As agências de viagens estrangeiras aproveitam o recente protagonismo da Madeira nos media internacionais para lançar novos pacotes especiais para a observação do buraco financeiro da Região. Depois da observação de cetáceos, da contemplação de jardins e do birdwatching, os tour operators acreditam ter descoberto um novo mercado.
“O interesse tem sido enorme”, diz-nos um responsável, que não quis ser identificado para não entregar o ouro ao bandido. “Para além das qualidades que já todos lhe reconhecem, como a natureza e o fogo de artifício na passagem de ano, a Madeira tem uma nova atração que é quase única no Mundo: um Buraco Colossal!” Para este alto quadro de uma das maiores agências mundiais, “não há outro lugar onde se possa observar, em simultâneo, um gigantesco fogo de artifício no céu e um colossal buraco no chão!”
Um especialista em turismo afirma que o importante agora é saber capitalizar, complementando a oferta à volta do buraco. “Repare, isto é tudo uma questão de criatividade e know how. O Buraco Colossal é só o começo… É a âncora! À volta dele, temos de promover mais oferta do mesmo género, de modo a fixar este tipo de turista.”
Outro agente de viagens concorda e diz que será muito fácil fazê-lo: “A Madeira tem, de facto, inúmeras atrações que permitem apresentar uma oferta completa aos nossos clientes. Com um Buraco Colossal, um circo no parlamento e uma classe política recheada de dinossauros e marionetas, isto pode ser melhor do que a EuroDisney!”
REFER – 9 MIL MILHÕES
METRO DE LISBOA – 5,5 MIL MILHÕES
PARQUE ESCOLAR – 4,5 MIL MILHÕES
CP – 3,8 MIL MILHÕES
METRO DO PORTO – 2,5 MIL MILHÕES
ALQUEVA – 1,2 MIL MILHÕES
ESTRADAS DE PORTUGAL – 1000 MILHÕES
RTP – 1000 MILHÕES
CARRIS – 600 MILHÕES
BPN – 1800 MILHÕES DE EUROS
BPN – 2ª REMENDO – 4,6 MIL MILHÕES “ E AINDA NÃO ACABOU”
BPP – 400 MILHÕES DE EUROS
SUBMARINOS – 769,3 MIL MILHÕES
SUBMARINOS II – 63,6 MIL MILHÕES
“DERRAPAGEM DO ORÇAMENTO” SUBMARINOS – 215,2 MIL MILHÕES DE JUROS..
OS CASOS FREEPORT ETC. ETC.