sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MANUELA FERREIRA LEITE É UM COMBOIO INDIANO A DESCARRILAR


Manuela Ferreira Leite é um comboio indiano a descarrilar

Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

8:00 Sexta feira, 13 de janeiro de 2012

Eu já tinha percebido que a Dra. Manuela Ferreira Leite, por muito boas intenções e qualidades que lhe reconheça, quando descarrila é como um acidente ferroviário na Índia. Morrem 100 no interior e desaparecem os 200 que vão alapados no tecto das carruagens ou pendurados no exterior. As autoridades têm de andar 5 dias a apanhar bocados de indiano num raio de 150km em volta do local do acidente. Com a Dra. Manuela Ferreira Leite o cenário é mais ou menos o mesmo, consegue ser uma acidente ferroviário indiano em apenas três ou quatro frases. E aparentemente sai do local da colisão com a mesma cara imperturbada que entrou, como se nada se tivesse passado. Intocável e intocada.

"A ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, defendeu (...) no programa "Contra Corrente" da SIC Notícias, que os doentes com mais de 70 anos que precisem de hemodiálise devem pagar os tratamentos." "Respondendo à questão se não acharia "abominável" que se discutisse se alguém que tem 70 anos tem direito à hemodiálise ou não, Ferreira Leite respondeu que "tem sempre direito se pagar". Mas continua o descarrilamento, neste momentos dezenas de indianos rolam ribanceira abaixo: "será inevitável que tratamentos desse estilo - evidentemente que existem, e que as pessoas têm direito a eles - desde que paguem. Fora disso não é possível gratuitamente. O país não produz riqueza para isso e se não produz riqueza para isso degrada-se a qualidade"

Ora bem, acho que não preciso de rotular o que transcrevi, até porque quem leu deve estar a achar o mesmo que eu. Esta declaração é provavelmente das mais desumanas, intoleráveis e cruéis que tenho ouvido nos últimos tempos. E atenção que tenho ouvido muita baboseira saída da boca de quem se acha no direito de continuar a opinar sobre a vida dos portugueses e da forma como esta deve e não ser conduzida.

A minha pergunta é só esta: saberá a senhora (que certamente nunca teria problema em pagar os seus tratamentos de hemodiálise, caso deles necessitasse, por falta de dinheiro) que a média de idades dos doentes que recorrem a este tipo de tratamento é de 68 anos de idade? Sabe? Então a sua frase ainda é mais atroz (e peço desculpa pela franqueza). Saberá ainda que muitos deste doentes têm de pagar do seu próprio bolso o transporte (centenas de quilómetros por vezes) até ao local de tratamento, três ou até mais vezes por semana? Sabia? Não creio. Sabia? Palavra? E mesmo assim proferiu esta declaração miserável?
Quanto ao país "não produzir riqueza para isso" só lhe respondo assim: vejo todo o santo dia o país "produzir riqueza" para continuarmos a sustentar nomeações milionárias para cargos titulados por gente comprometida, autênticos sorvedouros de toda uma população cada vez mais em dificuldade. Por isso, peço-lhe algum decoro. A "riqueza" de um país vê-se na forma como o Estado trata os seus. E quanto à forma como a senhora nos quer tratar estamos conversados, é de uma "qualidade" inenarrável.



Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/manuela-ferreira-leite-e-um-comboio-indiano-a-descarrilar=f699242#ixzz1jMVc9tpi

Sem comentários: