segunda-feira, 16 de julho de 2012

BANQUEIROS ATRÁS DAS GRADES




Banqueiros atrás das grandes‏


Caros amigos,

Os grandes bancos estão manipulando as taxas de juros de nossas hipotecas e dos empréstimos para estudantes. Dessa vez, eles foram longe demais. O órgão regulador financeiro da União Europeia está criando novas leis para colocar os banqueiros atrás das grades por esse tipo de crime, mas precisarão de apoio popular para enfrentar com êxito o lobby dos bancos e causar uma mudança global -- vamos reunir 1 milhão de assinaturas para apoiar o órgão regulatório nos próximos 3 dias:

Os grandes bancos foram surpreendidos em um enorme escândalo de manipulação das taxas de juros globais, surrupiando milhões de pessoas em hipotecas, empréstimos estudantis, entre outros. Se fosse conosco, iríamos para a cadeia por conta disso, mas o banco Barclays apenas teve de pagar uma multa, uma pequena fração de seus lucros! A indignação está crescendo e essa é nossa chance de finalmente virar a mesa contra o reinado dos banqueiros sobre nossas democracias.

O regulador de finanças da UE, Michel Barnier, está enfrentando o lobby de poderosos bancos e defendendo uma reforma que iria colocar os banqueiros atrás das grades por fraudes como esta. Se a UE tomar a iniciativa, esse tipo de responsabilização pode rapidamente se espalhar pelo globo. Mas os bancos estão fazendo lobby contra essa medida e precisamos de um gigante apoio popular para conduzir essas reformas.

Se conseguirmos 1 milhão de assinaturas em apoio a Barnier nos próximos 3 dias, isso lhe dará forças para enfrentar a lobby bancário e para pressionar os governos em prol de uma reforma bancária. Clique abaixo para assinar, e o número de assinaturas será representado por atores fantasiados de banqueiros em uma prisão em frente ao Parlamento da UE:

http://www.avaaz.org/po/bankers_behind_bars_f/?bwKQkbb&v=15989

O tamanho do escândalo ainda é desconhecido, mas o que sabemos já é de tirar o fôlego: "Diversos" grandes bancos não identificados estavam envolvidos,e a manipulação da taxa de juros LIBOR, a taxa de referência internacional na qual muitas das taxas mundiais de juros se baseiam, afetou o valor de, literalmente, centenas de trilhões de dólares em investimentos. Somente o Barclays admitiu cometer este tipo de fraude "centenas" de vezes.

Por muito tempo, nossos governos têm sido intimidados por poderosos bancos que ameaçavam se mudar para outro lugar caso desafiados. Por muito tempo, os bancos têm manipulado nossas economias de mercado, jogando a seu favor, e se engajando em ações de riscos precipitadas, e sempre confiantes de que eles poderiam forçar os governos a entregar-lhes o nosso dinheiro de contribuinte, quando começassem a ter problemas

O sistema foi fraudado, e isso é um crime. É hora de colocar os criminosos atrás das grades. Começa na Europa – vamos fazer isso acontecer:

http://www.avaaz.org/po/bankers_behind_bars_f/?bwKQkbb&v=15989

Talvez nunca tenha havido um momento, na história moderna, em que os grandes bancos não tenham tido poder excessivo e extraordinário, do qual eles regularmente abusaram. Mas a democracia está em marcha –- já vimos esta marcha superar os tiranos em vários lugares do mundo, e juntos, vamos ajudar a acabar com o reinado dos bancos também.

Com esperança,

Ricken, Iain, Alex, Antonia, Giulia, Luis, e toda a equipe da Avaaz

P.S. – Na semana passada, 94.000 pessoas se juntaram à campanha da Avaaz criada pelo membro David R, contra o jogo político sujo nas eleições mexicanas por meio da plataforma Comunidade de Petições da Avaaz. Consiga o apoio necessário para as coisas que lhe são importantes criando uma campanha aqui: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?BV15989

Mais informações:

Presidente do banco britânico Barclays deixa o cargo após escândalo com taxas (Opera Mundi)
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22785/presidente+do+banco+britanico+barclays+deixa+o+cargo+apos+escandalo+com+taxas.shtml

Executivo-chefe do banco britânico Barclays renuncia após escândalo (G1)
http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2012/07/executivo-chefe-do-banco-britanico-barclays-renuncia-apos-escandalo.html

Novo escândalo derruba diretor executivo do banco Barclays (Carta Maior)
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20512

Escândalo LIBOR / Barclays ou como, com um banco, as coisas podem correr muito mal (BBG) (Expresso)
http://expresso.sapo.pt/escandalo-libor--barclays-ou-como-com-um-banco-as-coisas-podem-correr-muito-mal-bbg=f737621

Diretor executivo do banco londrino Barclays pede demissão após escândalo (Correio Braziliense)
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2012/07/03/internas_economia,310318/diretor-executivo-do-banco-londrino-barclays-pede-demissao-apos-escandalo.shtml


Apoie a comunidade da Avaaz!


Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas:


--------------------------------------------------------------------------------

A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 14 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 19 países de 6 continentes, operando em 14 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no link www.avaaz.org/po/contact.

Sem comentários: