quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

VIAGEM PELO MUNDO EM PORTUGUÊS (CONTINUAÇÃO)


REINICIAMOS ESTA "VIAGEM EM PORTUGUÊS" COM UM TEXTO SOBRE A ÁFRICA DO SUL (10-01-2012), DEPOIS (11-01-2012) COM UM TEXTO SOBRE A ALEMANHA, HOJE, PROSSEGUIMOS COM INFORMAÇÃO SOBRE A AMÉRICA LATINA.


Uma Viagem pelo Mundo em Português
  
América Latina - Portugal

Em Portugal, tem-se ignorado de forma sistemática a contribuição decisiva de inúmeros portugueses que participaram na conquista e construção do Império Espanhol, e depois no processo de independência das suas colónias.

A história de países como o Argentina, Bolívia, Colombia, Cuba, Chile, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Peru, Paraguai, Uruguai, Venezuela entre outros, são inexplicáveis se não tivermos em conta a decisiva contribuição dos portugueses para a sua formação.

1. Descobridores, conquistadores e governadores
Todas as descobertas e conquistas espanholas, desde 1492, contaram, sem excepção conhecida, com a colaboração de portugueses.
Ao contrário do que se fez crer, os portugueses não apenas se destacaram na exploração do continente africano, da Ásia e Oceania, mas também e sobretudo do continente americano.

2. Comerciantes
A rede comercial que os portugueses criaram a partir do século XVI, envolvendo todos os continentes conhecidos, foi fundamental para escoar o produtos das Indias Espanholas, mas também para o seu abastecimento e desenvolvimento. O Ninguém conhecia melhor as colónias espanholas do que os portugueses, e estava em condições para criar o "capitalismo comercial".

O comércio em muitos países como o Peru, Equador, Colombia, Argentina, Paraguai, entre outros, estiveram durante século nas mãos de portugueses. O Brasil tornou-se também numa excelente plataforma para atingir estes objectivos comerciais.
3. Agricultores e Criadores de Gado
Colombo foi buscar gado a Cabo Verde que os portugueses aí criavam. A partir do Brasil, levaram-no para a região do actual Uruguai e depois para a Argentina. Os célebres "gauchos", da palavra portuguesa "gaudério" tornaram-se os principais criadores de gado do mundo.

4. Mineiros
No Alto Peru, em Potosi, a mais importante cidade e região mineira do Império Espanhol, desde o inicio contou sempre com inúmeros mineiros portugueses. Em meados do século XVI eram já considerados especialistas na pesquisa de minérios.
Henrique Garcês (Enrique Garcés) a mando do Vice-Rei 1º. Marques de Cañete, por volta de 1557, pesquisou azogue necessário para extracção da prata em Caxatanbo, Huáyllas, Huánuco e Huamanca, tendo-o encontrado no cerro do Parás (Huamanca).
No México, nas minas de Zacatecas, os portugueses contam-se ente os primeiros a instalarem-se na região, sobretudo depois da descoberta das minas de San Demetrio (1566). Alonso Gonzáles, conta-se foi um dos primeiros mineiros. Na região formou-se um importante comunidade de mineiros e comerciantes, ao ponto de se tornarem no principal alvo da Inquisição espanhola no século XVII. 
Nas minas de Pachuca (Thahuilipam, Da Arriba, Real de Monte e Atotomilco), também no México, em 1610, os registos oficiais identificavam cerca de 20 portugueses. Onde havia minas, havia lusos.

5. Artesãos

6. Escravatura
Desde o inicio do século XVI, com raras excepções, o abastecimento de mão-de-obra escrava para as colónias espanholas era feito por portugueses.
7. Inquisição Espanhola
Com excepção da Inquisição da Cartagena (Colombia) e de Buenos Aires (Argentina), os portugueses foram as principais vitimas da Inquisição espanhola.
O principal objectivo dos inquisidores, não era o combate contra as heresias ou o judaísmo, mas sim apoderarem-se dos bens que estes possuíam.

8. Expansão do Brasil
No Tratado de Alcáçovas-Toledo, em 1479/80, os portugueses asseguraram a posse de futuros domínios no Hemisfério Sul a Oeste de Africa. É muito provável que já os conhecessem.
No Tratado de Tordesilhas, em 1494, consagraram a sua posse.
Depois da oficialização da "descoberta" do Brasil, em 1500, trataram de expandir o território para sul, oeste e noroeste, ultrapassando os limites definidos no Tratado de Tordesilhas. Um objectivo que conseguiram, com notável êxito entre1500 e a 7 de Setembro de 1822, data da independência desta colónia. 
Esta expansão não apenas condicionou as fronteiras de quase todos os países da América do Sul, mas os episódios que envolveu esta luta fazem parte integrante das história dos mesmos.

9. Guerras entre Portugal e a Espanha
As continuas guerras entre os dois países foram transferidas pelos portugueses para a América, onde possuíam melhores meios de defesa e ataque.
Neste continente o peso da população de origem portuguesa em relação à espanhola era esmagador. Entre 1509 e 1790, apenas cerca de 200 mil espanhóis emigraram para a América. No mesmo período, cerca de 3 milhões de portugueses fixaram-se ao longo de todo o continente americano, em especial no Brasil.
Quando Portugal era ameaçado ou invadido, a resposta não se fazia espera o outro lado do Atlântico, ocasiões que foram aproveitas para expandir o território brasileiro.
Em 1801, por exemplo, a Espanha apoiada pelos franceses invade Portugal, usurpando Olivença. Os portugueses, como resposta invadem a região do Rio da Prata, anexando ao Brasil vastos territórios que vieram a constituir o Estado de Rio Grande do Sul. Em 1815, a Espanha recusa-se a entregar Olivença, os portugueses como resposta ocupam em 1816 toda a Banda Oriental (Uruguai), criando aí o Estado da Cisplatina. 
A França teve a mesma resposta, por parte de Portugal. Quando invadiu Portugal, em 1807, os portugueses ocuparam as guianas francesas. 
- Alianças internacionais. Para fazerem frente às ameaças espanholas, os inimigos históricos dos portugueses, estes tiveram que estabelecerem alianças com outros países, em particular com a Inglaterra. Em troca não apenas lhes deram enormes vantagens comerciais nos seus territórios, mas conduziram os ingleses ao domínios espanhóis, apoiando-os na sua conquista. Esta situação aconteceu na Terra Nova (Canadá), na Jamaica, Rio da Prata e em muitas outras regiões da América.
- Pirataria. Uma dos mais eficazes processos de guerra utilizado pelos portugueses os espanhóis, nomeadamente entre1580 e 1668, foi através da pirataria contra as suas cidades e navios. Nestes ataques os portugueses surgem frequentemente aliados aos ingleses, holandeses e franceses. Pilotos portugueses, por exemplo, conduziram corsários ingleses, como Francis Drake ao coração do Império Espanhol.  
10. Independência das Colónias Espanholas
No inicio do século XIX, os portugueses estão divididos. Uns estão directamente envolvidos nos movimentos de rebelião contra os espanhóis pela independência das suas colónias, outros apoiam a continuidade do domínio espanhol.
Muitos portugueses estiveram na linha da frente do processo de independência. Na Argentina, por exemplo, em 1803, um português funda a primeira lógica maçónica deste país, que tinha como objectivo a independência e a felicidade.
Carlota Joaquina de Bourbon, esposa do rei português D. João VI, poucos meses depois de chegar ao Rio de Janeiro, em 1807. recebe a notícia que a sua família fora sequestrada por Napoleão Bonaparte, que colocou no trono de Espanha o seu irmão - José Bonaparte. A partir daqui afirma-se como a legitima representante da Coroa Espanhola, e concebe um plano para governar as colónias espanholas, transformando-se na rainha do Rio da Prata. A confusão instala-se nas colónias espanholas, provocando crescentes conflitos internos e desmembrando o seu governo.
Muitos portugueses envolvem-se no apoio estratégico ao partido de Carlota Joaquina ("carlotismo"), fazendo continuas incursões militares nas colónias espanholas, o que fez crescer os movimentos que lutavam pela Independência. Algumas destas incursões resultavam em novas anexações ao territórios do Brasil na América Latina.

Carlos Fontes

Sem comentários: