sexta-feira, 22 de março de 2013

VOICES OF FORGOTTEN WORLDS


ARY DOS SANTOS-POEMA DA REVOLUÇÃO


MARAT - A LIBERDADE PELA VIOLÊNCIA



É pela violência que se deve estabelecer a liberdade; o momento requer a organização do despotismo da liberdade para esmagar o despotismo dos reis."
Marat. - O amigo do povo, 1793

OS 10 DESAFIOS DO PAPA FRANCISCO


Os 10 Desafios do Novo Pontífice




Celso Malavoloneke (*)
SEMANÁRIO ANGOLENSE DE 13-03-2013

1. Reorganização da Cúria Romana



Sob acusação de intrigas, tráfico de influência e abusos de poder, a Cúria Romana – governo central da Santa Sé – precisará de ser reformada pelo sucessor de Bento XVI, afirmam os especialistas. «O novo Papa terá como desafio implantar uma gestão mais transparente na Cúria e no Banco Vaticano», acredita o professor Francisco Borba da Universidade Pontifícia Católica de S. Paulo». O mesmo deve ocorrer com o Instituto para as Obras de Religião (IOR), o banco oficial do Vaticano, que dispõe de 5 bilhões de euros e foi palco de escândalos financeiros, durante o pontificado de João Paulo II e de Bento XVI.



Em 2010, as autoridades italianas abriram investigação contra os dirigentes da instituição por violação das leis de lavagem de dinheiro e, nos últimos meses, o banco também esteve no centro do episódio conhecido como «Vatileaks», quando documentos confidenciais do Papa foram vazados.

A diminuição da burocracia e a descentralização da Cúria também são apontadas como problemas a serem enfrentados pelo novo pontífice. «Ele precisa internacionalizar a Cúria, dar mais mobilidade à Igreja. São necessários mais cardeais do terceiro mundo, porque hoje o peso europeu ainda é muito maior», acredita Borba.



2 - Investigação do vazamento de documentos no ‘Vatileaks’



A primeira tarefa do novo pontífice no comando da igreja talvez seja analisar o relatório secreto elaborado por três cardeais sobre o "Vatileaks" – vazamento de documentos confidenciais dos aposentos papais. O documento foi redigido a pedido do agora Papa Emérito Bento XVI, depois que cartas confidenciais dirigidas a ele foram parar nas mãos de jornalistas.



Em um dos seus últimos actos no comando da Santa Sé, em Fevereiro, Bento XVI decidiu entregar «exclusivamente» ao seu sucessor a conclusão da investigação. O novo Papa certamente terá que enfrentar o que estiver escrito ali.

A publicação de uma série de cartas confidenciais vazadas dos aposentos do então Papa Bento XVI sobre vários temas, como intrigas do Vaticano e escândalos sexuais do padre mexicano Macial Maciel, transformou-se em um escândalo sem precedentes em 2012, conhecido como "Vatileaks". Em Dezembro do ano passado, Bento XVI concedeu o perdão ao ex-mordomo Paolo Gabriele, condenado em Outubro por ter roubado os documentos secretos do Vaticano. O mordomo passou um total de 117 dias na prisão, entre o período de detenção depois de sua prisão em 23 de Maio e o período de encarceramento em uma cela da Gendarmaria do Vaticano após o veredicto, no dia 2 de Outubro.




3 - Moral sexual e família



Existe hoje uma pressão da sociedade moderna para que a Igreja reveja seus conceitos sobre o divórcio, uso de preservativos, homossexualidade, aborto e pesquisas com células tronco, temas sobre os quais o novo pontífice terá de se posicionar.



O novo Papa não fará grandes mudanças com relação à maioria dessas questões, enquanto outras têm mais chances de serem discu


tidas. «Os assuntos relacionados à família não vão mudar, porque são dogmas da Igreja. Temas como o aborto e a sexualidade são património moral. Por outro lado, pode-se discutir eventualmente a fertilização in vitro ou questões relacionadas às células tronco não-embrionárias», afirma o especialista que temos vindo a citar



Ainda que não faça mudanças, o novo Papa terá como desafio responder a essas demandas, fundamentando a postura da Igreja Católica. «Se a igreja pelo menos se comunicar com mais facilidade com a sociedade, o diálogo com essas demandas irá melhorar bastante», assegura Francisco Borba.



4 - Secularização/secularismo



A Igreja, que por muitos anos esteve presente em todas as esferas da sociedade, hoje convive com uma crescente autonomia das instituições em relação à religião – a secularização; e com a hostilidade à fé, chamada de secularismo.



«O remédio para isso [secularismo] também é o diálogo, mostrando que a igreja não ameaça a liberdade, as ciências e as instituições. Na medida em que a Igreja convive bem com a sociedade pluralista, esse fenómeno tende a diminuir», afirma o Padre Luiz Corrêa Lima Professor da Universidade Pontifícia Católica do Rio.




5 - Perseguição aos cristãos na África e na Ásia



O continente em que o catolicismo mais cresce é o africano. Junto com o Oriente Médio e à Ásia, a região concentra um grande número de perseguições e mortes de fiéis, afirmam os especialistas. «Nesses locais, existem muitos casos de massacres de cristãos, atentados a igrejas e assassinatos por causa da intolerância religiosa. Esse é um desafio difícil e doloroso, mas precisa ser enfrentado», diz Francisco Borba.



6 – Pedofilia



Bento XVI fez questão de comunicar os casos ao poder civil. Espera-se do próximo pontífice que «ele continue nesse caminho e não cometa nenhum retrocesso» Padre Luiz Corrêa Lima, da PUC-Rio. Os casos de pedofilia, abusos sexuais por parte de padres e o acobertamento dos autores desses crimes são «uma terrível ferida no corpo da Igreja», como afirmou o cardeal americano Francis George, em entrevista colectiva no dia 4 de Março.



Durante seu papado, Bento XVI empenhou esforços para combater os escândalos sexuais, que culminaram principalmente na exigência de que os culpados fossem denunciados à justiça e respondessem na esfera criminal. Ele ainda se encontrou com as vítimas de abuso e pediu desculpas a elas. Agora, cabe ao novo chefe da Igreja Católica manter uma postura firme com relação aos casos de pedofilia.

«Tudo o que João Paulo II deixou de fazer para combater o problema, Bento XVI fez. Antes havia uma cultura eclesiástica de que isso deveria ser resolvido internamente, mas Bento XVI fez questão de comunicar os casos ao poder civil. Espera-se do próximo pontífice que ele continue nesse caminho e não cometa nenhum retrocesso», declarou o Padre Corrêa Lima.



7 – O Celibato



As discussões sobre a flexibilização do celibato têm cada vez mais adeptos entre as dioceses, padres e bispos. «Essa é tradição do celibato é algo próprio da Igreja Católica do Ocidente. No Oriente existem os dois modelos: casados e celibatários», explica o Padre Luiz Corrêa.



O cumprimento do celibato, que é a renúncia da atividades sexuais, é obrigatório entre os sacerdotes católicos. De acordo com a Igreja, a prática garante maior dedicação à religião e aos homens. De acordo com Corrêa, não se trata de um dogma, mas da disciplina eclesiástica, que pode ser discutida e mudada a qualquer momento, possibilitando também que um maior número de pessoas exerça o sacerdócio.




8 - Crise das vocações



A Europa vive uma crise de vocações sem precedentes. Antigamente, era comum encontrar pais que desejavam ver os filhos seguindo a vida religiosa. Nos dias de hoje, essa postura é rara e há cada vez menos jovens aderindo ao sacerdócio. A falta de párocos é tão grande que países da América Latina e África têm «exportado» padres e missionários para o continente europeu.



9 - Ordenação de mulheres

A ordenação de mulheres ganhou muitos defensores nos últimos anos, mas ainda está longe de tornar-se uma realidade. «Hámuita resistêcia dentro da Igreja Catóica. Existem muitos teóogos e bispos que jáse manifestaram a favor, mas émuito improváel que essa questã mude no próimo pontificado», afirma Padre Luiz Corrê Lima.

De acordo com ele, nos séulos passados, existia o posto de diaconisa ・ o equivalente feminino ao diáono. «Se jáexistiu, pode voltar a existir, mas ainda nã háum consenso sobre essa questã».

10 - Diálogo ecuménico e inter-religioso

Uma tarefa importante do Papa Francisco édar um novo impulso ao diáogo ecuméico e inter-religioso. «No passado, as religiõs motivaram muitas guerras. Agora, ao trocar experiêcia entre si, elas assumem um papel importante para fomentar a paz no mundo, a consciêcia ecolóica e o combate àfome», diz o Padre Luiz Correa.

quinta-feira, 21 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA POESIA






MINISTRO INGLÊS PRESO POR MENTIR. EM PORTUGAL GOVERNAM-SE!

Chris Huhne, ex-ministro britânico da Energia, foi condenado a oito meses de prisão, por ter mentido no caso de uma infracção de trânsito.

ISTO FOI EM INGLATERRA, PORQUE EM PORTUGAL....
O primeiro-ministro português mentiu - disse uma coisa na campanha eleitoral e depois, no poleiro, faz outra - e nada lhe acontece.
O ministro das Finanças Vitor Gaspar mentes nas suas projecções e nada lhe acontece.
O Relvas - parece que ainda é ministro -, mentiu quanto às suas habilitações académicas e nada lhe acontece.

VOLTEMOS AO EX-MINISTRO CHRIS HUHNE...
Chris Huhne e a ex-mulher foram condenados a oito meses de prisão. A origem do caso remonta a 2003. Hunhe, que era então uma figura em ascenção no Partido Liberal Democrata, cuja liderança disputou ao actual líder, Nick Clegg, foi apanhado em excesso de velocidade. Para não perder os pontos que o fariam ficar temporariamente sem carta de condução (em Portugal isto nunca aconteceria a um político porque um político não é um cidadão, é um ser superior) e não fragilizar a sua posição em plena campanha eleitoral (em Portugal nunca sairia fragilizado), Chris Huhne pediu à mulher, a economista Vicky Pryce, que assumisse as culpas da infracção, já que as imagens da polícia não permitiam descortinar quem ia ao volante. A esposa fiel assumiu. O caso ficou entre ambos até há dois anos, quando Huhne deixou a mulher para ir viver com a sua assessora de imprensa, Carina Trimingham. É claro que Vicky Pryce não perdeu tempo a ir contar o caso à imprensa sensacionalista. Quando o Ministério Público anunciou que o ia processar, há cerca de um ano, demitiu-se de ministro da energia e em Fevereiro passado renunciou ao cargo de deputado (Em Portugal nem se demitem nem renunciam ao cargo de deputados). O político e a ex-mulher foram condenados a oito meses de prisão cada, por mentirem à polícia, o que equivale a obstrução à Justiça.
RIDÍCULO, DIRÃO OS DEUSES LUSITANOS!

UEFA/FIFA: AS POLÉMICAS DO FUTEBOL OU A CORRUPÇÃO?

Ex-árbitro turco acusa UEFA de combinar sorteio da Champions


Bolas que vibram e situação suspeita denunciadas Ahmet Cakar na televisão do seu país.

Por Redacção2013-03-21 11:43h

Real Madrid-Galatasaray e Barcelona-PSG. A sorte ditou jogos mais acessíveis para talvez os maiores candidatos à vitória final da Liga dos Campeões, garantindo em teoria que estarão pelo menos estar nas meias-finais da prova milionária. No entanto, um antigo árbitro turco, Ahmet Cakar, foi à televisão do seu país alegar que não foi a sorte que decidiu mas tudo não passou de um sorteio combinado.

O ex-juiz explicou como tudo se faz. Nada de bolas quentes, como muitas vezes se suspeita, mas bolas que vibram e que assim «chamam a atenção» de quem as tira dos potes. E até apontou uma situação curiosa e suspeita, que está devidamente assinalada no vídeo que se segue

FIFA ameaça publicar voto original de Pandev


De acordo com o jornal «As»

Por Redacção2013-03-21 13:54h

A FIFA ratificou esta quinta-feira que Goran Pandev, capitão da seleção da Macedónia, não votou em José Mourinho como alega, mas sim em Del Bosque, Roberto Mancini e Jurgen Klöpp na eleição de melhor treinador do ano.

A notícia é avançada pelo jornal espanhol «As», que acrescenta que, se a polémica continuar, o organismo ameaça trazer a público o documento oficial enviado pela Macedónia, com o carimbo da respetiva federação e as assinaturas do secretário-geral e do capitão Pandev.

De acordo com a mesma notícia, a FIFA recebeu os votos da Macedónia a 9 de novembro do ano passado. Pandev, em declarações ao canal televisivo espanhol La Sexta garantiu ter votado em Mourinho e sublinhou que se tinham passado «coisas estranhas».
 
Pandev esteve sob as ordens de Moutinho no Inter Milão (foto AP)
Pandev confirma Mourinho sobre irregularidades na votação para melhor treinador do Mundo
Por Redação

O capitão da seleção da Macedónia, Goran Pandev, deu cobro às irregularidades denunciadas por José Mourinho na votação da FIFA para melhor treinador do Mundo.

«Votei em Mourinho. Não sei o que se passou, mas houve alguma coisa estranha», afirmou o jogador ao programa televisivo espanhol La Sexta Deportes.

Isto porque na lista de votos aparece que Pandev votou em primeiro lugar em Vicente del Bosque, que venceu o prémio, seguido de Roberto Mancini e de Jurgen Klopp.

Pandev, que foi orientado por Mourinho no Inter Milão, revelou ainda que já falou com o treinador português sobre o assunto: «Disse-lhe que votei nele, mas não sabia o que tinha acontecido.»

Também o português Paulo Duarte, enquanto selecionador do Gabão, foi referido no mesmo programa, garantindo que não pôde votar porque não lhe foi permitido. E o seu voto seria para... José Mourinho.

21:39 - 20-03-2013
 
RTP Noticias - Goran Pandev confirma denúncias de desvio de votos feitas por Mourinho na RTP - http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=637455&tm=3&layout=122&visual=61&source=mail
 

PORTUGAL MARAVILHOSO - LISBOA


SEBASTIÃO ANTUNES - CANTIGA DA BURRA


PARLAMENTO CIPRIOTA VOTOU CONTRA ANGELA MERKEL


No parlamento cipriota há, no português deu-lhes o míldio

 photo tomates_zpsa13c9718.jpg
 
(RETIRADO DO BLOGUE O JUMENTO)

VITOR GASPAR O MINISTRO QUE NÃO PERCEBE NADA DE DESENHO

SÓ AO FIM DE DOIS ANOS ENCONTROU AS DIFERENÇAS ENTRE O ORIGINAL E A CÓPIA. ENTRETANTO ANDOU A LIXAR OS PORTUGUESES!
QUEM ACREDITA NA COMPETÊNCIA DESTES DOUTORES?


terça-feira, 19 de março de 2013

ENCOMENDE NA SUA LIVRARIA:"TAMBWE-A UNHA DO LEÃO"

 
Sinopse
De Lisboa a Luanda, seguindo por Paris e por bases aéreas bem guardadas na Rússia e na África do Sul, é uma longa viagem sacudida por geografias contrastantes e pelos solavancos da descolonização e do fim da Guerra Fria. Tambwe – A Unha do Leão faz-se disso e de muito mais. É também o percurso interior de Eugénio, à procura da sua infância e da sua razão de ser numa Angola atormentada pela guerra.
Com uma escrita torrencial e opulenta, o autor descola volta e meia da realidade palpável, circunscrita pelo tempo e pelo espaço, e parte para um universo onírico e simbólico, verdadeiro paraíso perdido, porventura para sempre.
Romance de vida e de morte, só uma partitura de Brahms parece restar como energia redentora quando, na noite tropical, se abrem as portas da prisão de Luanda.

EXCERTO
«O rio subterrâneo parou, talvez apenas se tivesse silenciado. A luz que atravessava a abóbada de quartzo desapareceu, talvez não passasse de uma nuvem carregada de chuva a obscurecer o sol. Nada bulia, nada perturbava aquela secreta intimidade, a não ser uma impressionante sensação de poder. Sosseguei, sem medo do tribunal e dos seus juízes. Solene, o chefe Vapor falou em umbundo, apoiando-se no bordão nodoso, polido pelo uso, com as mãos descarnadas pela velhice. Os olhos pequeninos, onde espreitava a cegueira, faiscavam apesar disso. Parecia irritado, pois desferia, no chão, golpes furiosos com a vara de girassonde enquanto a boca desdentada soprava frases que lhe agitavam os pelos da somítica barba. Com a mesma pompa, o meu avô traduziu, o bigode ao sabor de ligeiro tremor do lábio sensual.
Hossi, vem aí uma guerra terrível!» - (p. 152)
 

SEBASTIÃO ANTUNES E TITO PARIS - QUANDO A NOITE JÁ IA SERENA


ASSSUSTADO,O PRIMEIRO-MINISTRO É VAIADO NO ISCSP



http://videos.sapo.pt/MP8j0KP3EJIQRvqt5TWS

É PRECISO NÃO ESQUECER QUEM SÃO OS GAJOS QUE NOS GOVERNAM

VOICES OF FORGOTTEN WORLDS


E SE FOSSE APLICADO EM PORTUGAL O IMPOSTO DE CHIPRE?

E se fosse em Portugal? Imposto sobre depósitos rendia 12,7 mil milhões

Por Sandra Almeida Simões, publicado em 19 Mar 2013 - 03:10 | Actualizado há 8 horas 53 minutos
Relatório do Fundo de Garantia de Depósitos revela que apenas 197 276 depositantes têm mais de 100 mil euros
 
  • Imposto sobre depósitos, chipre
    Bancos cipriotas estão encerrados até quinta-feira. Multibancos estão sem dinheiro e muitos foram vandalizados na sequência do anúncio do imposto sobre dep...
O imposto sobre os depósitos em Chipre provocou ontem ondas de choque um pouco por toda a Europa. Em Portugal, o governo ainda não se pronunciou, mas o Presidente da República alertou: “Parece-me que a Europa está a trilhar caminhos perigosos. Os livros ensinam-nos que, quando há falta de confiança num sistema bancário, não há quase nenhum país que escape.”

VEIGA SIMÃO-PARTIDOS SÃO AGÊNCIAS DE EMPREGO

Manifesto é hoje lançado. Veiga Simão: "Partidos são agências de empregos"

Por Luís Claro, publicado em 19 Mar 2013 - 03:10 | Actualizado há 8 horas 43 minutos
Manifesto que pede mudanças no sistema político é hoje apresentado. O próximo passo poderá ser pedir uma audiência a Cavaco Silva.
  • Manifesto. Veiga Simão
    Veiga Simão é um dos subscritores do manifesto e lamenta que os políticos estejam “divorciados” dos eleitores
    ANTóNIO SILVA/lusa
JORNAL I

CHIPRE - RÚSSIA DECLARA GUERRA À EUROPA

Chipre. Rússia declara guerra à Europa no controlo estratégico da ilha do Médio Oriente

Por António Ribeiro Ferreira, publicado em 19 Mar 2013 - 03:10 | Actualizado há 8 horas 41 minutos
 
Gazprom paga resgate de 10 mil milhões em troca do gás natural. Putin diz que taxa sobre os depósitos é perigosa e Medvedev fala em confisco do dinheiro das pessoas
  • Chipre. Rússia declara guerra à Europa
    O Kremlin não vai ficar de braços cruzados perante as medidas da União Europeia
    RIA Novosti/Reuters
JORNAL I

E SE UM DIA A GAZPROM COMPRASSE PORTUGAL?

ESTA MEDIDA TEM UM MÉRITO: REVELA DO QUE ESTA GENTE É CAPAZ!

 

E se um dia a Gazprom comprasse Portugal?


por PEDRO TADEUHoje
Diário de Notícias
 
Então chegámos ao ponto em que uma empresa se propõe comprar um país da União Europeia. Não se trata de comprar uma ilha das Caraíbas pintalgada por palhotas folclóricas. Trata-se da aquisição, a preço de saldo, de um pequeno Estado, é certo, mas que é membro da, ó mito, poderosa Zona Euro... É revolucionário!
A russa Gazprom (onde, discretos, florescem seis por cento de capitais alemães) aceita ficar com a dívida de Chipre se, em troca, lhe concederem o direito de explorar livremente o gás natural da região. O negócio pode fazer-se por dez mil milhões de euros, o que, admite-se, para as contas da 15.ª maior companhia do mundo será pouco mais do que uma bagatela.
A intenção surge na sequência da decisão dos ministros das Finanças do euro de cobrar uma taxa sobre o dinheiro que está depositado nos bancos de Chipre. Segundo li em vários jornais económicos, nada suspeitos de simpatias coletivistas ou de tendências esquerdistas, "este ato de terrorismo de Estado" (sic) é já candidato a medida política mais estúpida do século.
Esta gente é mesmo capaz de nos roubar! Esta gente vende-nos, a nós, povos, como vende qualquer mercadoria. Com esta gente nada podemos dar como certo, nem sequer a segurança do dinheiro que depositamos nos bancos - um dos pilares da arquitetura da economia capitalista.
Cito: "Todas as pessoas têm o direito de fruir da propriedade dos seus bens legalmente adquiridos, de os utilizar, de dispor deles e de os transmitir em vida ou por morte. Ninguém pode ser privado da sua propriedade, exceto por razões de utilidade pública, nos casos e condições previstos por lei e mediante justa indemnização pela respetiva perda, em tempo útil. A utilização dos bens pode ser regulamentada por lei na medida do necessário ao interesse geral." Este é o artigo 17.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Para esta gente, que governa o euro, este texto não existe ou, então, o seu conceito de "interesse geral" é coisa muito, muito particular...

Esta medida desumana sobre o povo de Chipre - votada favoravelmente, sem surpresa, sem vergonha, pelo ministro português Vítor Gaspar - tem um mérito: revela, em toda a sua crueza, do que esta gente é capaz; faz-nos cair, brutalmente, na pura realidade; dá-nos consciência da montanha que temos de derrubar se um dia quisermos viver numa sociedade com uma governação decente; lembra--nos que corremos mesmo o risco de deixarmos de viver numa democracia, para passarmos a ser geridos, 24 horas por dia, como nos piores romances futuristas, por uma gigantesca companhia.