quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cartoons Políticos -2ª parte

Figo maduro


Carga laboral


A razão dos enfermeiros


A luta continua...


A refeição do PGR


O fim das escutas


Q'exagero!


TOURADA Louçã vs Sócrates

Setúbal | Cidade vai ter praia em 2011 : Saem estaleiros, regressa Praia da Saúde novinha em folha

A requalificação da zona ribeirinha poente de Setúbal tem como ponto alto a reconversão da praia da Saúde, uma praia urbana com cerca de 100 metros de extensão, emblemática nos anos 1960/70 e que posteriormente se perdeu para os estaleiros que ocuparam aquele espaço. Agora, avança-se com a reconversão da praia com as obras a estarem concluídas em 2011. Terá passeio ribeirinho, áreas de recreio, ciclovia, arborização e espaços verdes. A frente ribeirinha, cujo plano de requalificação está orçado em milhão e meio de euros, terá também equipamentos de apoio à actividade náutica, espaço de restauração e um ancoradouro onde a autarquia pretende ancorar uma fragata para instalar uma extensão do Museu do Mar.


Luto Nacional - 22 e 23 Maio

































quarta-feira, 5 de maio de 2010

Não divulgar, é cumplicidade!

O pior é que mesmo os que criticam estas e outras situações inaceitáveis,quando a elas acedem, já acham que está tudo bem...
É preciso que se saiba "... que os portugueses comuns (os que têm trabalho) ganham pouco mais de metade (55%) do que se ganha na zona euro,mas os nossos gestores recebem em média: - mais 32% do que os americanos; - mais 22,5% do que os franceses; - mais 55 % do que os finlandeses; - mais 56,5% do que os suecos" (dados de Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 24/10/09)

E são estas "inteligências" que chamam a nossa atenção, dizendo que"os portugueses gastam acima das suas possibilidades". E que dizer dos nossos políticos?
Só que os portugueses andam a DORMIR! ACORDEM ! ! !

Fotos Maputo, Marracuene/Macaneta,Namaacha,Inhaca,Pontado Ouro e Bilene

Maputo:http://www.pauloliveira.com/FotosMoz16Set06/Ex-Lourenço Marques - a capital

Marracuene-Macaneta http://www.pauloliveira.com/MarracueneMacaneta/
A 20 km de Lourenço Marques por estrada alcatroada (entretanto oalcatrão derreteu), depois atravessava-se por ferry, estilo Tróia, massó 4 carros de cada vez. Praia com boas ondas, perigosa na vazante porcausa das correntes, pois ficava na foz do rio Incomati. Foi emMarracuene que Mouzinho de Albuquerque, dominou finalmente o régulo(Rei) Gongunhana..

Namaacha http://www.pauloliveira.com/Namaacha/
A 90 km de L M era como Sintra (pelo clima), fazia fronteira com aSwazilandia. Íamos lá à noite de fim-de-semana tomar café. Como haviapouco movimento era meia hora de carro por estrada alcatroada queainda está em bom estado. Tem umas pequenas cascatas muito giras queestão com falta de água.

Inhaca http://www.pauloliveira.com/Inhaca/
Ilha à frente de L M, com um motel onde passei boas férias. A piscinado motel (vê-se nas fotos), era de água salgada directa do mar. Adiscoteca (antes boite) era de arrasar. Do outro lado da ilha (só sevê a frente) era de corais e podíamos nadar entre os peixes.

Ponta do Ouro http://www.pauloliveira.com/PontaOuro/
Praia selvagem, boa para naturismo. Ondas grandes mas não perigosas.Muito peixe para pescar desde a praia junto às rochas. Ás vezes,viam-se tubarões. Para sul, estrada de areia, 100 km a papar pieiraestilo Dakar (podias ir a prego a fundo pois era larga e com movimentonum só sentido. Íamos todos sexta-feira. Vínhamos todos Domingo..

Costa do Sol http://www.pauloliveira.com/CostaSol/
Praia dentro da cidade de L M. Tinha restaurante de um grego.Especialidade: mariscos. Dançava-se no salão de jantar ao som deconjunto.

Bilene http://www.pauloliveira.com/Bilene/
A 180 km de L M para norte, duas horas de carro, porque a ligação paralá (40km) era de alcatrão, mas estrada estreita. Refúgio de fim desemana. Lagoa de água muito límpida. Na maré cheia (marés vivas)entrava água do mar. Do lado do mar praia com rochas.

Cartoons Políticos -1ª parte


Tásse bem




A festa da Flor na Madeira




A Franco-deputada



Até que a voz me doa



A solução óbvia



A erecção do Primeiro Ministro





A Europa dos Tansos e dos Otários




Dá que pensar sobre o rumo que a sociedade vem tomando...

Strawberry fields forever

O homens europeus descem sobre Marrocos com a missão de recrutar mulheres.Nas cidades, vilas e aldeias é afixado o convite e as mulheres apresentam-seno local da selecção.Inscrevem-se, são chamadas e inspeccionadas como cavalos ou gado nas feiras. Peso, altura, medidas,dentes e cabelo, e qualidades genéricas como força, balanço, resistência. São escolhidas a dedo, porquesão muitas concorrentes para poucas vagas. Mais ou menos cinco mil são apuradas em vinte e cinco mil.A selecção é impiedosa e enquanto as escolhidas respiram de alívio, as recusadas choram e arrepelam-see queixam-se da vida. Uma foi recusada porque era muito alta e muito larga.São todas jovens, com menos de 40 anos e com filhos pequenos.

Se tiverem mais de 50 anos sãodemasiado velhas e se não tiverem filhos são demasiado perigosas. As mulheres escolhidas sãoembarcadas e descem por sua vez sobre o Sul de Espanha, para a apanha de morangos. É umaactividade pesada, muitas horas de labuta para um salário diário de 35 euros. As mulheres têm casa ecomida, e trabalham de sol a sol.É assim durante meses, seis meses máximo, ao abrigo do que a Europa farta e saciada que vimosreunida em Lisboa chama Programa de Trabalhadores Convidados. São convidadas apenas as mulheresnovas com filhos pequenos, porque essas, por causa dos filhos, não fugirão nem tentarão ficar naEuropa. As estufas de morangos de Huelva e Almería, em Espanha, escolheram-nas porque elas sãoprisioneiras e reféns da família que deixaram para trás.
Na Espanha socialista, este programa derecrutamento tão imaginativo, que faz lembrar as pesagens e apreciações a olho dos atributos físicos dosescravos africanos no tempo da escravatura, olhos, cabelos, dentes, unhas, toca a trabalhar, quem dámais, é considerado pioneiro e chamam-lhe programa de "emigração ética".Os nomes que os europeus arranjam para as suas patifarias e para sossegar as consciências são ummodelo. Emigração ética, dizem eles.Os homens são os empregadores. Dantes, os homens eram contratados para este trabalho. Eram tãopoucos os que regressavam a África e tantos os que ficavam sem papéis na Europa que alguém selembrou deste truque de recrutar mulheres para a apanha do morango. Com menos de 40 anos e filhospequenos.As que partem ficam tristes de deixar o marido e os filhos, as que ficam tristes ficam por terem sido recusadas.
A culpa de não poderem ganhar o sustento pesa-lhes sobre a cabeça. Nas famílias alargadasdos marroquinos, a sogra e a mãe e as irmãs substituem a mãe mas, para os filhos, a separaçãoconstitui uma crueldade. E para as mães também. O recrutamento fez deslizar a responsabilidade deganhar a vida e o pão dos ombros dos homens, desempregados perenes, para os das mulheres,impondo-lhes uma humilhação e uma privação.Para os marroquinos, árabes ou berberes, a selecção e a separação são ofensivas, e engolem a raiva emsilêncio. Da Europa, e de Espanha, nem bom vento nem bom casamento. A separação faz com quemuitas mulheres encontrem no regresso uma rival nos amores do marido.Que esta história se passe no século XXI e que achemos isto normal, nós europeus, é que parece poucosaudável. A Europa, ou os burocratas europeus que vimos nos Jerónimos tratados como animais de luxo,com os seus carrões de vidros fumados, os seus motoristas, as suas secretárias, os seus conselheiros eassessores, as suas legiões de servos, mais os banquetes e concertos, interlúdios e viagens, cartões decrédito e milhas de passageiros frequentes, perdeu, perderam, a vergonha e a ética. Quem trata assimas mulheres dos outros jamais trataria assim as suas.Os construtores da Europa, com as canetas de prata que assinam tratados e declarações em cenários deouro, com a prosápia de vencedores, chamam à nova escravatura das mulheres do Magreb "emigraçãoética". Damos às mulheres "uma oportunidade", dizem eles. E quem se preocupa com os filhos? Gostariam os europeus de separar os filhos deles das mães durante seis meses? Recrutariam oseuropeus mães dinamarquesas ou suecas, alemãs ou inglesas, portuguesas ou espanholas, para iremdurante seis meses apanhar morango? Não. O método de recrutamento seria considerado vil, umainfâmia social. Psicólogos e institutos, organizações e ministérios levantar-se-iam contra a práticadesumana e vozes e comunicados levantariam a questão da separação das mães dos filhos numa fasecrucial da infância. Blá, blá, blá. O processo de selecção seria considerado indigno de uma democraciaocidental. O pior é que as democracias ocidentais tratam muito bem de si mesmas e muito mal dosoutros, apesar de querem exportar o modelo e estarem muito preocupadas com os direitos humanos.Como é possível fazermos isto às mulheres? Como é possível instituir uma separação entre trabalhadorasválidas, olhos, dentes, unhas, cabelo, e inválidas? Alguns dos filhos destas mulheres lembrar-se-ão.Alguns dos filhos destas mulheres serão recrutados pelo Islão.Esta Europa que presume de humana e humanista com o sr. Barroso à frente, às vezes mete nojo.

Um excelente texto da Clara Ferreira Alves sobre a Europa.
Dá que pensar sobre o rumo que a sociedade vem tomando
.

terça-feira, 4 de maio de 2010

assoc. elucidarte . exposição 'Gabinete de Curiosidades' . inauguração 9 maio




PRÊAMBULO
Os Claustros do Instituto Politécnico de Setúbal apresentam, de 9 de Maio a 5 de Junho, obras únicas contemporâneas do artista Ricardo Leal Gomes, que evocam actos de criação artística e de coleccionismo remotos. O artista trabalha a ideia de ligação de objectos preciosos e arte, fruto da pesquisa que fez na tradição das colecções com gosto pelo exótico, como foi o caso da moda dos Gabinetes de Curiosidades, nos séculos XVI e XVII, onde se coleccionavam peças raras do mundo animal, vegetal e mineral, podendo incluir obras de arte.


INAUGURAÇÃO
9 de Maio, pelas 17h00, com concerto do Ensemble Vocal Manuel Mendes, agrupamento que interpreta obras de compositores dos sécs. XVI e XVII
LOCAL
Claustros do Instituto Politécnico de Setúbal (Ladeira da Ponte de São Sebastião, perto do Museu do Trabalho/Apeadeiro Ferroviário do Quebedo) / mapa
DATA
9 de Maio a 5 de Junho de 2010
HORÁRIO
2.ª feira a sábado / 12h00-18h30


PROGRAMA DE ACTIVIDADES
9 de Maio, domingo, 18h00
Concerto do Ensemble Vocal Manuel Mendes, agrupamento que interpreta obras dos sécs. XVI e XVII
15 de Maio, sábado, 15h30
Concerto da Orquestra de Violoncelos do Conservatório Regional de Setúbal
22 de Maio, sábado, 18h00
Concerto de João Diogo Leitão (guitarra), que interpretará obras de Bach, Joaquin Rodrigo, Manuel Ponce, Heitor Villa-Lobos, etc.
29 de Maio, sábado, 16h00
Visita à Exposição GABINETE DE CURIOSIDADES, comentada pelo artista Ricardo Leal Gomes


Entrada Gratuita

EXCERTOS DE UM ANTIGO DISCURSO DE GUERRA




(escrito entre 609 e 632 d.C.)


“Ó vós que credes! Não tomeis a judeus e cristãos por confidentes: uns são amigos dos outros. Aquele de entre vós que os tome por confidentes será um deles.” (Sura 5, versículo 51, do Alcorão).


“Matai-os até que a perseguição não exista e esteja no seu lugar a religião de Deus. Se eles se converterem, não haverá mais hostilidade.”(Sura 2, versículo 191, do Alcorão).


“A religião, para Deus, é o islão…” (Sura 3, versículo 17, do Alcorão).


“Se as vossas mulheres cometerem a acção infame, chamai de entre vós 4 testemunhas contra elas: se os depoimentos forem realmente contra elas, fechai-as emcasa até que a morte as leve ou que Deus lhes conceda algum meio de salvação.” (Sura 4, versículo 19, do Alcorão).


“Se dois dos vossos homens cometerem a acção infame, castiga-os a ambos; mas se eles se arrependerem ou se corrigirem, deixa-os tranquilos, porque Deus é benigno e misericordioso.” (Sura 4, versículo 20, do Alcorão).


“Os homens são superiores às mulheres pelas qualidades com que Deus os elevou acima delas e porque os homens gastam os seus bens a dotá-las….”(Sura 4, versículo 38, do Alcorão).


“A recompensa dos que fazem guerra a Deus e ao Seu apóstolo e levam a corrupção à Terra consistirá apenas em matá-los ou em crucificá-los, em cortar-lhes as mãos e os pés, de modo alternado, ou ainda em exilá-los….” (Sura 5, versículo 37, do Alcorão).


“Quanto ao ladrão e à ladra, cortai-lhe as mãos em castigo do que cometeram, como castigo exemplar da parte de Deus. Deus é poderoso e prudente .” (Sura 5, versículo 42, do Alcorão).


“Combatei-os até esmagar a revolta e só existir a religião de Deus.”…(Sura 8, versículo 40, do Alcorão).


“Nunca aconteceu um profeta fazer prisioneiros sem cometer grandes carnificinas pela Terra.”…(Sura 8, versículo 68, do Alcorão).


“Alimentai-vos com os despojos que licitamente haveis tirado aos inimigos e temei a Deus.”…(Sura 8, versículo 70, do Alcorão).


“Passados os meses sagrados, matai os idólatras onde os encontrardes, aprisionai-os, cercai-os e armai-lhes emboscadas para os prender.”…(Sura 9, versículo 5, do Alcorão).


“Matai os que não crêem em Deus, nem no Dia derradeiro, que não consideram proibido o que Deus e o seu Profeta proibiram…” (Sura 9, versículo 29, do Alcorão).


“À fornicadora e ao fornicador dareis cem chicotadas a cada um. Que em nome da religião de Deus a compaixão não vos detenha. Que o suplício se faça na presença de certo número de crentes.” (Sura 24, versículo 2, do Alcorão).


“As vossas mulheres são vossa pertença. Desfrutai-as como quiserdes.” (Sura 2, versículo 223, do Alcorão).


“Não tenhais por mortos aqueles que morreram pela causa de Deus. Não! Estão vivos juntos do seu Senhor, estão alimentados.” (Sura 3, versículo 169, do Alcorão)


“O suicida possui seis características para Alá: ele é perdoado, entre os primeiros a serem perdoados; ser-lhe-á mostrado o seu lugar no Paraíso; não será punido no túmulo; está a salvo do supremo terror do dia do julgamento; a coroa da dignidade será colocada na sua cabeça; casará com setenta e duas mulheres no céu; e poderá interceder por setenta dos seus familiares”.

“Quem volte as costas - a menos que seja para retornar ao combate - incorrerá na fúria divina, e o seu refúgio será o Inferno.” (Sura 8, versículo 16, do Alcorão).

“Maomé foi então ao mercado de Medina e ordenou a abertura de uma trincheira. Depois mandou buscar os prisioneiros e, à medida que lhe eram apresentados, decapitava-os.

CAROS LEITORES DO BLOGUE, AGORA COMPAREM ESTE TEXTO COM A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DO DIREITOS DO HOMEM, EM QUE TODAS AS RELIGIÕES SÃO IGUAIS, EM QUE NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE CRENTES E NÃO CRENTES, ENTRE NAÇÕES, ENTRE HOMENS E MULHERES.


AOC

domingo, 2 de maio de 2010

Noticias do Parque Nacional da Gorongosa







Gogogo


O ponto mais alto da Serra da Gorongosa, conhecido localmente como "Gogogo", atinge os 1.863 metros de altura. A região da serra tem muita história e cultura e é tida como sagrada pelas comunidades locais. Os nativos da serra falam um dialecto único proveniente da língua Chisena que se chama Chi-gorongosi. Desconhece-se a origem exacta da palavra "Gogogo", mas existem muitas histórias que são contadas de uma geração para a outra.
Normalmente aceita-se que o termo "Gogogo" surgiu no tempo de guerras com a tribo Nguni (localmente conhecido como Mabzviti) que invadiu a região da serra no século XIX. Durante a guerra, os nativos usaram o seu conhecimento do terreno para ganhar vantagem. Fugiram para o cume da serra e esperaram a perseguição do invasor Nguni. Para se chegar ao cume, existe uma passagem bastante estreita que obrigou os Nguni passarem um por um, enquanto gritavam "go!go!go!". Os nativos conseguiram defender-se e defender a sua serra com rochas e flechas, à medida que os invasores surgiam doutro lado.
Hoje, "Gogogo" é considerada palavra do Chi-gorongosi, mas as origens do termo podem estar associadas à língua Zulu dos invasores Nguni. Se tiver oportunidade de subir a Serra de Gorongosa, pergunte ao seu guia local a história do significado de Gogogo.


: Como Lula pôs o Brasil em destaque no mapa da política

Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis epobres à condição de consumidores; e que também não entende deeconomia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e aindaempresta algum aos ricos.
Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas euniversidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicase entendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva ofilho do pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres emescolas particulares].
Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou osalário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de janeiro de2010], e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disseque o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da ImprensaGolpista, que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada,reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país àliderança mundial de combustíveis renováveis [maior programa deenergia alternativa ao petróleo do planeta].
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais ecolocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a serrespeitado e enterrou o G-8 [criou o G-20].
Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foisindicalista brucutu; mandou às favas a ALCA, olhou para os parceirosdo sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerceliderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto aChaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negrono Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no cargo de"primeira ministra", e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (aconvite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de olhos azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes,criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de oEstado investir; e hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou aindústria automobilística a bater recorde no trimestre [como tambémna linha branca de eletrodomésticos].
Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluênciaentre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as pessoas maispoderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo para o LeMonde, Times, News Week, Financial Times e outros...].
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, játinha empatia e relação direta com George Bush - notada até pelaimprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas umagitador;.. é amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO -American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central detrabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...]e entra naCasa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Samlá, nos "States".
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa;é ator da [maior] mudança geopolítica das Américas [na história].
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nuncaestará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se tornainterlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor debravatas; faz história e será lembrado por um grande legado, dentro efora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois éum pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar comIsrael.
Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos os outros...!

Pedro Lima *
* Economista e professor de economia da UFRJ
http://blogdojuarez.amazonida.com/wp/