domingo, 2 de maio de 2010

Noticias do Parque Nacional da Gorongosa







Gogogo


O ponto mais alto da Serra da Gorongosa, conhecido localmente como "Gogogo", atinge os 1.863 metros de altura. A região da serra tem muita história e cultura e é tida como sagrada pelas comunidades locais. Os nativos da serra falam um dialecto único proveniente da língua Chisena que se chama Chi-gorongosi. Desconhece-se a origem exacta da palavra "Gogogo", mas existem muitas histórias que são contadas de uma geração para a outra.
Normalmente aceita-se que o termo "Gogogo" surgiu no tempo de guerras com a tribo Nguni (localmente conhecido como Mabzviti) que invadiu a região da serra no século XIX. Durante a guerra, os nativos usaram o seu conhecimento do terreno para ganhar vantagem. Fugiram para o cume da serra e esperaram a perseguição do invasor Nguni. Para se chegar ao cume, existe uma passagem bastante estreita que obrigou os Nguni passarem um por um, enquanto gritavam "go!go!go!". Os nativos conseguiram defender-se e defender a sua serra com rochas e flechas, à medida que os invasores surgiam doutro lado.
Hoje, "Gogogo" é considerada palavra do Chi-gorongosi, mas as origens do termo podem estar associadas à língua Zulu dos invasores Nguni. Se tiver oportunidade de subir a Serra de Gorongosa, pergunte ao seu guia local a história do significado de Gogogo.


Sem comentários: