sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CANHÃO TIPICAMENTE PORTUGÊS PODE REESCREVER HISTÓRIA AUSTRALIANA

Canhão encontrado na Austrália poderá ser português e ter mais de 500 anos

Por Agência Lusa, publicado em 10 Jan 2012 -

Christopher, de 13 anos, encontrou em janeiro de 2010 numa praia do norte da Austrália aquilo que se julga ser um canhão pedreiro como os que eram utilizados nos navios portugueses do século XVI, informou a imprensa local.

Barbara, a mãe de Christopher, informou o Museu de Darwin sobre a descoberta, mas só nas últimas semanas é que o artefacto foi pedido à família australiana para ser examinado, não tendo ainda sido confirmada a sua origem, apesar de a imprensa local especular que poderá pertencer aos portugueses do século XVI.

Portugal ocupou Timor, no sudeste asiático, em 1515, mas a possibilidade de os exploradores lusos terem viajado no início do século XVI mais cerca de 700 quilómetros, até à costa norte da Austrália, ainda está por provar.

Especialistas deverão analisar a autenticidade da arma e a relação entre o local onde foi descoberta, bem como a eventual chegada dos portugueses à costa norte da Austrália no século XVI, de acordo com a agência noticiosa australiana AAP.

Outra possibilidade é que o objeto tenha sido levado pela maré até esse lugar ou que tenha sido deixado por comerciantes do século XVI, refere o mesmo despacho daquela agência.

O contacto mais antigo que os europeus tiveram com a Austrália e que foi provado data de 1606 aquando da chegada do navio holandês Duyfken a mando de Willen Jansz. Mas só em 1770, o capitão James Cook reclamou a costa oriental da Austrália para a coroa britânica sob o pretexto jurídico de ser "terra de ninguém".

Sem comentários: