quinta-feira, 10 de novembro de 2011

OURIVES COM TOMATES

Se houvesse mais com "tomates" como este ourives...os níveis de criminalidade seriam bem menores.


Ourives corre ladrões a tiro

Por: Magali Pinto / João Tavares / Henrique Machado

Assaltado duas vezes num ano, o dono da ourivesaria Lopes Pais, no Carregado, Alenquer, passou a andar de revólver no bolso. Ontem de manhã, pelas 10h40, ao sair da casa de banho no centro comercial O Celeiro, onde fica o seu estabelecimento, o ourives, com cerca de 50 anos, viu dois homens armados a forçarem a entrada na ourivesaria. Sacou da arma e atirou cinco vezes. Acertou nos dois.

Foram atingidos, um num ombro e o outro num braço e na virilha. O primeiro, Gilson, ficou estendido e foi capturado pela GNR no local, com a ajuda de populares. O outro, Tiago Silva, entrou no BMW roubado onde aguardavam outros dois assaltantes.

Seguiu-se uma perseguição da PSP até Frielas, Loures, onde o ferido foi deixado numa casa, em que estavam uma mulher e duas filhas menores desta. Barricou-se até às 14h30, altura em que se rendeu ao Grupo de Operações Especiais. A mulher também foi presa, na posse de armas. Os outros dois assaltantes seguiram para a zona da Lezíria, perto de Frielas, onde abandonaram o BMW incendiado. Acabaram presos pela Secção de Roubos da Judiciária de Lisboa.

Mal Tiago Silva foi deixado na rua do Olival, o GOE cercou o local. Foi ordenado aos moradores que fechassem as janelas e não saíssem de casa - para não confundirem os atiradores especiais, entre uma centena de elementos da PSP, PJ e GNR.

Com os snipers nos telhados, os negociadores da PSP entraram em diálogo com a mulher, que entregou primeiro as filhas, de 1 e 4 anos. E só às 14h30 saiu de casa, com o ladrão ferido. Este foi levado, sob detenção, ao Hospital de Santa Maria.

CRIANÇAS LIVRES EM NEGOCIAÇÃO

Após negociações da PSP com a mulher que estava dentro de casa, esta libertou as suas duas filhas, de 1 e 4 anos - com o assaltante Mauro -, que acabaram por ser levadas do local, acompanhadas por psicólogas do INEM. As crianças foram entregues à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

MULHER TINHA CANETA-PISTOLA

Na casa onde Tiago Silva se barricou, a polícia apreendeu várias armas e objectos, nomeadamente uma caçadeira, um taco de basebol e matrículas falsas. A mulher que estava na casa também foi detida, pois estava na posse de uma arma de fogo alterada e dissimulada em forma de caneta.

"APAGUEI LOGO A LUZ E FUI ESCONDER-ME"

O terror no Centro Comercial O Celeiro, no Carregado, começou às 10h40 de ontem. "Vi o homem [ourives] a correr com a mão no bolso. Nunca pensei que ele ia tirar dali uma arma. Sabia que ele tinha licença de porte de arma por causa dos assaltos anteriores, mas nunca pensei que ia disparar daquela maneira. A verdade é que eles saíram daqui e não levaram uma única peça", diz ao CM uma comerciante do centro comercial, que pede anonimato. "Os tiros pareciam bombas. Eu com o medo apaguei as luzes do meu estabelecimento e escondi-me debaixo do balcão", disse outra lojista.

Ontem à tarde, no estabelecimento estava apenas a filha do ourives, que não quis prestar declarações ao nosso jornal. O pai, que terá agido em legítima defesa, esteve durante toda a tarde a prestar declarações nas instalações da Judiciária de Lisboa.

De resto, na ourivesaria Lopes Pais ficou um rasto de destruição - uma das montras foi atingida com dois tiros. O sangue do assaltante capturado no local também ficou no chão. Os investigadores da PJ estiveram na ourivesaria a recolher provas.

ASSALTANTES NO HOSPITAL

Mais de uma centena de elementos do GOE da PSP e GNR fecharam a rua do Olival, onde compareceu também o INEM. Tiago Silva acabou por se render, tendo sido levado de ambulância para o Hospital de Santa Maria, onde entrou com dois tiros num braço e um na virilha. O ladrão detido ainda no Carregado deu entrada no Hospital de Vila Franca de Xira.

É PRECISO TER LATA !

É preciso ter (muita...) lata!

Pedro Arroja


Para compreender os dislates económicos que alguns altos responsáveis da governação do país, em particular o Presidente da República, têm proferido ao longo dos últimos meses, é necessário recuperar o fio da história que nos conduziu até aqui.

Portugal aderiu à UE em 1986, era então primeiro-ministro o actual Presidente da República, e assim continuaria nos dez anos seguintes, quando todas as principais instituições que caracterizam hoje a UE foram definidas, como o Mercado Único Europeu e a Moeda Única (Euro).

O diagnóstico que então foi feito de Portugal pelos responsáveis europeus e pelos dirigentes políticos nacionais foi o seguinte. Portugal tinha então uma elevada percentagem do PIB e da população activa na agricultura e nas pescas. E isso era considerado próprio de uma país "atrasado". A indústria portuguesa era, então, constituída predominantemente por indústrias tradicionais, como os têxteis, o vestuário, o calçado, a metalomecânica, etc. E isso era também considerado "atrasado". Portugal tinha também uma produtividade do trabalho inferior à média da União Europeia, e esse era mais um sinal de um país "atrasado". E o escudo, que era uma moeda forte até 1974, tinha desvalorizado fortemente até 1986, devido aos desmandos da governação democrática (que entretanto recorrera por duas vezes à ajuda do FMI). E este era também um sintoma de que o país estava "atrasado".
A UE deu-nos então dinheiro para reduzir o peso da agricultura e das pescas na economia, pagando aos agricultores e aos pescadores para ficarem em casa, ao mesmo tempo que os excedentes agrícolas dos países do Norte da Europa invadiam o mercado nacional. Quanto às indústrias tradicionais, como os têxteis, o vestuário e o calçado, dava-se cabo delas abrindo-as à concorrência no espaço do Mercado Único Europeu, e mais ainda, à globalização, permitindo que os chineses as substituíssem.

Ao mesmo tempo, a UE dava-nos dinheiro para aumentar a produtividade, financiando a construção de estradas, portos, pontes, aeroportos e também a educação e a formação profissional. Esperava-se que a população activa agora liberta da agricultura, das pescas, dos têxteis, do vestuário e do calçado, se reconvertesse para sectores mais modernos, talvez a biotecnologia ou a engenharia espacial. Assim modernizados, nós poderíamos aguentar uma moeda forte - o Euro.

Tudo isto foi feito com a assinatura e o entusiasmo do Professor Cavaco Silva à frente do Governo. Tudo estava a correr bem. Agora é que iríamos deixar de ser um país "atrasado", liderados pela sua visão iluminada. Ele próprio dizia na altura que éramos "o bom aluno da Europa", esta sim, uma manifestação de atraso e subserviência que não lembraria ao diabo. E quem é que não gostava de uma moeda forte, como o Euro que vinha aí, quem era? Só podia ser uma atrasado ou um louco.

No ínicio da década de 90, o Governo do Professor Cavaco Silva, tendo como Ministro da Indústria o Engenheiro Mira Amaral, pagou ao famoso Michael Porter uns bons milhares de dólares para ele dizer quais seriam aqueles sectores - a biotecnologia? a engenharia do espaço? as células estaminais? - em que Portugal estava destinado a especializar-se, substituindo a agricultura, as pescas, os têxteis o vestuário e o calçado.

Quando o resultado do estudo foi conhecido, a decepção não podia ser maior. Segundo Porter, Portugal tinha vantagens comparativas era nos têxteis, no vestuário, no calçado, no turismo, nos vinhos e outros produtos agrícolas, nas pescas, no mobiliário, e nos moldes da Marinha Grande - numa palavra, nos seus sectores tradicionais.

Apesar da desilusão, era necessário seguir em frente. E assim fizeram todos os governos portugueses que se seguiram aos do Professor Cavaco Silva, sempre oleados pelos subsídios da UE que permitiam ganhar votos. Até nos conduzirem à situação em que nos encontramos.

E é agora o próprio Professor Cavaco Silva que diz que temos de voltar à agricultura e que precisamos de uma moeda fraca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...

É preciso ter lata...

Pedro Arroja

CONVITE - ANGOLA - POTÊNCIA REGIONAL EM EMERGÊNCIA

Convite de lançamento de «ANGOLA - POTÊNCIA REGIONAL EM EMERGÊNCIA», da autoria de Eugénio da Costa Almeida
CONVITE
No âmbito das comemorações do 36º Aniversário da Independência da República de Angola, a Direcção da Casa de Angola em parceria com as Edições Colibri e o Centro de Estudos Africanos (ISCTE-IUL) convida V.Exa. a participar na sessão de apresentação do livro "ANGOLA - POTÊNCIA REGIONAL EM EMERGÊNCIA" da autoria de Eugénio da Costa de Almeida que se realiza no próximo dia 15 pelas 18h no auditório B2.04 no ISCTE-IUL na Av. das Forças Armadas em Lisboa.
A apresentação será feita pelo Professor Mário Pinto de Andrade (Reitor da Universidade Lusíada da República de Angola)

Contamos com a sua presença!
Travessa da Fabrica das Sedas, nº7
1250-107 - Lisboa
Telef. 21 386 3496

 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

É JÁ NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 11 O LANÇAMENTO DO LIVRO TAMBWE-A UNHA DO LEÃO

É JÁ NA PRÓXIMA 6ª-FEIRA

COMO ENFRENTAR A CRISE

O QUE NÃO TE MATA TORNA-TE MAIS FORTE


É assim que temos que enfrentar 2012!

A DISCIPLINA DO MERCADO

HUMOR EM TEMPO DE CRISE

A melhor desculpa de todos os tempos (o cara é génio!)
Essa foi uma das melhores desculpas que eu já ouvi.
O executivo saiu do escritório as 18h, quando viu a sua secretária na paragem do autocarro.

Caía uma grande chuvada.

Ele parou e perguntou:

- Você quer uma boleia?

- Claro... Respondeu ela, entrando no carro.

Chegando no edifício onde ela morava, ele parou o carro para que ela saísse e ela convidou-o para entrar.

- Não quer tomar um cafezinho, um whisky, ou alguma coisa?

- Não, obrigado, tenho que ir para casa...

- Imagine, o Sr. foi tão gentil comigo, suba um pouquinho.

Ele subiu, atendendo ao pedido da moça.

Ao chegarem lá, enquanto ele tomava seu drink, ela foi para o quarto enxugar-se e voltou, toda gostosa e perfumada.

Deixou antever um belíssimo par de coxas debaixo do babydoll, escondendo uma escultural bunda.

A lingerie fio dental que usava, inspirava que a noite poderia ser inimaginável!!

Depois de alguns drinks, quem pode aguentar?

Ele caiu literalmente... atracou-se com a secretaria de todas as formas. Estava bom DEMAIS !!!

Após intensa atividade sexual, acabaram adormecendo.

Ele quando acordou e olhou pro relógio - êpa! - 6 da manhã!!!

Que grande susto!!!...

Pegou o telefone, marcou o número de casa e, aos berros, disse a quem atendeu:

- NÃO PAGUEM O RESGATE !!!...

EU CONSEGUI FUGIR !!!

BOICOTE À EDP

BOICOTE.... à EDP.

No dia 20 (Domingo) de Novembro de 2011, às 15:00, a nível nacional, vamos, todos nós consumidores domésticos, desligar TUDO durante uma hora (os nossos congeladores aguentam mais do que isso quando há uma "anomalia" na rede que nos deixa sem energia e as baterias dos nossos
portáteis também);

A EDP já teme os prejuízos desta medida na escala dos vários milhões de portugueses, que estão conscientes do abuso a que estão sujeitos.

A EDP mantém um nível de lucros totalmente incompatível com o estado do país e com os sacrifícios exigidos a todos nós.

A EDP tem mais poder que o Governo de Portugal e conseguiu (vá-se lá saber por que vias...) impedir uma medida que visava minorar os brutais aumentos da energia que se estão a verificar - e que vão,
certamente, aumentar ainda mais os ditos lucros.

A EDP mantém um monopólio (não de jure, mas de facto) uma vez que a concorrência não oferece aos consumidores domésticos (por exemplo) taxas bi-horárias.


PROPOSTA:


- vamos repetir a acção até a EDP ter de nos PEDIR para parar com a coisa. Na qualidade de bons cidadão, que todos somos, pararemos mas só se os preços forem ajustados de forma a que os lucros da EDP se acertem pelo razoável, pelo socialmente justo e pelo moralmente correcto.

PIRATAS DO AR PORTUGUESES

Os "piratas do ar" portugueses que fizeram tremer Salazar


por Lusa

Cinquenta anos depois do desvio de um avião que visava derrubar Salazar, alguns destes "piratas do ar" reúnem-se para assinalar a efeméride e tentar impedir que a sociedade esqueça a sua luta contra a ditadura.
O célebre desvio do Super-Constellation da TAP 'Mouzinho de Albuquerque' foi feito por meia dúzia de "resistentes", para quem era preciso fazer algo "em grande" que abrisse caminho à liberdade que não existia com Salazar no poder, como contaram à Lusa alguns dos autores do golpe.
Meio século depois, a iniciativa de tentar impedir que este episódio da história portuguesa seja esquecido é da Associação Promotora do Livre Pensamento (APLP).
O presidente da APLP, Luís Vaz, explicou à Agência Lusa os propósitos deste encontro, que decorrerá quinta-feira num restaurante em Lisboa: "Passar à juventude uma mensagem pedagógica sobre a importância deste acontecimento histórico".
"Sendo a APLP uma associação que pretende manter a memória viva sobre os acontecimentos históricos, não podíamos deixar de recordar este episódio e inseri-lo no contexto da luta anti-fascista", disse o historiador, autor de vários livros sobre o anti-fascista Hermínio da Palma Inácio.
O desvio foi protagonizado por Hermínio da Palma Inácio, um resistente que na altura era conhecido e perseguido pela polícia política.

ANGELA MERKEL REJEITA REFERENDO NA ALEMANHA


A chanceler alemã rejeita qualquer possibilidade de convocar qualquer tipo de referendo na Alemanha sobre o euro ou sobre a integração europeia.

Em entrevista à DPA, Angela Merkel argumenta que a representatividade do sistema democrático do país tem assegurado que as decisões tomadas pelos políticos alemães a nível federal, representam e protegem os interesses dos eleitores germânicos. "A minha posição a esse respeito permanece inalterada", afirmou.

A PRIMAVERA ÁRABE E O OUTONO EUROPEU

Europa, 5 Primavera Árabe, 3


por FERREIRA FERNANDES
Diário de Notícias

Multidões a gritar, praças ocupadas, esperanças libertárias e sonsice de islamitas, alianças entre Alá e aviões da NATO, a Primavera Árabe, enfim, derrubou três regimes. É um balanço impressionante. Mas a União Europeia tem para troca e leva vantagem. Entre os árabes caíram três governos? Sim, mas à custa do homem que se imolou na Tunísia, dos confrontos na praça cairota de Tahrir e do linchamento de Kadhafi, entre milhares de mortos nos três países. Já a Europa, só neste 2011, vai com os governos irlandês, português e grego caídos, um líder espanhol obrigado a abdicar e, desde ontem, Berlusconi deitando a toalha ao ringue. Contados vão cinco (e abstenho-me de prever a óbvia queda de Angela Merkel e Nicolas Sarkozy já para o ano). Parecem varridos pela onda da Nazaré mas para esta hecatombe bastaram alguns exercícios de caligrafia da 1.ª classe, trocando uns AAA e BBB em DDD. Quando os árabes precisam de manifestantes em cólera, mísseis e o colete de oito bolsos de José Rodrigues dos Santos, à Europa chega-lhe a análise de uns burocratas que entram às 09.00 e largam às 17.00. Séculos de luta pelo poder, de guelfos contra gibelinos, reis decapitados, barricadas em Paris e anarquistas russos desaguaram no gabinete dos analistas cujas curtas letras levam tudo à frente. Amanhã, talvez, o sistema se torne perfeito e, além de derrubarem, também sejam eles a escolher os novos governantes.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

HADOUK TRIO - HI JAZZ HIJAZ

É JA NA PRÓXIMA 6ª-FEIRA

O CINTO DA MODA

ELES QUEREM LEVAR A EUROPA PARA A GUERRA?

Eles querem levar a Europa para a guerra?
por PEDRO TADEU
Diário de Notícias

A Grécia demonstrou que um pequeno país pode liquidar, sozinho, o euro. A Itália entrou no vórtice financeiro provocado pela subida para níveis proibitivos dos juros do seu financiamento. A França anunciou mais um plano violento de cortes de despesa e aumento de impostos. E Merkel, a hesitante chanceler alemã, sujeitou-se a ouvir um ralhete, semelhante ao que costuma dar aos seus homólogos europeus, vindo do Presidente norte-americano, Barack Obama, farto da incapacidade europeia que ameaça a economia mundial.

E, agora, o dinheiro está a ser desviado. Da Grécia, quando começaram os rumores da possível saída do país da Zona Euro, mil milhões e meio de euros foram levantados dos bancos em apenas 48 horas. Nos bancos suíços estão já depositados 280 mil milhões em dinheiro grego.

Em Itália, o banco central estimou há dias que em Agosto e Setembro foram movimentados para fora do país mais de 80 mil milhões de euros.

Em Portugal sabe-se que este fenómeno também está a acontecer, mas ninguém assume um número sério para dimensionar esta grave fuga de capitais, nem ninguém toma uma medida para tentar impedi-la.

O FMI, que depois do ralhete de Obama a Merkel, na cimeira do G20, passará a liderar o processo de financiamento e fiscalização das medidas de austeridade - remetendo para papel secundário a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu -, já está a preparar uns primeiros 68 mil milhões para os fregueses que se seguem: a Itália e a nossa vizinha Espanha...

NEGOCIATAS

Negociatas apresentam: Goodbye, Laika

Goodbye, Laika, 2011
Um evento por Lúcia Prancha e Sara Nunes Fernandes. Musicado ao vivo pelos Yong Yong.
O viajante que transita entre os pontos A e B sofre, irremediavelmente, uma série de transformações. O viajante experiencia, de modo bruto, o fenómeno da tradução: transforma-se numa versão híbrida e descoordenada de si próprio. Ou desaparece, totalmente, escapando a qualquer formato de representação, apenas para se tornar numa versão espectral do original.
Na ZDB, Sábado 12 de Novembro, 21h

O QUE É UM FILHO?

Definição de filho, segundo José Saramago:

"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar os nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder?! Como? Não é nosso, recordam-se?! Foi apenas um empréstimo".

A COR DO AMOR


«Dans notre vie, comme sur la palette d'un artiste,
une seule couleur donne tout son sens à l'art et à la vie;
c'est la couleur de l'amour.»
Marc Chagall
>

PELA SUA SAÚDE, DEIXE A CAMA POR FAZER!

Deixe a cama por fazer. Pela sua saúde!

Cama por fazer é melhor para a saúde.
Cientistas britânicos concluíram que deixar a cama por fazer é melhor e mais higiénico.
A investigação dos especialistas da Universidade de Kingston revelou que os ácaros que vivem nos colchões não conseguem sobreviver se a cama estiver desfeita.
Os investigadores acreditam que estes pequenos aracnídeos precisam de um ambiente quente e húmido para sobreviver, uma vez que retiram humidade da atmosfera que os rodeia.
«Deixar a cama por fazer durante o dia retira a humidade dos lençóis e do colchão, pelo que os ácaros ficam desidratados e morrem», adianta o responsável pela pesquisa, Stephen Pretlove.
Em média, uma cama alberga 1,5 milhões de ácaros, que têm menos de um milímetro de comprimento e se alimentam de partículas de pele humana morta.

VAMOS JULGAR OS PAIS DO MONSTRO? QUEM ESTARÁ DISPOSTO A ISSO?

O pai do monstro

Público • Sábado 22 Outubro 2011

Vasco Pulido Valente

Em meados deste mês, Pedro Passos Coelho, num acesso incompreensível, sugeriu que se Investigasse
quem "estava na origem" de "encargos" para sociedade portuguesa que obviamente se não podiam sustentar e defendeu a responsabilização dos culpados.
Duarte Marques, da JSD, discutiu, muito a sério, a possibilidade de pôr uma acção judicial aos
membros do Governo de Sócrates.
Mesmo Nuno Magalhães, do CDS, resolveu exprimir a cordata opinião de que "os responsáveis" pela
dívida não deviam "ficar impunes" (deviam ir para a cadeia?). E Luís Filipe Menezes, como sempre,
ajudou à festa, acusando Vítor Constâncio de não ter fiscalizado o BPN. Depois disto, a conversa
continuou por aqui e por ali entre pessoas que se acham depositárias da virtude e andam agora à procura de um bode expiatório.
Não ocorreu a nenhum destes santinhos que se julgassem o Governo de Sócrates, não havia
qualquer razão para não julgarem também o Governo de Barroso, o de Guterres (quem se lembra
hoje dele?) e, com certeza, o de Cavaco. Em boa lógica, não escaparia ninguém desde o "25 de
Abril". Esse magnífico processo seria o verdadeiro processo do regime, como não se fez nem
para a República, nem para a Ditadura. Mas, felizmente, basta Cavaco para exemplificar. Em
2000, se não me engano, o dr. Cavaco publicou no Expresso um artigo explosivo com o título de O
Monstro. Esse artigo, como o nome indica, era um longo requisitório contra o crescimento do Estado, da despesa e do défice, que assustou e consolou muita gente. E em que o professor, de resto, insistiu numa conferência posterior, em que declarou taxativamente a pura impossibilidade de "dominar o
monstro sem dor".
Tudo bem? Tudo mal. Em 2005, Miguel Cadilhe acusou Cavaco de ser o principal culpado pelo
aumento da "massa salarial da função pública", que já representava naquela altura 15por cento do PIB. Pior ainda, Cadilhe denunciou Cavaco como o inspirador "directo" do monstro e seu "pai" quase exclusivo. Como se vê, Pedro Passos Coelho escusa de se cansar na sua simpática procura da "origem" e dos "culpados" da crise. Basta que se meta no carro e pergunte em Belém pelo sr. Presidente da República, se ele não andar ocupado a tratar do monstro, com quem na aparência se reconciliou. Afinal de contas, por feio e repugnante que pareça, o monstro é filho dele. Muito.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO TAMBWE-A UNHA DO LEÃO

É JÁ NA PRÓXIMA 6ª-FEIRA, DIA 11 - 21H30

NA LIVRARIA LER DEVAGAR - LX FACTORY - LISBOA
ILUSTRAÇÃO DO CAPÍTULO 7 (ALDEIA DOS HOMENS MÁGICOS)

TAMBWE-A UNHA DO LEÃO
UM
ROMANCE
DE
ANTÓNIO OLIVEIRA E CASTRO

EDIÇÃO GRADIVA

HIPOCRISIAS - TÃO AMIGOS QUE NÓS ERAMOS