sexta-feira, 6 de julho de 2012

FESTIVAL DE CURTAS NO YOUTUBE - VOTE


Filme português nomeado para Festival de Curtas no Youtube


Uma curta metragem portuguesa foi selecionada para o primeiro festival do género no Youtube. As votações para escolher os 10 melhores decorrem até 13 de julho e o realizador português até já tem proposta preparada para apresentar caso ganhe.


Uma curta metragem portuguesa está entre as 50 finalistas (de 15 mil vídeos enviados) do Your Film Festival, promovido pelo Youtube. A curta, de Bernardo Nascimento, já marcou presença e ganhou prémios em festivais internacionais, conta o próprio, e foi agora escolhida para ir a votação final.


O Your Film Festival é o primeiro evento do género no agregador de vídeos e conta com a participação do realizador Ridley Scott. De um leque de 15 mil trabalhos candidatos, foram escolhidos 50 vídeos para seguirem para as "meias-finais". Neste momento, e até 13 de julho, é possível votar nestes 50 trabalhos e eleger quais os 10 melhores. Os vencedores serão exibidos no Festival de Veneza, onde Ridley Scott vai escolher e anunciar o grande premiado. O derradeiro vencedor vai receber como prémio 500 mil dólares para fazer uma longa metragem, produzida por Ridley Scott e pelo atual "menino bonito" do cinema, Michael Fassbender.


"North Atlantic" é a única curta metragem portuguesa nestas "meias-finais" de acesso ao prémio desejado. Pode ver e votar diariamente na proposta portuguesa presente neste campeonato de curtas online no Youtube ou através do site www.curta portuguesa.com

Estar entre os 50 finalistas é um "privilégio", garante Bernardo Nascimento

A curta metragem selecionada surge como uma mistura de diversas histórias sobre a mesma temática. Na película, podemos assistir à conversa entre um controlador aéreo nos Açores e um piloto, enquanto os dois, apesar da distância e de comunicarem via rádio, formam um laço momentâneo, mas profundo. Este é o primeiro filme de Bernardo que, em conversa com o JN via Skype, explica que a história surgiu "de forma orgânica". A inspiração veio de uma notícia e germinou uns anos depois, com a visualização de uma animação onde se incluiam histórias de aviões. "Tenho familiares que foram controladores aéreos e acabei por descobrir uma série de histórias semelhantes. Juntei elementos de várias e acrescentei algumas coisas para construir o guião que acabou por ser o 'North Atlantic'", explica.


A oportunidade de participar neste festival online surgiu a convite do "programador de curtas do festival de Sundance, curador deste festival do Youtube", fala. "Ele entrou em contacto comigo, desafiando-me a apresentar o filme. Eu disse-lhe que achava que era má ideia. Achava que o meu filme perderia no ecrã pequeno, com má qualidade de som, pois é um filme com planos largos, pouco diálogo. Mas ele insistiu e hoje estou-lhe muito grato", garante.

Quanto ao facto de ter sido selecionado entre 15 mil possíveis candidatos, Bernardo garante que é "um privilégio". "Estava a chegar ao fim do meu percurso de festivais em sala e poder fazer o lançamento online através de uma plataforma com esta escala acaba por pesar no outro lado da balança", salienta. Como tal, garante estar "bastante satisfeito". "O filme tem tido um feedback fantástico e parece que também resulta online", diz.

Bernardo vive em Londres, onde teve a "primeira oportunidade de fazer um filme". "Foi o primeiro sítio onde tive um subsídio e o filme acabou por ser filmado aqui, com muito poucas verbas", diz. O filme acabaria por estrear no London Film Festival, de onde partiu para diversos festivais internacionais. Por cá, o filme estreou-se em Vila do Conde e percorreu alguns festivais portugueses. No entanto, é agora que a curta chega a mais pessoas em Portugal, esclarece o realizador. "Há muita gente em Portugal a ver o filme, talvez por ser uma curta portuguesa, por ser a única nesta fase", garante. "Estou a chegar a mais portugueses agora, mais do que nunca. Isso sabe muito bem", admite.


Quanto ao prémio final, o realizador português admite que trabalhar com Ridley Scott é uma proposta "aliciante", confessando que "Blade Runner" é uma referência. "Mas o que me entusiasma não é trabalhar com ele. É ter forma de fazer os meus próximos filmes", confessa. Mesmo assim, seria "um privilégio ter uma estrutura como a que Ridley Scott traria para a feitura de uma longa", diz.


Por isso, já se pensa, claro, em chegar a Veneza. "Não concorro a nada por acaso, se não não valeria a pena. Acho que é perfeitamente possível [ganhar]", fala. E, se o conseguir, já tem que apresentar a Ridley Scott. "Tenho uma longa [metragem] preparada, se lá chegar". "Estou a trabalhar num guião original de um argumentista escocês, que é a história de quatro adolescentes na última semana de férias de verão numa vila costeira escocesa. Gostei muito do guião original quando o li, porque refletia muito a minha adolescência em Lisboa e é muito universal", elabora.
(JORNAL DE NOTÍCIAS)

O AMOR DOS POLÍTICOS PORTUGUESES AO SEU POVO

NOUTROS TEMPOS MÁRIO SOARES



AGORA PASSOS COELHO

O PRIMEIRO-MINISTRO PASSOS COELHO E O POVO PORTUGUÊS


OS POBRES E A MERDA


O CORAL LUÍSA TODI E O FADO


Amigo(a)s


É já no próximo sábado, dia 7, no Auditório da Aunciada-Setúbal, que se realiza o nosso concerto "Fado em Coro".


Entretanto, podem ver no seguinte link uma reportagem passada no passado dia 29, na TVI, relativa a este concerto. Chamo a vossa atenção para o facto dos nomes das fadistas estarem trocados.

http://www.youtube.com/watch?v=altCjkPx7V0&feature=youtu.be


Beijinhos e abraços

Osvaldo Pcoito

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MARTE EM 27 DE AGOSTO DE 2012

REVISTA ITINERANTE Nº 7 - LANÇAMENTO



Convite Lançamento Revista Itinerante nº 7, dia 7 do 7, no Santuário do Cristo-Rei, Almada‏

Itinerantíssimi,


pois, como tudo indicava, muitos intuíram e alguns ousaram agendar, a sessão de lançamento da Itinerante dedicada a trilhos de Santuários será este sábadábadú ;_)))


como habitualmente, os participantes serão contemplados com o preço especial de lançamento!


está também previsto que os participantes sejam contemplados com um brinde powered by Vinho Verde do Convento de Avessadas (alguém faz ideia onde fica o Santuário do Menino Jesus de Praga?) e uma pequena degustação de doçaria afamada da Costa de Caparica, como o claudino e o garibaldi - quem se lembra?


e, quem sabe, talvez os participantes, além de contemplados, possam ter tempo para ... contemplar!!


é que não há palavras que substituam a oportunidade da vista de Lisboa, do estuário e da barra do Tejo!!!


forte abraço Itinerante


tz


Está já nas principais bancas do país a revista Itinerante Nº 7, com o tema Por Trilhos de Santuários de Portugal.

Venho convidá-los para a apresentação da revista, que se irá realizar no próximo dia 7 de Julho pelas 18h00. O evento será no Cristo Rei, local da capa desta edição.

Esperamos contar com a vossa presença para um final de tarde certamente muito agradável, a acompanhar a Itinerante em mais um importante marco da sua história.

Peço confirmação até próxima 5ª feira, dia 5, ao final do dia.

Com os melhores cumprimentos.

Nuno Gama Nunes


nuno.nunes@itinerante.pt Tlm: +351 935392812 www.itinerante.pt

ANDA PREOCUPADO COM A CRISE? O PRIMEIRO-MINISTRO RECOMENDA NOVO TRATAMENTO CONTRA O PESSIMISMO.

Com que pagam aos nossos enfermeiros, o nosso Serviço Nacional de Saúde vai acabar assim...

Tratamento para as dores de cabeça e maus espíritos (psiquiatria ancestral)


http://www.youtube.com/watch?v=bzOw0QAOSc4

GRANDE ARQUIVO HISTÓRICO DE PORTUGAL


Pequena maravilha para ver e rever. Vejam que vale a pena.
Grande Arquivo Histórico de Portugal.

http://restosdecoleccao.blogspot.pt/

Por baixo dos Dados Históricos (Cronologia com as Principais datas e eventos da nossa história), têm algo de valor único: Imensas imagens, com texto explicativo em ?Arquivo do Blog? e em ?Etiquetas? sobre um Portugal que praticamente desapareceu, mas que alguns de nós ainda
recordam parte, e mais ou menos conforme a idade.

HÁ ALGUNS INCOMPETENTES, MAS POUCOS INOCENTES


TEXTO DE MIGUEL SOUSA TAVARES-PUBLICADO NO EXPRESSO

Há alguns incompetentes, mas poucos inocentes

O que poderemos nós pensar quando, depois de tantos anos a exigir o fim das SCUT, descobrimos que, afinal, o fim das auto-estradas sem portagens ainda iria conseguir sair mais caro ao Estado?

Como caixa de ressonância daqueles que de quem é porta-voz (tendo há muito deixado de ter voz própria), o presidente da Comissão Europeia, o português Durão Barroso, veio alinhar-se com os conselhos da troika sobre Portugal: não há outro caminho que não o de seguir a “solução” da austeridade e acelerar as “reformas estruturais” — descer os custos salariais, liberalizar mais ainda os despedimentos e diminuir o alcance do subsídio de desemprego. Que o trio formado pelo careca, o etíope e o alemão ignorem que em Portugal se está a oferecer 650 euros de ordenado a um engenheiro electrotécnico falando três línguas estrangeiras ou 580 euros a um dentista em horário completo é mais ou menos compreensível para quem os portugueses são uma abstracção matemática. Mas que um português, colocado nos altos círculos europeus e instalado nos seus hábitos, também ache que um dos nossos problemas principais são os ordenados elevados, já não é admissível. Lembremo-nos disto quando ele por aí vier candidatar-se a Presidente da República.


Durão Barroso é uma espécie de cata-vento da impotência e incompetência dos dirigentes europeus. Todas as semanas ele cheira o vento e vira-se para o lado de onde ele sopra: se os srs. Monti, Draghi, Van Rompuy se mostram vagamente preocupados com o crescimento e o emprego, lá, no alto do edifício europeu, o cata-vento aponta a direcção; se, porém, na semana seguinte, os mesmos senhores mais a srª Merkel repetem que não há vida sem austeridade, recessão e desemprego, o cata-vento vira 180 graus e passa a indicar a direcção oposta. Quando um dia se fizer a triste história destes anos de suicídio europeu, haveremos de perguntar como é que a Europa foi governada e destruída por um clube fechado de irresponsáveis, sem uma direcção, uma ideia, um projecto lógico. Como é que se começou por brincar ao directório castigador para com a Grécia para acabar a fazer implodir tudo em volta. Como é que se conseguiu levar a Lei de Murphy até ao absoluto, fazendo com que tudo o que podia correr mal tivesse corrido mal: o contágio do subprime americano na banca europeia, que era afirmadamente inviável e que estoirou com a Islândia e a Irlanda e colocou a Inglaterra de joelhos; a falência final da Grécia, submetida a um castigo tão exemplar e tão inteligente que só lhe restou a alternativa de negociar com as máfias russas e as Three Gorges chinesas; como é que a tão longamente prevista explosão da bolha imobiliária espanhola acabou por rebentar na cara dos que juravam que a Espanha aguentaria isso e muito mais; como é que as agências de notação, os mercados e a Goldman Sachs puderam livremente atacar a dívida soberana de todos os Estados europeus, excepto a Alemanha, numa estratégia concertada de cerco ao euro, que finalmente tornou toda a Europa insolvente. Ou como é que um pequeno país, como Portugal, experimentou uma receita jamais vista — a de tentar salvar as finanças públicas através da ruína da economia — e que, oh, espanto, produziu o resultado mais provável: arruinou uma coisa e outra. E como é que, no final de tudo isto, as periferias implodiram e só o centro — isto é, a Alemanha e seus satélites — se viu coberto de mercadorias que os seus parceiros europeus não tinham como comprar e atulhado em triliões de euros depositados pelos pobres e desesperados e que lhes puderam servir para comprar tudo, desde as ilhas gregas à água que os portugueses bebiam.

Deixemos os grandes senhores da Europa entregues à sua irrecuperável estupidez e detenhamo-nos sobre o nosso pequeno e infeliz exemplo, que nos serve para perceber que nada aconteceu por acaso, mas sim porque umas vezes a incompetência foi demasiada e outras a inocência foi de menos.

O que podemos nós pensar quando o ex-ministro Teixeira dos Santos ainda consegue jurar que havia um risco sistémico de contágio se não se nacionalizasse aquele covil de bandidos do BPN? Será que todo o restante sistema bancário também assentava na fraude, na evasão fiscal, nos negócios inconfessáveis para amigos, nos bancos-fantasmas em Cabo Verde para esconder dinheiro e toda a restante série de traficâncias que de há muito — de há muito! — se sabia existirem no BPN? E como, com que fundamento, com que ciência, pode continuar a sustentar que a alternativa de encerrar, pura e simplesmente, aquele vão de escada “faria recuar a economia 4%”? Ou que era previsível que a conta da nacionalização para os contribuintes não fosse além dos 700 milhões de euros?


O que poderemos nós pensar quando descobrimos que à despesa declarada e à dívida ocultada pelo dr. Jardim ainda há a somar as facturas escondidas debaixo do tapete, emitidas pelos empreiteiros amigos da “autonomia” e a quem ele prometia conseguir pagar, assim que os ventos de Lisboa lhe soprassem mais favoravelmente?


O que poderemos nós pensar quando, depois de tantos anos a exigir o fim das SCUT, descobrimos que, afinal, o fim das auto-estradas sem portagens ainda iria conseguir sair mais caro ao Estado? Como poderíamos adivinhar que havia uns contratos secretos, escondidos do Tribunal de Contas, em que o Estado garantia aos concessionários das PPP que ganhariam sempre X sem portagens e X+Y com portagens? Mas como poderíamos adivinhá-lo se nos dizem sempre que o Estado tem de recorrer aos serviços de escritórios privados de advocacia (sempre os mesmos), porque, entre os milhares de juristas dos quadros públicos, não há uma meia dúzia que consiga redigir um contrato em que o Estado não seja sempre comido por parvo?


A troika quer reformas estruturais? Ora, imponha ao Governo que faça uma lei retroactiva — sim, retroactiva — que declare a nulidade e renegociação de todos os contratos celebrados pelo Estado com privados em que seja manifesto e reconhecido pelo Tribunal de Contas que só o Estado assumiu riscos, encaixou prejuízos sem correspondência com o negócio e fez figura de anjinho. A Constituição não deixa? Ok, estabeleça-se um imposto extraordinário de 99,9% sobre os lucros excessivos dos contratos de PPP ou outros celebrados com o Estado. Eu conheço vários.


Quer outra reforma, não sei se estrutural ou conjuntural, mas, pelo menos, moral? Obrigue os bancos a aplicarem todo o dinheiro que vão buscar ao BCE a 1% de juros no financiamento da economia e das empresas viáveis e não em autocapitalização, para taparem os buracos dos negócios de favor e de influência que andaram a financiar aos grupos amigos.


Mais uma? Escrevam uma lei que estabeleça que todas as empresas de construção civil, que estão paradas por falta de obras e a despedir às dezenas de milhares, se possam dedicar à recuperação e remodelação do património urbano, público ou privado, pagando 0% de IRC nessas obras. Bruxelas não deixa? Deixa a Holanda ter um IRC que atrai para lá a sede das nossas empresas do PSI-20, mas não nos deixa baixar parte dos impostos às nossas empresas, numa situação de emergência? OK, Bruxelas que mande então fechar as empresas e despedir os trabalhadores. Cumpra-se a lei!

Outra? Proíbam as privatizações feitas segundo o modelo em moda, que consiste em privatizar a parte das empresas que dá lucro e deixar as “imparidades” a cargo do Estado: quem quiser comprar leva tudo ou não leva nada. E, já agora, que a operação financeira seja obrigatoriamente conduzida pela Caixa Geral de Depósitos (não é para isso que temos um banco público, por enquanto?). O quê, a Caixa não tem vocação ou aptidão para isso? Não me digam! Então, os administradores são pagos como privados, fazem negócios com os grandes grupos privados, até compram acções dos bancos privados e não são capazes de fazer o que os privados fazem? E, quanto à engenharia jurídica, atenta a reiterada falta de vocação e de aptidão dos serviços contratados em outsourcing para defenderem os interesses do cliente Estado, a troika que nos mande uma equipa de juristas para ensinar como se faz.

Tenho muitas mais ideias, algumas tão ingénuas como estas, mas nenhumas tão prejudiciais como aquelas com que nos têm governado. A próxima vez que o careca, o etíope e o alemão cá vierem, estou disponível para tomar um cafezinho com eles no Ritz. Pago eu, porque não tenho dinheiro para os juros que eles cobram se lhes ficar a dever.

.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

ESTADOS UNIDOS - LISBOA


SABE QUE HÁ NOS ESTADOS UNIDOS UMA CIDADE COM O NOME DE LISBOA?

Lisbon (Dacota do Norte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lisbon

Localidade dos Estados Unidos

Dados gerais

Fundado em 1880

Condado de Ransom

Características geográficas

Área 5,8 km²

População (2006) 2 197 hab. (379 hab./km²)

Sítio web www.lisbonnd.com

--------------------------------------------------------------------------------
Portal Estados Unidos

Lisbon é uma cidade localizada no estado norte-americano de Dacota do Norte, no Condado de Ransom. A cidade foi fundada em 1880. Foi nomeada em homenagem a Lisboa, capital e a maior cidade de Portugal.

ANGOLA - O MILIONÁRIO GENERAL KUNDY PAIHAMA





A Mansão de US $10 Milhões de Kundy Paihama


Janeiro de 2003, o general Kundy Paihama, então ministro da Defesa, manifestou-se profundamente ofendido com a inclusão do seu nome numa lista de angolanos, publicada pelo Semanário Angolense que, àquela altura, seriam detentores de pelo menos US $50 milhões.
Para “lavar” a honra supostamente conspurcada, o general Kundy Paihama intentou, na altura, uma acção judicial contra o semanário, a quem exigia uma indemnização de US $1 milhão por “danos morais e materiais”.
Mas, de 2003 à presente data muita coisa mudou. E radicalmente. De lá para cá o general Kundy Paihama não apenas assumiu a sua condição de multimilionário como deixou de se importar com quem o julgue como tal. E, nalguns casos, permite mesmo que os seus subordinados lhe gabem publicamente os fabulosos recursos financeiros que possui. Por exemplo, recentemente, o seu advogado, Rui Machado, concedeu uma entrevista à revista portuguesa Lux, em que revelava como o general teria perdido mais de US $100 milhões nos últimos anos. Segundo o advogado, o sócio português António Ferreira supostamente deu o golpe ao general, desviando os fundos da empresa de jogos de azar, Casino de Angola, detidas maioritariamente por Kundy Paihama.
A mais recente empreitada privada do general, que ocupa o cargo de ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra, tem a ver com a construção da sua mais recente casa, na cidade do Lubango, Huíla. A residência está avaliada em US $10 milhões e foi inaugurada a 9 de Dezembro de 2011, com pompa e circunstância e corte de fita, pelo secretário-geral do MPLA, general Dino Matross, por ocasião dos festejos do 56º aniversário do partido no poder.
Situada no centro da cidade do Lubango, a nova habitação do general foi erguida em terreno que pertencia à direcção regional do Banco Nacional de Angola (BNA), cujas instalações se encontram defronte à referida residência. Fontes locais revelaram a existência de várias petições da direcção regional dirigidas à sede do BNA, em Luanda, visando impedir a ocupação arbitrária do seu terreno. Porém, segundo funcionários locais, a administração do BNA nunca respondeu às diligências dos seus representantes na Huíla.
A residência, que demorou 36 meses a ser construída, tem 10 suítes e um total de 36 divisões, distribuídas em dois pisos e cave. O luxo do seu interior é patente no custo da cozinha, importada de Espanha, que custou US $300 mil. Foram precisos cerca de 20 contentores, importados também da África do Sul e de Portugal, para rechear a propriedade.
A empresa de construção Omatapalo, na qual o general detém 25 porcento das acções, encarregou-se das obras.
Investido de impunidade e uma arrogância lendária, o general exigiu que tinha de ser vizinho do palácio do governo provincial. Assim o fez, ocupando o terreno do banco.
Também os poderes do general foram usados para a construção do Hotel Serra da Chela, no Lubango, propriedade sua, para albergar as equipas que partiparam no Campeonato Africano das Nações, realizado em Angola em 2010. Na calada da noite, os moradores locais sofriam intimidações regulares. Um antigo residente, Francisco Nogueira, concedeu, na altura, uma entrevista à Rádio 2000 em que denunciava o envolvimento da Polícia Militar e agentes da Polícia Nacional nos actos de intimidação contra os moradores. Estes exigiam o abandono imediato das suas residências de modo a expandir a área de construção do hotel. A direcção da rádio foi obrigada a interromper a emissão da entrevista. À frente do projecto estiveram os sobrinhos de Kundy Paihama, os irmãos Silvestre e Rui Tulumba Kaposse, que localmente gerem as suas empresas e propriedades.
Enquanto os veteranos de guerra e antigos combatentes se manifestam em Luanda por falta de pagamentos das suas pensões, o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, mantém a sua rotina de passar fins de semana prolongados entre a sua residênca no Lubango e a sua fazenda no Quipungo, ambas na província da Huíla.
A mansão no Lubango tornou-se no lugar de peregrinação para a elite local e proveniente de Luanda, incluindo entidades eclesiásticas. É também nesta residência que, ultimamente, reuniões secretas têm tido lugar, concernentes ao envolvimento do general e figuras do seu círculo mais próximo nos assuntos de governação e oportunidades de negócios nas províncias da Huíla e Cunene.
Para além dos inúmeros negócios que já detém em Huíla, Kundy Payahama propõe-se agora lançar mais um: o Lubango Center, que tem investidos mais de US $12 milhões e situa-se ao lado da Missão Católica do Lubango.

terça-feira, 3 de julho de 2012

VISEU, A MELHOR CIDADE PARA VIVER EM PORTUGAL


MALI - TOMBUCTU E A AL-QAEDA





O que se está a passar em Tombuctu “é uma loucura”

Por Cláudia Carvalho

Tombuctu deve a sua fundação aos tuaregues (Reuters)


A situação em Tombuctu é grave e não tem, para já, uma solução à vista. Quem o diz é o maliano Lassana Cissé, do comité científico do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios) e responsável pelo património mundial no Mali, que teme pela destruição total do património, depois de esta segunda-feira a mesquita Sidi Yahia ter sido atacada pelos combatentes islamistas.

“A situação é muito grave porque os islamistas já destruíram seis mausoléus dos 16 que estão inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO”, disse ao PÚBLICO, por email, Lassana Cissé, que está no Mali a acompanhar de perto a situação, lamentando a actual falta de resposta.

A cidade de Tombuctu, que é considerada a jóia africana, foi tomada pelo Ansar Dine, um grupo com ligações à Al-Qaeda e que quer impor no Mali a sharia (lei islâmica), que não aceita que a população local, sufista, venere mausoléus de santos. O grupo islamista prometeu destruir todos os mausoléus e locais de culto e segundo Cissé a ameaça é para levar a sério.

Já em Abril, o responsável pelo património tinha alertado para a situação. “Num momento de guerra, a destruição do património edificado e do enorme tesouro que são os manuscritos é muito possível”, disse então Lassana Cissé ao PÚBLICO e voltou esta segunda-feira a reafirmar, explicando que o que está a acontecer em Tombuctu, cidade Património Mundial desde 1988, “é uma loucura”.

“Eles [combatentes islamistas] arrombaram a porta de entrada de uma das mesquitas classificadas (a de Sidi Yahia) e prometem destruir todos os lugares considerados sagrados, incluindo os cemitérios e os locais com símbolos artísticos”, contou Lassana Cissé, explicando que os islamistas “querem destruir todo o património significativo ligado a um Santo ou uma tradição ancestral (crença em fenómenos sobrenaturais e lendas)”. “A única razão é o extremismo religioso, o fanatismo e o obscurantismo cultural.”

Lassana Cissé lamenta ainda a falta de apoio à população, “abandonada a si mesma”, que nada pode fazer a não ser “assistir impotente à destruição do património que é legado dos seus antepassados desde o século X”.

Situada às portas do deserto do Sara, Tombuctu fica a mil quilómetros da capital, e tem 30 mil habitantes. É património da humanidade desde 1988 e deve a sua fundação aos tuaregues. Graças à prosperidade que atingiu, sobretudo nos séculos XV e XVI devido ao comércio das grandes caravanas, transformou-se no centro cultural e espiritual de África, pólo a partir do qual o islão se alargou a grande parte do continente.

O SEU LIVRO DE FÉRIAS


Sinopse


De Lisboa a Luanda, seguindo por Paris e por bases aéreas bem guardadas na Rússia e na África do Sul, é uma longa viagem sacudida por geografias contrastantes e pelos solavancos da descolonização e do fim da Guerra Fria. Tambwe – A Unha do Leão faz-se disso e de muito mais. É também o percurso interior de Eugénio, à procura da sua infância e da sua razão de ser numa Angola atormentada pela guerra.



Com uma escrita torrencial e opulenta, o autor descola volta e meia da realidade palpável, circunscrita pelo tempo e pelo espaço, e parte para um universo onírico e simbólico, verdadeiro paraíso perdido, porventura para sempre.



Romance de vida e de morte, só uma partitura de Brahms parece restar como energia redentora quando, na noite tropical, se abrem as portas da prisão de Luanda.
(Pedro Vieira)


EXCERTO



«O rio subterrâneo parou, talvez apenas se tivesse silenciado. A luz que atravessava a abóbada de quartzo desapareceu, talvez não passasse de uma nuvem carregada de chuva a obscurecer o sol. Nada bulia, nada perturbava aquela secreta intimidade, a não ser uma impressionante sensação de poder. Sosseguei, sem medo do tribunal e dos seus juízes. Solene, o chefe Vapor falou em umbundo, apoiando-se no bordão nodoso, polido pelo uso, com as mãos descarnadas pela velhice. Os olhos pequeninos, onde espreitava a cegueira, faiscavam apesar disso. Parecia irritado, pois desferia, no chão, golpes furiosos com a vara de girassonde enquanto a boca desdentada soprava frases que lhe agitavam os pelos da somítica barba. Com a mesma pompa, o meu avô traduziu, o bigode ao sabor de ligeiro tremor do lábio sensual.

— Hossi, vem aí uma guerra terrível!» - (p. 152)

ENCOMENDE DIRECTAMENTE, SEM PORTES, EM www.Gradiva Tambwe-a unha do leão

SARDINHA SEM CABEÇA


A INVENÇÃO DA MINISTRA ASSUNÇÃO CRISTAS PARA MATAR A FOME AOS PORTUGUESES

PORTUGAL MARAVILHOSO - A CIDADE DO PORTO

MATTHEW BROWN - VISUAL STORYLLING SOBRE PORTUGAL



Video sobre Portugal feito por norte-americano conquista portugueses

Já conquistou o You Tube e o Facebook, e é um dos mais belos videos sobre Portugal

O autor é norte-americano, chama-se Matthew Brown, e faz aquilo a que ele chama 'visual storytelling' (narrativas visuais): em vez dos video turisticos habituais, reúne imagens dos países por onde passa - que é, de facto, a forma como a nossa memória funciona, por imagens.

Graças ao seu estilo inovador, já conseguiu milhares de seguidores na internet.

O seu trabalho mais recente e mais aplaudido é um pequeno vídeo de apenas 4 minutos sobre Portugal. Vejam que vale a pena: hoje e sempre que vos apetecer sentir o que é ser português.

https://www.facebook.com/activapt


Ler mais: http://activa.sapo.pt/vida/sociedade/2012/06/27/video-sobre-portugal-feito-por-norte-americano-conquista-portugueses#ixzz1zaKuPiZq

CARTOONS DE HENRIQUE MONTEIRO





ESTA DEMOCRACIA ABRILESCA ESTÁ CHEIA DE CHICO-ESPERTOS


E POR ISSO O PAÍS ESTÁ COMO ESTÁ.
MIGUEL RELVAS ALUNO DAS NOVAS OPORTUNIDADES DE SÓCRATES. LICENCIOU-SE NUM ANO (2006-2007)

SÃO ESTES OS HOMENS QUE TÊM SOLUÇÕES PARA PORTUGAL?

PODEREMOS CONFIAR NOS SEUS CONHECIMENTOS?

PARECE-ME QUE NÃO!

APESAR DE TODOS OS SACRIFÍCIOS IMPOSTOS AOS PORTUGUESES POR ESTES DOUTORES, A VERDADE É QUE A EVOLUÇÃO DA ECONOMIA PORTUGUESA REVELA UM FALHANÇO TOTAL.


Miguel Relvas é um exemplo de um aluno que apenas concluiu a licenciatura após ter entrado no mercado de trabalho.

“Tirei o curso de Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa, depois de ter frequentado, na década de 80, os cursos de Direito e de História”, começou por explicar ao i o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

A entrada na Lusófona, contudo, só ocorreu em 2006 – quase dois anos depois de ter sido secretário de Estado da Administração Local no Governo de Durão Barroso.

“Fui admitido, por despacho do director do curso de Ciência Política e Relações Internacionais em Outubro de 2006. Foi-me conferido o diploma de licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais em Dezembro de 2007, nos termos do Processo de Bolonha, através de seis semestres”, afirma.

Feliciano Barreiras Duarte, actualmente seu secretário de estado adjunto, era professor no mesmo curso.

Miguel Relvas fez questão de explicar ao i que o processo de conclusão da sua licenciatura foi “encurtado por equivalências reconhecidas e homologadas pelo Conselho Científico da referida universidade em virtude da análise curricular a que precedeu previamente”.

O braço-direito de Passos Coelho, cujo percurso académico tem sido escrutinado nas redes sociais, refere ainda que “fiz os exames que me foram exigidos. Foi uma experiência interessante, sentar-me nesses exames ao lado de outros alunos pertencentes a uma geração posterior à minha”. Desse tempo, acrescenta, mantém o contacto com algumas das pessoas com quem se cruzou. “Ainda recentemente, um dos meus professores teve a gentileza de me oferecer um exemplar de um livro que escreveu”, concluiu.

A conclusão da licenciatura foi algo que Relvas fez questão, “por exigência pessoal e por corresponder a um imperativo de contínua valorização curricular. E também, naturalmente, por gostar de matérias académicas relacionadas com a política”, explicou.

“Tendo iniciado a minha actividade política e profissional ainda muito jovem, numa altura em que a política mobilizava milhares de cidadãos na primeira década após o restabelecimento da democracia em Portugal, essa intensa participação cívica em que me empenhei tornou-se, à época, incompatível com as obrigações académicas, tal como sucedeu com muitos outros jovens dos mais diversos quadrantes partidários”, lembrou o ministro. R.P.B.
(JORNAL i - 3-7-2012)



DO BLOGUE O INSURGENTE


Novos detalhes sobre a licenciatura de Miguel Relvas: não deve matar, mas vai moer


Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas foram, de facto, bem claros em condenar a exploração do tema da licenciatura de Sócrates, mas nem por isso o caso da licenciatura de Relvas deixará de desagastar a credibilidade do Governo: Miguel Relvas fez licenciatura num ano por causa do “currículo profissional”


O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas fez em apenas um ano uma licenciatura que tem um plano de estudos de 36 cadeiras, distribuídas por três anos. Relvas requereu a admissão à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) em Setembro de 2006. E concluiu a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais em Outubro de 2007.

(…)

A única cadeira que o actual ministro tinha concluído antes de 2006 era uma de Direito, feita em 1985. Apesar de ter estado inscrito em mais dois cursos – História e Relações Internacionais. Quando pediu para ser admitido na Lusófona já tinha sido eleito deputado em várias legislaturas e ocupado o cargo de Secretário de Estado da Administração Local do XV Governo Constitucional.

Segundo informação prestada anteriormente ao PÚBLICO por António Valle, Relvas inscreveu-se pela primeira vez no ensino superior em 1984, no curso de Direito da Universidade Livre (instituição que daria origem à Universidade Lusíada), uma instituição privada.

Em 1985 concluiu, após frequência escrita e prova oral, a disciplina de Ciência Política e Direito Constitucional, com 10 valores. Em Setembro desse ano pediu transferência para o curso de História. Matriculou-se em sete disciplinas mas não fez nenhuma.

Em 1995/96 pediu reingresso na Lusíada para o curso de Relações Internacionais. Não frequentou nenhuma cadeira.


Comentários (4)

4 Comentários »


1.
De “As Leis Básicas da Estupidez Humana (Cipiolla; Un. Berkeley)”
Existem 4 tipos de pessoas:

1. O Infeliz (ou desesperado): alguém cujas acções geram prejuízo próprio, mas que também criam vantagens para outros
2. O Inteligente: alguém cujas acções geram vantagens, igualmente para si e para os outros.
3. O Bandido: alguém cujas acções geram vantagens para si, ao mesmo tempo que causam danos a outros.
4. O Estúpido: alguém que provoca dano a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir vantagem para si, ou mesmo com prejuízo próprio. O estúpido não sabe que o é razão porque é muito perigoso

Cipolla chama ainda a atenção para o seguinte:

- uma sociedade forte em ascensão tem uma percentagem maior de gente inteligente
- uma sociedade que declina tem uma alarmante percentagem de bandidos, um forte quociente de estupidez entre as pessoas em posição de poder e uma alarmante percentagem de Infelizes entre aqueles que não estão no poder.

Quanto ao Relvas, de estúpido nada tem, como bem sabemos. É um “chico-esperto” que cumpre à risca a definição do Bandido.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

HUMOR EM TEMPO DE CRISE


"Antigamente os cartazes nas ruas, com rosto de criminosos, ofereciam
recompensas; hoje em dia, pedem votos".****

MÁQUINA DE ESCREVER

Este funcionário público ao passar para o quadro excedentário (disponíveis - despedidos) arranjou maneira de ganhar a vida.


Levou a sua máquina de escrever, que tinha guardada dentro do seu armário como recordação e foi para uma orquestra sinfonica. Sim! é verdade e está a ter muito sucesso.


VEJAM E OIÇAM!


URUGUAI - JOSÉ MUGICA, UM EXEMPLO PARA O GOVERNO PORTUGUÊS


JOSÉ MUGICA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO URUGUAI (UM EXEMPLO!)
--------------------------------------------------------------------------------
40.º presidente constitucional de Uruguay-Actualmente en el cargo-Desde el 1 de marzo de 2010

Datos personales

Nacimiento, 20 de mayo de 1935 (77 años), Montevideo, Uruguay

Partido: Frente Amplio

José Alberto Mujica Cordano, conocido popularmente como Pepe Mujica (n. Montevideo, Uruguay; 20 de mayo de 1935),1 es un político uruguayo, actual presidente de la República Oriental del Uruguay.

Con un pasado guerrillero, fue elegido diputado y senador para posteriormente ocupar el cargo de ministro de Ganadería, Agricultura y Pesca entre 2005 y 2008. Fue el líder del Movimiento de Participación Popular, sector mayoritario del partido de izquierda Frente Amplio hasta su renuncia el 24 de mayo de 2009.

Desde el 2005 está casado con la senadora y dirigente histórica del Movimiento de Participación Popular, Lucía Topolansky, tras una prolongada convivencia.
..........................................................

Presidente do Uruguai doa 90% do salário

Presidente mais pobre do mundo ainda anda de fusca e doa 90% do salário.

Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu.
A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.

Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.

“Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente.
Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder. Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa.

Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos. Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, de Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincon del Cerro.

Mujica também oferece residência oficial para abrigar moradores de rua O presidente do Uruguai, José Mujica, ofereceu nesta quinta-feira (31) sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo.

Ele pediu que fosse feito um relatório listando os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, após os resultados, avaliará se há a necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com a revista semanal Búsqueda, Mujica disponibilizou ainda o palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo. No último dia 24 de maio, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial por sugestão de Mujica ao Ministério de Desenvolvimento Social. Logo após o convite, contudo, encontraram outro local para se alojar. O presidente não mora em sua residência oficial, pois escolheu viver em seu sítio, localizado em uma área de classe média nas redondezas de Montevidéu.

Nem mesmo seu antecessor, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), ocupou o palácio durante seu mandato. Ambos representam os dois primeiros governos marcadamente progressistas da história do Uruguai. No inverno do ano passado, pelo menos cinco moradores de rua morreram por hipotermia. O fato causou uma crise no governo e acarretou na destituição da ministra de Desenvolvimento Social, Ana Vignoli.

Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turístico do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões dólares e abrirá espaço para escritórios e um espaço cultural.

A venda dessa residência estava nos planos de Mujica desde que assumiu a Presidência em março de 2010. Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos de Moradias. Também é planejado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos.

UM EXEMPLO PARA OS GOVERNOS DE LADRÕES QUE TEMOS TIDO EM PORTUGAL.

ENQUANTO PEDRO PASSOS COELHO NOS ROUBA OS SUBSÍDIOS DE NATAL E DE FÉRIAS, A QUE TEMOS DIREITO, OS SEUS HOMENS DE MÃO CONTINUAM, NO ENTANTO, A RECEBÊ-LOS.

PORQUÊ, EM QUE É QUE OS POLÍTICOS SÃO DIFERENTES DOS RESTANTES PORTUGUESES?

KUTSEMBA - "MÃOS DADAS"


Mais uma vez venho trazer-lhe notícias da Kutsemba.
Desta feita trata-se de um projeto que gostaria que conhecesse, divulgasse ou, melhor ainda, em que gostaria que participasse. Falo do projeto Mãos Dadas, sobre o qual envio algumas linhas de informação.
Grata, de novo, pelo interesse que tem demonstrado.
Cumprimentos solidários.
Sara Loureiro
"Mãos Dadas"
A Kutsemba tem vindo, desde a sua constituição, a procurar caminhos para a promoção da solidariedade, da equidade, da partilha e da colaboração entre indivíduos.
Como forma de apoiar e promover a cooperação intergeracional, rejeitando qualquer tipo de discriminação com base em preconceitos associados à idade, a Kutsemba está a promover, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o projeto Mãos Dadas.
Diferentes gerações são desafiadas a formar equipas e a partilhar os seus saberes, competências e interesses, fazendo voar a imaginação e fortalecendo o companheirismo.
PARTICIPA!

O PASSADO MANHOSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA






Após uma investigação aos arquivos da ex-PIDE depositados na Torre do Tombo em Lisboa, tenho o prazer e a honra de lhe enviar em anexo, o original do Formulário Pessoal Pormenorizado do senhor Cavaco Silva, no qual, em 1967, o mesmo declarou a sua intenção em integrar a ex-PIDE da ditadura salazarista.


Este senhor, por ironia do destino, é o actual Presidente da República de um país que se diz democrático.


O que mais se pode dizer deste país, à deriva, chamado Portugal?

A QUE TÍTULO, É QUE UM CIDADÃO SE INSCREVERIA NA PIDE??
SIM, ISTO É UMA "FICHA DE INSCRIÇÃO", E ESTÁ ASSINADA POR ELE.

REVELAÇÕES(?) DO EX-ESPIÃO JORGE SILVA CARVALHO

HESITEI NA PUBLICAÇÃO DESTE TEXTO, ATÉ POR DUVIDAR, MUITAS VEZES, DAQUILO QUE CIRCULA NA INTERNETE. POR OUTRO LADO, SÓ O TOTAL DESREGRAMENTO DAS "ELITES" QUE TÊM GOVERNADO ESTE PAÍS PODE EXPLICAR O DESCALABRO A QUE CHEGAMOS:


domingo, 1 de julho de 2012

O GRANDE CONLUIO - O PROBLEMA ESTÁ NO PARLAMENTO

JÁ AQUI COLOCÁMOS ESTA ENTREVISTA MAS CONVÉM RECORDÁ-LA:

PARA QUANDO A PRISÃO DOS RESPONSÁVEIS

A INJECÇÃO NA BANCA

MEMÓRIAS AFRICANAS - LUANDA, O LICEU SALVADOR CORREIA E BERNARDINO GONÇALVES


Caro amigo

Já está ao seu dispor mais uma entrevista das Memórias Africanas.

Bernardino Gonçalves
Um homem que partiu das Beiras para Angola. Seguiu o pai pelo país. Trabalhou na Fazenda.Fez-se médico mas nunca esqueceu os seus tempos de liceu. Ele fez parte da geração de 50 no Salvador Correia, em Luanda. Passadas quase seis décadas resolveu passar a escrito todas as suas memórias desse tempo a que chamou "Crónicas de Trásantonte". Uma conversa ao sabor do tempo.


www.recordarangola.com

--
Paulo Salvador
Jornalista TVI
site : www.recordarangola.com

PORTUGAL MARAVILHOSO - SETÚBAL