeiros, os nossos fabricantes são obrigados a subir o preço dos seus produtos para compensar as quebras de produção. Ora se os produtos concorrentes já eram mais baratos na origem, isto faz com que os nossos fiquem ainda mais caros. E sendo mais caros, ninguém os compra. Toda esta situação leva posteriormente ao encerramento de muitas empresas e consequentemente ao crescimento do desemprego.
Produtos portugueses? E Como é que eu sei quais eles são?
É simples, bastante simples. Antes de mais, existem dois aspectos a distinguir: existem marcas portuguesas e produtos portugueses.
Marcas portuguesas, como o nome indica, são marcas de carácter nacional, com origem e produção no nosso país (exemplos: Sumol, Compal, Mimosa, Critical Software)
Produtos portugueses, são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou mesmo internacionais, mas são produtos feitos com mão de obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso país.
E na hora de escolher, como é que devo agir? Que atitude? Bem, na hora de escolher, é bastante fácil tomar uma atitude correcta: procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560, seguidamente confirme na embalagem a origem do produto. Quase todos os produtos portugueses começam por 560 no código de barras. Posteriormente poderá ter em conta se a marca é nacional ou não e, claro, a qualidade e preço do produto. Atenção: existem algumas empresas portuguesas (produtos portugueses) que possuem códigos de barras proprietários, o que significa que são produtos portugueses que não têm o código 560, no entanto os códigos proprietários "costumam" ter um formato diferente (não têm 13 dígitos), existe também o caso dos produtos de peso e quantidade variável, por isso informe-se sempre antes comprar. Para uma total garantia de que seja um produto nacional verifique sempre na embalagem ou na informação do produto, o local de fabrico ou de origem. Seguem-se em exemplo, os modelos dos códigos de barras de formato EAN-UCC/GS1 (formato padrão/com 13 dígitos):

Os 20 conselhos de Harvard e Cambridge

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram, recentemente, um manualcom 20 conselhos saudáveis para melhorarem a qualidade de vida de formaprática e simples. São:
1- Beber um copo de sumo de laranja, diariamente.
Para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2 - Salpicar canela no café.
Mantém baixo o colesterol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue.
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral.
O qual tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes maisferro do que tem o pão branco.
4- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos no corpo. Mastigar libertasinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivotêm.
5- Adoptar a regra dos 80%.
Servir-se de menos 20% da comida evita transtornos gastrintestinais,prolonga a vida, e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- O futuro está na laranja.
Reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.
7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco, emfrutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas eminerais.
8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha.
O Licopene, um antioxidante do tomate, pode inibir e ainda reverter ocrescimento de tumores; e, ademais, é melhor absorvido pelo corpo quando otomate está em molhos para massas ou para pizza.
9- Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes, resfriados e germes. Assim, é recomendadolavá-las com água quente, pelo menos quatro vezes por semana (aproveite obanho no chuveiro); sobretudo durante e após períodos de doença, devem sermantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória.Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma,qualquer habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.
11 - Usar fio dental e não mastigar chicletes.Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas quemastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arterosclerose, poistem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque docoração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica,porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.
12- Rir.Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stresse, acordacélulas naturais de defesa e desperta os anticorpos.
13- Não descascar com antecipação.Os vegetais ou frutas, (sempre frescos), devem ser cortados e descascados nomomento em que vão ser consumidos.Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.
14- Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando.Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoasque não mantém um laço afetivo com as pessoas de quem gostam,particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta (alta pressão),alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- Desfrutar de uma xícara de chá.O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber sóuma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevidadepois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação.As pessoas que não têm animais domésticos, sofrem mais de stresse e vão maisao médico, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotesfazem-nos sentir optimistas, relaxado, e isso baixa a pressão do sangue. Oscães são os melhores, mas até com um peixinho dourado podemos obter um bomresultado.
17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.Uma porção de tomate por dia, baixa o risco de doença coronária em 30%,segundo os cientistas da Harvard Medical School.
18- Reorganizar o frigorífico.As verduras, em qualquer lugar de sua geladeira perdem substânciasnutritivas.A luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (que combatem ocancro) que todos os vegetais têm. Por isso, é melhor usar a área reservadaàs verduras, que é aquela gaveta em baixo.
19- Comer como um passarinho.A semente de girassol e as sementes de sésamo, nas saladas, e cereais sãonutrientes e antioxidantes.E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- E, por último, uma súmula de pequenas dicas para alongar a vida:
- Comer chocolate.Duas barras por semana dão mais um ano a vida. O amargo é fonte de ferro,magnésio e potássio.
- Pensar positivamente.As pessoas optimistas podem viver até mais 12 anos que os pessimistas, asquais, ademais, apanham gripes e resfriados mais facilmente.
- Ser sociável.As pessoas com fortes laços sociais, ou redes de amigos, têm vidas maissaudáveis que as pessoas solitárias, ou que só têm contato com a família.
- Conhecer-se a si mesmo.Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter', têm35% mais de probabilidade de viver mais tempo.


Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos.
É exatamente o que diz Séneca:
'Escolha a melhor forma de viver, e o costume a tornará agradável'!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009


MAIOR CACHO DO MUNDO --CABINDA - ANGOLA

Festival jazz

http://www.rendezvousinfo.org/

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Uma frase com 2064 anos ...


Como se vê, na essência...nada mudou!

Associação dos Amigos da Torre do Tombo

Frequentador assíduo da Torre do Tombo há mais de 30 anos, tenho acompanhado de perto a vida do Arquivo nas suas grandezas e misérias.
Foram sobretudo estas – as insuficiências de meios, materiais e humanos, para cumprir os seus objectivos, as faltas sistemáticas de dotações orçamentais adequadas, etc. – que me inspiraram a criação da Associação dos Amigos da Torre do Tombo.
Constituída formalmente em 2004, nestes cinco primeiros anos a AATT desenvolveu inúmeras iniciativas de apoio, directo ou indirecto, ao Arquivo: adquirimos e oferecemos um livro de assentos paroquiais do século XVII ao Arquivo Distrital de Setúbal, apoiámos a organização IV Seminário dos Arquivos de Tradição Ibérica que pela primeira vez se realizou em Portugal, oferecemos 1.000 lápis para desincentivar o uso de canetas nas salas de leitura dos arquivos, promovemos a edição de 12 trabalhos de investigação baseados em fundos da Torre do Tombo, disponibilizámos no site da AATT várias bases de dados de pesquisa, etc., etc. Assumi em Abril passado a Presidência da Direcção da Associação e, como primeira medida – porque dependia exclusivamente de mim - reformulei o site, que está agora mais rico em informação, nomeadamente com a inclusão de um Guia completo dos Fundos da Torre do Tombo, instrumento de trabalho cuja existência me parecia indispensável.
A divulgação do guia prossegue agora no sentido de apresentar, para cada fundo, uma descrição pormenorizada acompanhando-a, sempre que possível, de uma base de dados de pesquisa onomástica e/ou toponímica.
Nessa perspectiva, aliás, importa realçar o crescimento substancial do número de registos pesquisáveis nas bases de dados que ultrapassa já os 650 mil nomes nesta altura. Logo em Junho seguinte acordei com a Direcção-Geral de Arquivos – nova designação e novas funções recentemente atribuídas à Torre do Tombo - a participação da AATT no programa de disponibilização dos fundos da Torre do Tombo na internet ao abrigo do programa Digitarq.
Esta colaboração, já em curso, permitirá, a muito breve prazo, divulgar os livros paroquiais dos concelhos de Arruda dos Vinhos, Cadaval, Cascais e Mafra, a que se seguirão os restantes concelhos do distrito de Lisboa, uma vez que o trabalho de conversão para formato digital das freguesias urbanas foi acertado entre a Torre do Tombo e o Gabinete de Estudos Olissiponenses. Este nosso apoio estender-se-á, posteriormente, a outros distritos.
A par desta tarefa, pretendo, como principal prioridade, acelerar o processo que já tinha iniciado de disponibilizar, em bases de dados pesquisáveis na internet, os livros e cadernetas de índices – na sua maioria datados do século XVIII e XIX – que constituem actualmente os únicos instrumentos de pesquisa colocados à disposição dos investigadores na Sala de Referência da Torre do Tombo.
A execução destes dois projectos – disponibilização dos fundos, nomeadamente os paroquiais - on line e informatização da sala dos índices – requer meios – financeiros e humanos – de que a AATT não dispõe. Mas que são possíveis obter através de uma adesão massiva de sócios, sejam pessoas singulares (25 euros/ano) ou empresas (30 euros/ano).
É essa a intenção desta mensagem:
Convidá-lo a aderir à AATT. Para maior comodidade, a inscrição pode ser feita no site da AATT, onde estão disponíveis diversas modalidades de pagamento que tornem fácil este processo: cartão de crédito, transferência bancária ou cheque. Depois da criação em 2000 do Genea Portugal (agora Geneall, desde 2007), e da Biblioteca Genealógica de Lisboa (em 2005), a dinamização da AATT é, nos próximos tempos, a minha grande aposta.
Com a ajuda de todos, é possível em pouco tempo alterar substancialmente o actual estado de coisas e facultar ao número cada vez maior de interessados na investigação histórica os meios eficazes de prosseguir os seus trabalhos, que encontram nas novas tecnologias os instrumentos adequados.
O apoio ao Arquivo da Torre do Tombo não é, não deve ser, uma preocupação exclusiva dos investigadores que o utilizam.
Deverá antes constituir um desígnio nacional. Afinal, desde a carta de Pero Vaz de Caminho a relatar a descoberta do Brasil ao Tratado de Tordesilhas, passando pela Constituição de 1822 ou as Cartas dos Forais Manuelinos, a Torre do Tombo guarda e conserva no seu riquíssimo acervo a memória de 900 anos da História de Portugal e da Lusofonia.
Conto, para isto, com a sua ajuda.
Muito obrigado.
Melhores cumprimentos do Luis Amaral