quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PRIVILÉGIOS


http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13496446/1

PRIVILÉGIOS: O DR. MARQUES MENDES TEM RAZÃO, MAS ESQUECEU-SE DE REFERIR OS SEUS PRÓPRIOS PRIVILÉGIOS, OS PRIVILÉGIOS DOS DEPUTADOS, JUÍZES, MINISTROS, GESTORES PÚBLICOS, GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL, ANTIGOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA, ETC, ETC.

SE É PARA MORALIZAR E SALVAR O PAÍS DA FALÊNCIA, VAMOS COMEÇAR POR CIMA, POR AQUELES QUE DEVEM DAR O EXEMPLO:

1-Aos 5o anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a pensão a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros.
Contudo um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneração média da sua carreira contributiva.


2-António Capucho diz que o salário de Eduardo Catroga é "escandaloso" e vai reflectir-se na conta da electricidade.
"Este senhor que vai presidir este órgão, isso é que é um escândalo, vai ganhar 11, 12 vezes do que por exemplo, ganha o António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, ou Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto. Mais grave que isso é que se esquece de dizer que o vencimento dele, embora aquilo seja uma empresa privada, vai ser repercutido na factura de electricidade que me chega a casa todos os meses", disse.

3-Mas o recorde das subidas de salários entre 2007 e 2008 pertenceu à Rede Eléctrica Nacional REN. Os gestores desta empresa liderada por José Penedos viram o seu ordenado aumentar 157%, de um ano para o outro. Uma subida impressionante, em tempo de crise. Além do mais, a empresa nem apresentou um desempenho melhor que no ano anterior, pois os lucros baixaram 12,3 por cento. É importante, todavia, fazer uma ressalva: apesar da subida vertiginosa, a média salarial, que é, aqui, de 656 mil euros/ano, continua muito abaixo da média das restantes empresas analisadas pela VISÃO.

Ler mais: http://aeiou.visao.pt/salarios-dos-gestores-a-crise-nao-e-para-todos=f506654#ixzz1jG6CsdXh

4-Juiz Lúcio Barbosa reforma-se. O ex-presidente do Supremo Tribunal Administrativo e actual juiz conselheiro vai aposentar-se a partir de 1 de Fevereiro, com uma reforma de 5516 euros.

5-A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, recebe 7.255 euros de pensão por dez anos de trabalho como juíza do Tribunal Constitucional.
Por não poder acumular esse valor com o ordenado de presidente do Parlamento, Assunção Esteves abdicou de receber pelo exercício do actual cargo, cujo salário é de 5.219,15 euros. Mantém, no entanto, o direito a ajudas de custo no valor de 2.133 euros.
Assunção Esteves pôde reformar-se muito cedo, aos 42 anos, porque a lei de então contemplava um regime muito favorável para todos os juízes do Tribunal Constitucional.
Podiam aposentar-se com 12 anos de serviço, independentemente da idade, ou com 40 anos de idade e dez anos de serviço.
No Parlamento, mais 11 deputados e ex-deputados pediram uma subvenção vitalícia por terem exercido funções durante mais de 12 anos.
As subvenções vitalícias dos deputados acabaram em 2005, mas o regime transitório faz com que ainda haja deputados mais antigos com esse direito.
helena.pereira@sol.pt

Sem comentários: