quarta-feira, 18 de julho de 2012

REI DE ESPANHA BAIXA SALÁRIO... EM PORTUGAL...



Austeridade

Rei de Espanha baixa o seu próprio salário

17.07.2012 - 17:05 Por Cláudia Sobral


Cortes estendem-se a toda a Casa Real espanhola (Reuters/Jon Nazca)


Esta terça-feira voltou a ser de protesto para centenas de funcionários públicos em Madrid. Estão contra as políticas de austeridade e contra os cortes salariais anunciados na semana passada. O rei de Espanha quis mostrar-se solidário com os trabalhadores do Estado e anunciou que receberá menos 7,1% de salário em 2012 — a mesma percentagem que os funcionários públicos perdem ao não receberem subsídio de Natal.


Serão menos 20 mil euros brutos anuais. Para o príncipe Felipe, menos 10 mil, já que os cortes abrangerão toda a Casa Real espanhola. Até aqui, o rei recebia 292.752 euros brutos anuais, o príncipe 141.376. Foi também anunciado um corte de 100 mil euros anuais no orçamento da Casa Real, para além dos 170 mil a menos que já estavam previstos no Orçamento do Estado.

De acordo com fontes da Casa Real citadas pelo diário espanhol El País, nessa altura o plano de corte nas despesas previa a redução dos gastos com pessoal e protocolo e previa-se a redução dos salários de 11 altos cargos.

Ainda assim, o orçamento da Casa Real para 2012 era de 8,26 milhões de euros — apenas menos 2% do que no ano anterior. Tinha já sido reduzido em 5,2% face a 2010, mas durante a última década aumentou 18%.

À semelhança do que acontecerá com o rei de Espanha e o príncipe herdeiro, também o chefe da Casa Real, Rafael Spottorno, receberá menos. E os gastos de representação de toda a família real, decidiu Juan Carlos, serão reduzidos na mesma medida. Significa isto que também a rainha, a princesa Letizia e as infantas Elena e Cristina terão menos dinheiro.

(EM PORTUGAL OS POLÍTICOS DISTRIBUEM BENESSES ENTRE SI...RAZÃO TEM O BISPO DAS FORÇAS ARMADAS!)

Sem comentários: