sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Soneto do Amor Total (Vinícius de Moraes)

A MAIORIA É CONTRA O EURO


O resultado de um inquérito divulgado pela Transatlantic Trend 2010, só não surpreende pelo momento de crise: 52% dos portugueses ( e 55% dos europeus) consideram que a introdução do euro foi má para a economia. Descontando os britânicos, campeões antieuro, são os franceses os mais veementes opositores da moeda única (60%), mas 53% dos alemães também não a apreciam. Uma dor de cabeça para os decisores europeus.
Para além de todas as vantagens políticas, e económicas para alguns, a verdade é que, no caso nacional, a maioria dos portugueses continuou a ganhar salários de portugueses mas a pagar preços equiparados com o poder de compra alemão. Basta comparar os preços mais comezinhos, por exemplo, o de uma refeição num restaurante ou de uma alface no mercado, do antes e depois do euro, para perceber o impacto que a moeda única teve sobre os magros proventos da maioria. UM IMPACTO TERRÍVEL, próximo de um terramoto.

SHIRIN EBADI A VOZ DO IRÃO


SHIRIN é Nobel da Paz desde 2003 e activista dos Direitos Humanos. Desde o ano passado que não pode voltar ao seu país, o Irão.
Para esta iraniana, a palavra é o instrumento mais poderoso para proteger as mulheres dos tiranos que governam em Teerão.
Foi a primeira mulher muçulmana a receber o prémio da academia sueca e a primeira mulher iraniana, juíza, a presidir a um tribunal, pouco antes da Revolução Islâmica, em 1979, durante o regime do Xá da Pérsia. Foi essa mesma revolução islâmica, de que foi discreta apoiante, que a traiu. Destituiu-a do cargo de juíza pelo simples facto de ser mulher e remeteu-a para um discreto lugar de secretária. Tornou-se, por isso, advogada, profunda conhecedora das leis islâmicas, para assim melhor defender as vítimas de um regime retrógrado e fundamentalista. Vai a tribunal defender mulheres, activistas políticos,, estudantes, crianças condenadas à morte ( as meninas, no Irão, podem ser condenadas à morte com 10 anos de idade e os rapazes com 16). Personalidade incómoda para o governo dos ayatollahs foi presa, perseguida até conseguir exilar-se. A irmã e o marido foram presos, torturados e obrigados a fazer declarações pouco abonatórias para Shirin.
Condenada à morte pelo regime, não pode voltar ao Irão. Desde 2009 que anda pelo mundo a denunciar a situação do Irão. Em Outubro visita Portugal.

NÃO DIVULGAR É CUMPLICIDADE


É preciso que se saiba que:
"... os portugueses comuns (os que têm trabalho) ganham cerca de metade (55%) do que se ganha na zona euro,mas os nossos gestores recebem, em média:

- mais 32% do que os americanos;
- mais 22,5% do que os franceses;
- mais 55 % do que os finlandeses;
- mais 56,5% do que os suecos"

(dados de Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 24/10/09)

E são estas "inteligências" (?) que chamam a nossa atenção: "os portugueses gastam acima das suas possibilidades".

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PREVENÇÃO

http://www.youtube.com/watch?v=Z2mf8DtWWd8

Vinicius de Moraes - Dia da Criação (Porque hoje é sábado)

FERNANDO NOBRE E O SENEGAL


O presidente e fundador da AMI, Fernando Nobre, recebeu em Junho, das mãos do Embaixador do Senegal em Portugal, General Pathé Seck, as insígnias de Cavaleiro da Ordem Nacional do Leão. a atribuição desta condecoração surge como reconhecimento do trabalho humanitário que a AMI tem vindo a desenvolver no Senegal há 14 anos.
De recordar que Fernando Nobre, um português de origem angolana, é candidato à Presidência da República Portuguesa nas próximas eleições.

A FALTA DE HUMOR DOS IMÃS


"Rir de nós próprios é um sinal de inteligência"

KURT WESTERGAARD O CARTOONISTA DE MAOMÉ


"Deus está muito longe! Mas por baixo dos meus pés está Satanás."
Há um certo ressentimento no discurso que Kurt desenvolve, um ressentimento por eles, esses outros, não perceberem os valores da sociedade que os acolhe. " O que é que pensa o homem da rua? Que a Dinamarca lhes deu tudo. Dinheiro, bons apartamentos, as melhores perspectivas para as suas crianças. Formação, a melhor educação, bolsas de estudo para todos. defendemos a liberdade religiosa. E o retorno? O que pedimos? Que respeitem as nossas tradições, a nossa cultura democrática. Temos um verdadeiro estado social. Não temos pessoas a viver na rua. E muitos destes imigrantes criaram as suas próprias escolas com a ajuda do Estado. Não merecemos ser um dos países que os muçulmanos detestam e um daqueles que os radicais querem atacar. Não é justo!"
(KURT vive em Aarhus, Dinamarca, numa casa vigiada 24 horas por dia pelos serviços secretos)
-Texto extraído de uma entrevista da revista "Única" de 18Setembro de 2010-

OS PAPAS E O SEXO


A Bertrand acaba de lançar "Os Papas e o Sexo", um livro de Eric Frattini. A obra de Frattini descreve o comportamento licencioso de mais de 100 papas. Eric Frattini elege Bento IX como o papa mais depravado da História. Entre outras alarvidades Bento IX praticava sexo com animais e infiltrava-se em conventos para violar freiras. Não é um livro, é UMA BOMBA.
A sorte de Frattini é viver na Europa e o poder de Roma não ser o poder de antanho. Por muito menos, Kurt Westergaard, o cartonista dinamarquês que caricaturou Maomé com um turbante em forma de bomba, vê a sua vida ameaçada pelos radicais do Islão e vive enclausurado em casa.

CUBA-MUDANÇAS REVOLUCIONÁRIAS


O governo de Havana prepara-se para despedir meio milhão de funcionários públicos, mais um sinal claro dos planos do Presidente Raul Castro para reformar a debilitada economia cubana. O anúncio feito pela Central de Trabalhadores de Cuba, a única federação sindical autorizada no país. "O Estado não pode continuar a apoiar empresas estatais com massas salariais insufladas e perdas que desgastam a economia", reconheceu a central.

Os despedimentos vão ser acompanhados de novas autorizações para a abertura de negócios particulares, na expectativa de que os excedentários do sector público possam rapidamente encontrar novas oportunidades.

"Temos de eliminar de vez a noção de que Cuba é o único país do mundo onde alguém pode viver sem trabalhar", afirmou o Chefe de Estado, perante a Assembleia Nacional.

O abandono gradual do modelo centralizado da economia cubana, de estilo soviético, tem sido um dos cavalos de batalha de Raul Castro.

Nota: Para quem tinha dúvidas, o mundo está mesmo a mudar. O fim dos países da utopia e a crise do capitalismo desenfreado encostam os povos à parede. Qual o caminho para o futuro? Filósofos, precisam-se!

FRANÇA-DECLARAÇÕES DO PRIMEIRO-MINISTRO


Apparemment, le Premier Ministre, Monsieur François Fillon a choqué quelques musulmans Français en déclarant ceci :
LES IMMIGRANTS, NON FRANÇAIS, DOIVENT S'ADAPTER. A prendre ou à laisser, je suis fatigué que cette nation s'inquiète de savoir si nous offensons certains individus ou leur culture.

Notre culture s'est développée de luttes d'habileté en victoires par des millions d'hommes et de femmes qui ont recherché la liberté.

Notre langue officielle est le français, ni l'espagnol, ni l'Arabe, ni le Chinois, ni le Japonais, ou n'importe quelle autre langue. Par conséquent, si vous désirez faire partie de notre société, apprenez-en la langue !

La plupart des Français croient en Dieu. Il ne s'agit pas d'obligation chrétienne, d'influence de la droite ou de pression politique, mais c'est un fait, parce que des hommes et des femmes ont fondé cette nation sur des principes chrétiens, et cela est officiellement enseigné.

Il est parfaitement approprié de les afficher sur les murs de nos écoles.. Si Dieu vous offense, je vous suggère alors d'envisager une autre partie du monde comme votre pays d'accueil, car Dieu fait partie de notre culture.

Nous accepterons vos croyances sans poser de question.
Tout ce que nous vous demandons c'est d'accepter les nôtres, et de vivre en harmonie pacifique avec nous.
Ici c'est NOTRE PAYS, NOTRE TERRE, et NOTRE STYLE DE VIE.
Et nous vous offrons l'opportunité de profiter de tout cela. Mais si vous en avez assez de notre drapeau, de notre engagement, de nos croyances chrétiennes, ou de notre style de vie, je vous encourage fortement à profiter d'une autre grande liberté Française, LE DROIT DE PARTIR.
Si vous n'êtes pas heureux ici, alors PARTEZ.
Nous ne vous avons pas forcés à venir ici.
Vous avez demandé à être ici.
Alors, acceptez le pays que VOUS avez choisi

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jorge Palma - Encosta-te a Mim

O VAIVÉM DA HISTÓRIA

O ESTADO SOCIAL


De repente o Estado social tornou-se a grande bandeira pela qual alinha o PS e a esquerda. Mas deixemo-nos de demagogias: o que está em discussão é apenas espuma. A realidade é muito mais escura.
...O grande problema, que quase ninguém entre nós aborda, é este: o Estado social está ameaçado em toda a Europa e não só em Portugal, mas não por uma mirífica direita. Está ameaçado, porque concedendo direitos que hoje consideramos inalienáveis, tornou o factor trabalho caro, ao mesmo tempo que a globalização permitiu que países sem regras de humanidade social produzam bens muito baratos, beneficiando de deslocalizações e/ou através de mão de obra miseravelmente retribuida. O velho Ocidente endivida-se às mãos dos chineses, indianos, brasileiros, angolanos ou russos. Os défices sucessivos vão obrigar-nos a refrear inúmeros direitos e subsídios que agora distribuímos...
(Extracto de um texto de Henrique Monteiro, publicado no "Expresso" de 18 de Setembro de 2010)
O relatório do FMI e da OIT para a conferência de Oslo, revela que, desde 2007, foram destruídos 30 milhões de empregos, três quartos dos quais nas economias desenvolvidas. Só em Espanha o desemprego jovem atingiu os 40%.

MARTIN LUTHER KING


"NO FINAL NÃO NOS LEMBRAREMOS DAS PALAVRAS DOS NOSSOS INIMIGOS, MAS DO SILÊNCIO DOS NOSSOS AMIGOS"

HUMOR EM TEMPO DE CRISE


Ocorreu um acidente de transito, com dois carros batendo de frente, um guiado por um homem e o outro por uma mulher.
Ficaram completamente destruídos, mas,surpreendentemente, os motoristas nada
sofreram. Saíram completamente ilesos.
Depois de saírem de seus carros, o homem pronto para agredi-la verbalmente,mas a mulher rapidamente diz:

- Interessante, você um homem e eu uma mulher,com os carros totalmente destruídos, mas estamos sem nenhum arranhão. Isto deve ser um sinal de Deus. Nós realmente precisávamos nos encontrar. Estava em nossos destinos nos conhecermos e ficarmos vivendo em paz, como grandes amigos, até o fim de nossos dias.

- Concordo! disse o homem. Isto com certeza é um sinal de Deus.

- E olhe outro milagre,disse a mulher: meu carro está completamente destruído, mas esta garrafa de vinho não se quebrou.

- Está claro que o destino quer que a bebamos para celebrar a nossa vida,que foi
salva milagrosamente neste acidente.

- Vamos celebrar!

Então a mulher passa a garrafa para o homem.
Ele concorda sem titubear e vira o gargalo na boca até beber a metade da garrafa.
Entrega a garrafa pela metade para a mulher. Ela pega a rolha e a recoloca no gargalo, imediatamente, sem beber nenhum gole.
Sem entender nada, o homem pergunta:

- Não vai beber a sua metade para comemorar?

A mulher responde:

- Agora não. Vou esperar a polícia chegar primeiro...

*NUNCA SUBESTIME UMA MULHER.........**

'Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante do que o
conhecimento'.
(Albert Eistein

OS PIRATAS DA UNIÃO EUROPEIA


Foi aprovada a aposentadoria aos 50 anos com 9.000 euros por mês para os funcionários da EU!!!. Este ano, 340 agentes partem para a reforma antecipada aos 50 anos com uma pensão de 9.000 euros por mês.
Sim, leu correctamente! Para facilitar a integração de novos funcionários dos novos Estados-Membros da UE (Polónia, Malta, países da Europa Oriental ...), os funcionários dos países membros antigos (Bélgica, França, Alemanha ..) receberão da Europa uma prenda de ouro para se aposentar.

Porquê e quem paga isto?

Você e eu estamos a trabalhar ou trabalhámos para uma pensão de miséria, enquanto que aqueles que votam as leis se atribuem presentes de ouro.
A diferença tornou-se muito grande entre o povo e os "Deuses do Olimpo!"


Vejamos! Giovanni Buttarelli, que ocupa o cargo de Supervisor Adjunto da Protecção de Dados, adquire depois de apenas 1 ano e 11 meses de serviço (em Novembro 2010), uma reforma de 1 515 € / mês. O equivalente daquilo que recebe em média, um assalariado francês do sector privado após uma carreira completa (40 anos)..

O seu colega, Peter Hustinx acaba de ver o seu contrato de cinco anos renovado. Após 10 anos, ele terá direito a cerca de € 9 000 de pensão por mês.

É simples, ninguém lhes pede contas e eles decidiram aproveitar ao máximo. É como se para a sua reforma, lhes fosse passado um cheque em branco.

Além disso, muitos outros tecnocratas gozam desse privilégio:
1. Roger Grass, Secretário do Tribunal Europeu de Justiça, receberá € 12 500 por mês de pensão.
2. Pernilla Lindh, o juiz do Tribunal de Primeira Instância, € 12 900 por mês.
3. Damaso Ruiz-Jarabo Colomer, advogado-geral, 14 000 € / mês.
Consulte a lista em:
http://www.kdo-mailing.com/redirect.asp?numlien=1276&numnews=1356&numabonneXSSCleaned=62286

Para eles, é o jackpot. No cargo desde meados dos anos 1990, têm a certeza de validar uma carreira completa e, portanto, de obter o máximo: 70% do último salário. É difícil de acreditar ... Não só as suas pensões atingem os limites, mas basta-lhes apenas 15 anos e meio para validar uma carreira completa, enquanto para você, como para mim, é preciso matar-se com trabalho durante 40 anos, e em breve 41 anos.
Confrontados com o colapso dos nossos sistemas de pensões, os tecnocratas de Bruxelas recomendam o alongamento das carreiras: 37,5 anos, 40 anos, 41 anos (em 2012), 42 anos (em 2020), etc. Mas para eles, não há problema, a taxa plena é 15,5 anos... De quem estamos falando?
Originalmente, estas reformas de nababos eram reservadas para os membros da Comissão Europeia e, ao longo dos anos, têm também sido concedida a outros funcionários. Agora eles já são um exército inteiro a beneficiar delas:: juízes, magistrados, secretários, supervisores, mediadores, etc.

Mas o pior ainda, neste caso, é que eles nem sequer descontam para a sua grande reforma. Nem um cêntimo de euro, tudo é à custa do contribuinte ...
Nós, contribuímos toda a nossa vida e, ao menor atraso no pagamento, é a sanção: avisos, multas, etc.
Sem a mínima piedade. Eles, isentaram-se totalmente disso. Parece que se está a delirar!

Esteja ciente, que até mesmo os juízes do Tribunal de Contas Europeu que, portanto, é suposto « verificarem se as despesas da UE são legais, feitas pelo menor custo e para o fim a que são destinadas », beneficiam do sistema e não pagam as quotas.

E que dizer de todos os tecnocratas que não perdem nenhuma oportunidade de armarem em «gendarmes de Bruxelas» e continuam a dar lições de ortodoxia fiscal, quando têm ambas as mãos, até os cotovelos, no pote da compota?
Numa altura em que o futuro das nossas pensões está seriamente comprometido pela violência da crise económica e da brutalidade do choque demográfico, os funcionários europeus beneficiam, à nossa custa, da pensão de 12 500 a 14 000 € / mês após somente 15 anos de carreira, mesmo sem pagarem quotizações... É uma pura provocação!

O objectivo é alertar todos os cidadãos dos Estados-Membros da União Europeia. Juntos, podemos criar uma verdadeira onda de pressão.

«Sauvegarde Retraites» realizou um estudo rigoroso e muito documentado que prova por "A + B" a dimensão do escândalo. Já foi aproveitado pelos media.

http://www.lepoint.fr/actualites-economie/2009-05-19/revelations-les-retraites-en-or-des-hauts-fonctionnaires-europeens/916/0/344867

NOTA: Quando foram ter com a rainha de França, Maria Antonieta, avisando-a de que o povo tinha fome, as pessoas não tinha pão para comer, esta, de um modo sobranceiro respondeu: Não têm pão? Comam brioches. Moral da história: passados uns meses o povo guilhotinou-a.

O VOTO QUE ELEGE


"O grande problema de Portugal é que, quem elege os governantes não é o pessoal que lê os jornais, mas sim quem limpa o cu com eles!"

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sérgio Godinho - O Charlatão

ADIVINHA DO DIA


· Adivinha do dia

0-Tem um processo em curso de investigação
1-Negou coisas que o seu chefe disse
2-Esteve muito ligado ao PSD
3-Sabe fazer umas cantarolas
4-Também sabe jogar golfe
5-Desde há uns meses nunca mais se ouviu falar dele
Quem será ????

Resposta:

- Dias Loureiro!...

A viver actualmente à grande e à fartazana em Cabo Verde.
É o dono do maior Resort Turístico da Ilha do Sal... (... é aquela ilha, daquele país africano onde o BPN criou umas "sucursais" e um banco mais ou menos virtual, com que se faziam umas operações de lavagem e fugas ao fisco, etc. etc...)

Se reparaste, ninguém mais falou no nome do menino; nas notícias é referido só o Oliveira Costa "e outros arguidos"... sem nomear este...

O que nos leva a pensar tal "esquecimento"..?

Como vês é fácil fazer esquecer um roubo superior a mais de4 mil milhões de euros,quando se tem amigos...nos sítios certos...._________________até em Belém!

NÃO ESTAMOS EM CRISE POR ACASO. O MUNDO É ASSIM MESMO. PAGA ZÉ...
ATÉ AO DIA EM QUE SE FARTAR E COMEÇAR A ERGUER UMAS GUILHOTINAS. DEPOIS NÃO DIGAM QUE 0 ZÉ NÃO AVISOU.

A SUAVE GUERRA CIVIL CONTRA O POVO


EPICENTROS DA CRISE SÃO A GRÉCIA-ESPANHA-IRLANDA-PORTUGAL…

A suave Guerra Civil contra o Povo

António Justo

A política continua a dar razão aos especuladores que agora aumentam os seus lucros à custa do Estado. Os Governos que salvaram os bancos da bancarrota logicamente também salvarão os Estados da falência, à custa da ruína do contribuinte e da qualidade de vida do povo. Os especuladores têm assim uma garantia de Estado quase a “fundos pedidos”.

Grandes bancos e especuladores compram os empréstimos feitos às empresas multinacionais, institutos bancários em crise e aos estados em falência a preços baixos; em seguida apresentam-nos aos Bancos Emissores de notas como garantia, do dinheiro fresco que estes, por sua vez, lhes emprestam a juros baixíssimos. Com este dinheiro facilmente se atingem lucros em negócios especulativos. E assim nos encontramos na mesma dinâmica da especulação como antes da crise financeira. O Deutsce Bank conseguiu no primeiro trimestre de 2010 um lucro de 2,8 mil milhões de euros através de investimentos bancários (Investimentbanking). Assim se ganha também à custa da crise grega.

A crise financeira ainda continua enfurecida no sector bancário e alarga-se aos Estados. O epicentro tornou-se a Grécia.

As elites dos estados ocidentais encontram-se desorientadas e sem cabeça perante o liberalismo e o globalismo selvagens que apesar de tudo beneficiarão a China, a Índia, o Brasil, etc.

A tempestade propagada pela crise dos bancos não passou; a dos bancos espanhóis ainda está para vir. A Espanha terá que se tornar pedinte da União Europeia para que a crise dos bancos não se torne numa crise do Estado. Com esta acção contribuirá para a manutenção da “praga dos gafanhotos” das economias nacionais. A Espanha, devido à falta de crédito, é, depois da Grécia, o país da zona euro que paga mais juros por empréstimos dos bancos internacionais. Por créditos, a prazo de dez anos, já paga 4,72 % de juros. (O juro que a Alemanha (país ainda com crédito) paga, por créditos a prazo de dois anos, não chega a 0,5%). Em Maio, bancos espanhóis pediram ao EZB um empréstimo de 85 mil milhões de Euros frescos e baratos. A desvalorização do mercado imobiliário na Espanha provocou uma grande crise nos bancos espanhóis. O problema não é só dos bancos espanhóis dado estes, em 2009, deverem 112 mil milhões de euros aos bancos internacionais, cabendo aos alemães o quinhão de 33 mil milhões de euros. Os maiores credores de Espanha encontram-se nervosos mas não querem que se torne pública a verdadeira situação porque isso seria “perigosíssimo”. O que os salva é a esperança e a ingenuidade dos clientes. A caravana da crise ainda vai no adro!

Todos os estados têm dívidas mastodônticas e impagáveis. Disto ninguém está interessado em falar! Os orçamentos do estado não conseguem, sequer, pagar, regularmente, os juros da dívida que têm. Em vez disso ainda aumentam as dívidas, de ano para ano, para poderem ir pagando parte dos juros.

Entre os países com maior défice de Estado temos a Grécia com -12,2%, a Irlanda com -14%, a Espanha com -10,1% e Portugal com -8,0%. A situação das dívidas dos Estados, em percentagem relativamente ao PIB, atinge na Grécia os 124,9% do PIB, em Portugal 84,6%, na Irlanda 82,9% e na Espanha 66,3% (Cfr. EU Kommission, Schätzung 2010).

Até agora a Política tem desviado os olhos dos cidadãos para os Bancos e para assuntos secundários, para assim se ilibarem da responsabilidade. Alguns políticos já começam atempadamente a abandonar a política e a procurar o seu ganha-pão em bons reservados da economia. O poder de compra das camadas baixas e média cada vez é menor. O povo vai dando azo à ilusão barafustando contra a política, fazendo manifestações, exigindo novas eleições, e, ao mesmo tempo, compensando com futebol e sexo.

Uma classe política sem ética social serve-se e serve os seus iguais; safam-se, não se importando com o dilúvio que deixam atrás de si, e que se aproxima paulatinamente mas com segurança.

A insatisfação popular vai crescendo até chegar a ponto de criar novas realidades a nível parlamentar.

Os governos ainda conseguem tapar a boca aos sindicatos. Com o tempo só as igrejas e movimentos sociais poderão fazer ouvir a voz do povo.

Na União Europeia, encontramo-nos num processo de desmantelamento da ordem social e ética, em luta implícita contra a cultura nacional e contra o Povo. Os governos dão cobertura a uma palavra de ordem que parece pairar no ar: ricos e elites do mundo, uni-vos na política dos abastados contra o cidadão médio e baixo.

O teólogo jesuíta Friedhelm Hengsbach, perito em ética social, referindo-se às medidas dos governantes em relação ao povo, diz: “isto é política no interesse dos abastados, uma guerra civil contra o povo simples”.

As instituições estatais e os Media encontram-se de tal modo implicadas e comprometidos com o sistema partidário que cada vez oferece menos garantia e menos confiança ao cidadão. Os tribunais precisariam de competência e autoridade para poderem garantir um mínimo de justiça pautada por valores sociais fundamentais. As Igrejas precisariam de maior coragem e menos medo dos que se apoderaram do Estado; o povo é o seu meio e este precisa de ser acordado! Os sindicatos precisariam de independência partidária para ganharem autoridade: não chega a defesa do emprego e do salário.

À guerra contra os fundamentos da própria cultura, contra a ética cristã, contra a família e contra a nação segue-se a guerra contra o povo simples, acaba-se com a democracia social. Antes havia comunistas e capitalistas, conservadores e progressistas agora sobressaem os oportunistas. A Europa já parece cansada de tão longa paz, cansada dos ideais que a tornaram presente no mundo; quer passar ao pragmatismo relativista e ao sofismo, próprios dos períodos de transição da História humana.

António da Cunha Duarte Justo

Jornalista na Alemanha

Lisboa debaixo de terra Os Moinhos de Vento


Car@s amig@s

Aqui vos deixo o programa provisório do II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal.

Fica também o convite para começarem a prepararem as vossas comunicações.

Para aqueles e aquelas que não tiverem tempo ou não quiserem apresentar comunicação podem desde já inscrever-se. A inscrição é gratuita e assim terão direito aos materiais que vierem a ser distribuídos durante o evento.

Peço-vos ainda, o favor, de reencaminhar esta informação para os vossos contactos.

As inscrições e as comunicações devem ser enviadas para : sara.bonito@ese.ips.pt

Um abraço

AAfonso