terça-feira, 24 de novembro de 2009

Luanda 1955

CONVITE EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE ARTES VISUAIS - 4 POR 6 - SEIS

Respiração Terra

Além de indicar quantos nascem e morrem no mundo a cada instante,colocando o cursor em cima, de cada país, você obtém outrasinformações, como a sua população e as respectivas emissões de Co2.É notavel (e preocupante) o movimento na China e na India.
Clicar no link abaixo:

http://www.breathingearth.net

Livro de Viagem


Suponhamos, por um momento, que o empregado comercial Fernando Pessoa, o mestre Alberto Caeiro, os dois discípulos, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, e ainda o ajudante de guarda -livros Bernardo Soares eram membros da mesma associação secreta de viajantes.
Será que o lema da associação, a senha passe-partout dos seus membros, poderia ser outra que não esta? Para que precisa de viajar com o corpo quem tão bem viaja com a alma? Ilustrado com pintura e fotografia, este livro é um claro exemplo da filosofia da Guerra e Paz Editores cujo motto é “inventar os seus próprios livros”.
Neste Livro de Viagem o editor reuniu textos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares, oferecendo aos leitores uma visão sistemática da viagem na obra pessoana. Com toda a certeza, nunca nenhum leitor viajou com Fernando Pessoa “ele mesmo” e com os heterónimos, “outros que talvez sejam ele”, como nesta peculiar publicação que o editor, em posfácio, justifica.

Convite

Arte à Sexta - Viriato Soromenho-Marques - "Serão os portugueses anti-americanos?"
6.ª feira, 27 de Novembro, às 21h30, no CLUB SETUBALENSE
Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, leccionando nos cursos de Filosofia e Estudos Europeus. É membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, desde Abril de 2008.
Desde 1978, está ligado à causa da defesa do ambiente. Foi presidente nacional da Quercus entre 1992 e 1995. É membro do Conselho Económico e Social (1992-1996) e do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde Maio de 1998. Foi vice-presidente da rede europeia de conselhos de ambiente (European Environmental Advisory Councils), entre 2001 e 2006. É coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente, desde Fevereiro 2007. É um dos 12 membros do Grupo de Alto Nível que aconselha o Presidente da Comissão Europeia no binómio da Energia/Alterações Climáticas.
É Grande-Oficial da Ordem de Mérito Civil (1997) e da Ordem do Infante D. Henrique (2006).
Efectuou mais de 700 conferências em Portugal e mais outros 20 países.
É autor de três centenas de estudos abordando temas filosóficos, político-estratégicos, e ambientais. De entre os ensaios publicados merecem destaque, no domínio das relações internacionais e do ambiente: Europa: o Risco do Futuro (Lisboa, 1985); Europa: Labirinto ou Casa Comum (Lisboa, 1993); Regressar à Terra: Consciência ecológica e política de ambiente (Lisboa, 1994); O futuro frágil. Os desafios da crise global do ambiente (Lisboa, 1998); Ecologia e Ideologia (Lisboa, 1999, em co-autoria); Metamorfoses. Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável (Lisboa, 2005); O Regresso da América. Que Futuro depois do Império? (Lisboa, 2008).
ENTRADA LIVRE
Para contactos: Salvador Peres
Club Setubalense
939541601