terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ÁFRICA DO SUL - VIAGEM PELO MUNDO EM PORTUGUÊS

VAMOS CONTINUAR A PUBLICAR A VIAGEM À VOLTA DO MUNDO EM PORTUGUÊS, AGORA COM INFORMAÇÃO MAIS DETALHADA.

Uma Viagem pelo Mundo em Português


África do Sul - Portugal

Descoberta.

Os primeiros europeus a chegarem à África do Sul foram os portugueses (séc.XV). Ao longo dos séculos os seus barcos faziam aqui escala a caminho da Oriente (India, Macau, Timor, etc), mas também de Moçambique. Atestando a sua presença diversas Regiões e localidades continuam a possuir nomes portugueses (Cabo, Natal, etc). Esta presença continua ainda a ser muito significativa.

Século XVII. Antes da fundação de uma colónia, no século XVII, pelos holandeses, não podemos falar de emigração. A África do Sul era considerado um território português.

João de Souza é considerado o primeiro emigrante português da nova colónia. Era de origem judaica e no dia 5 de Agosto de 1696 foi baptizado numa igreja reformada holandesa da cidade do Cabo.

Século XX. Entre os emigrantes portugueses mais famosos, conta-se o poeta Fernando Pessoa, que viveu e estudou em Durban, onde possui aliás uma estátua.

A grande vaga de emigrantes deu-se a partir dos anos 50 do século XX, na sua maioria oriundos das ilhas da Madeira.
Após a Independência de Angola e Moçambique (1975), ocorreu uma segunda vaga, quando milhares de portugueses que haviam abandonado estes países se fixaram na África do Sul. Muitos acabam por identificados com a política racista do seu governo branco.

Com o fim do regime do "apartheid", em 1990, todos os brancos, incluindo os portugueses, passam a acusados de terem colaborado com as práticas racistas anteriores. Não tardou em ocorrer um aumento dos atentados e assassinatos de brancos. Até 2000 foram assassinados 20 portugueses. Esta comunidade ficou então alarmada com a escalada da violência. No dia 15 de Novembro de 2000, realiza uma marcha em Joanesburgo, contra a violência, acusando o Governo Sul Africano de nada fazer. Na altura o ministra da segurança, Steve Tshwete (entretanto falecido) acusa a comunidade portuguesa de ter colaborado com o regime do "Apartheid", e estar envolvida em "crimes" no país. No ano seguinte foram mortos 31 portugueses. Nos primeiros 6 meses de 2002 foram mortos 15. Não estamos perante qualquer perseguição de cariz racista a uma dada comunidade, mas de um aumento brutal e da criminalidade neste país, onde as clivagens sociais continuam a ser enormes.

Quantos emigrantes portugueses residem na África do Sul ? Os números continuam a ser muito diversos. Chegaram a ser 600 mil, actualmente serão perto de 500 mil, embora os dados consulares registem apenas 135 mil (dados de Julho 2002)

Carlos Fontes

Sem comentários: