quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fotos Maputo, Marracuene/Macaneta,Namaacha,Inhaca,Pontado Ouro e Bilene

Maputo:http://www.pauloliveira.com/FotosMoz16Set06/Ex-Lourenço Marques - a capital

Marracuene-Macaneta http://www.pauloliveira.com/MarracueneMacaneta/
A 20 km de Lourenço Marques por estrada alcatroada (entretanto oalcatrão derreteu), depois atravessava-se por ferry, estilo Tróia, massó 4 carros de cada vez. Praia com boas ondas, perigosa na vazante porcausa das correntes, pois ficava na foz do rio Incomati. Foi emMarracuene que Mouzinho de Albuquerque, dominou finalmente o régulo(Rei) Gongunhana..

Namaacha http://www.pauloliveira.com/Namaacha/
A 90 km de L M era como Sintra (pelo clima), fazia fronteira com aSwazilandia. Íamos lá à noite de fim-de-semana tomar café. Como haviapouco movimento era meia hora de carro por estrada alcatroada queainda está em bom estado. Tem umas pequenas cascatas muito giras queestão com falta de água.

Inhaca http://www.pauloliveira.com/Inhaca/
Ilha à frente de L M, com um motel onde passei boas férias. A piscinado motel (vê-se nas fotos), era de água salgada directa do mar. Adiscoteca (antes boite) era de arrasar. Do outro lado da ilha (só sevê a frente) era de corais e podíamos nadar entre os peixes.

Ponta do Ouro http://www.pauloliveira.com/PontaOuro/
Praia selvagem, boa para naturismo. Ondas grandes mas não perigosas.Muito peixe para pescar desde a praia junto às rochas. Ás vezes,viam-se tubarões. Para sul, estrada de areia, 100 km a papar pieiraestilo Dakar (podias ir a prego a fundo pois era larga e com movimentonum só sentido. Íamos todos sexta-feira. Vínhamos todos Domingo..

Costa do Sol http://www.pauloliveira.com/CostaSol/
Praia dentro da cidade de L M. Tinha restaurante de um grego.Especialidade: mariscos. Dançava-se no salão de jantar ao som deconjunto.

Bilene http://www.pauloliveira.com/Bilene/
A 180 km de L M para norte, duas horas de carro, porque a ligação paralá (40km) era de alcatrão, mas estrada estreita. Refúgio de fim desemana. Lagoa de água muito límpida. Na maré cheia (marés vivas)entrava água do mar. Do lado do mar praia com rochas.

Sem comentários: