sexta-feira, 6 de julho de 2012

FESTIVAL DE CURTAS NO YOUTUBE - VOTE


Filme português nomeado para Festival de Curtas no Youtube


Uma curta metragem portuguesa foi selecionada para o primeiro festival do género no Youtube. As votações para escolher os 10 melhores decorrem até 13 de julho e o realizador português até já tem proposta preparada para apresentar caso ganhe.


Uma curta metragem portuguesa está entre as 50 finalistas (de 15 mil vídeos enviados) do Your Film Festival, promovido pelo Youtube. A curta, de Bernardo Nascimento, já marcou presença e ganhou prémios em festivais internacionais, conta o próprio, e foi agora escolhida para ir a votação final.


O Your Film Festival é o primeiro evento do género no agregador de vídeos e conta com a participação do realizador Ridley Scott. De um leque de 15 mil trabalhos candidatos, foram escolhidos 50 vídeos para seguirem para as "meias-finais". Neste momento, e até 13 de julho, é possível votar nestes 50 trabalhos e eleger quais os 10 melhores. Os vencedores serão exibidos no Festival de Veneza, onde Ridley Scott vai escolher e anunciar o grande premiado. O derradeiro vencedor vai receber como prémio 500 mil dólares para fazer uma longa metragem, produzida por Ridley Scott e pelo atual "menino bonito" do cinema, Michael Fassbender.


"North Atlantic" é a única curta metragem portuguesa nestas "meias-finais" de acesso ao prémio desejado. Pode ver e votar diariamente na proposta portuguesa presente neste campeonato de curtas online no Youtube ou através do site www.curta portuguesa.com

Estar entre os 50 finalistas é um "privilégio", garante Bernardo Nascimento

A curta metragem selecionada surge como uma mistura de diversas histórias sobre a mesma temática. Na película, podemos assistir à conversa entre um controlador aéreo nos Açores e um piloto, enquanto os dois, apesar da distância e de comunicarem via rádio, formam um laço momentâneo, mas profundo. Este é o primeiro filme de Bernardo que, em conversa com o JN via Skype, explica que a história surgiu "de forma orgânica". A inspiração veio de uma notícia e germinou uns anos depois, com a visualização de uma animação onde se incluiam histórias de aviões. "Tenho familiares que foram controladores aéreos e acabei por descobrir uma série de histórias semelhantes. Juntei elementos de várias e acrescentei algumas coisas para construir o guião que acabou por ser o 'North Atlantic'", explica.


A oportunidade de participar neste festival online surgiu a convite do "programador de curtas do festival de Sundance, curador deste festival do Youtube", fala. "Ele entrou em contacto comigo, desafiando-me a apresentar o filme. Eu disse-lhe que achava que era má ideia. Achava que o meu filme perderia no ecrã pequeno, com má qualidade de som, pois é um filme com planos largos, pouco diálogo. Mas ele insistiu e hoje estou-lhe muito grato", garante.

Quanto ao facto de ter sido selecionado entre 15 mil possíveis candidatos, Bernardo garante que é "um privilégio". "Estava a chegar ao fim do meu percurso de festivais em sala e poder fazer o lançamento online através de uma plataforma com esta escala acaba por pesar no outro lado da balança", salienta. Como tal, garante estar "bastante satisfeito". "O filme tem tido um feedback fantástico e parece que também resulta online", diz.

Bernardo vive em Londres, onde teve a "primeira oportunidade de fazer um filme". "Foi o primeiro sítio onde tive um subsídio e o filme acabou por ser filmado aqui, com muito poucas verbas", diz. O filme acabaria por estrear no London Film Festival, de onde partiu para diversos festivais internacionais. Por cá, o filme estreou-se em Vila do Conde e percorreu alguns festivais portugueses. No entanto, é agora que a curta chega a mais pessoas em Portugal, esclarece o realizador. "Há muita gente em Portugal a ver o filme, talvez por ser uma curta portuguesa, por ser a única nesta fase", garante. "Estou a chegar a mais portugueses agora, mais do que nunca. Isso sabe muito bem", admite.


Quanto ao prémio final, o realizador português admite que trabalhar com Ridley Scott é uma proposta "aliciante", confessando que "Blade Runner" é uma referência. "Mas o que me entusiasma não é trabalhar com ele. É ter forma de fazer os meus próximos filmes", confessa. Mesmo assim, seria "um privilégio ter uma estrutura como a que Ridley Scott traria para a feitura de uma longa", diz.


Por isso, já se pensa, claro, em chegar a Veneza. "Não concorro a nada por acaso, se não não valeria a pena. Acho que é perfeitamente possível [ganhar]", fala. E, se o conseguir, já tem que apresentar a Ridley Scott. "Tenho uma longa [metragem] preparada, se lá chegar". "Estou a trabalhar num guião original de um argumentista escocês, que é a história de quatro adolescentes na última semana de férias de verão numa vila costeira escocesa. Gostei muito do guião original quando o li, porque refletia muito a minha adolescência em Lisboa e é muito universal", elabora.
(JORNAL DE NOTÍCIAS)

Sem comentários: