quarta-feira, 18 de julho de 2012

CANDIDATURAS PARA A ONU




Jovens portugueses podem candidatar-se a vagas na ONU até Setembro


Por Agência Lusa, publicado em 16 Jul 2012 - 18:48 Actualizado há 1 dia 21 horas


As Nações Unidas recebem, até 12 de setembro, candidaturas de jovens portugueses até 32 anos de idade, no âmbito de um concurso internacional para preenchimento de vagas em vários departamentos.

À semelhança de países lusófonos como o Brasil, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, Portugal é incluídos pelo segundo ano consecutivo no "Programa de Jovens Profissionais" da ONU, para preenchimento de até 150 posições, na organização internacional, segundo anúncio hoje publicado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU.

Engenharia, assuntos económicos, comunicação social e ciências sociais são alguns dos postos que a organização internacional pretende preencher este ano.

As candidaturas serão recebidas através do site careers.un.org, a um exame que terá lugar em dezembro, para os pré-selecionados.

Os escolhidos irão preencher vagas de nível profissional no Secretariado da ONU em Nova Iorque.

Os cidadãos portugueses que sejam convocados para o exame não precisam de estar em Portugal, pois podem fazê-lo em qualquer cidade em que a ONU tenha um centro oficial de exames, por exemplo, em Nova Iorque, Genebra ou Londres.

Em 2011, a ONU tinha nove portugueses em posições de nível profissional (P2), do género agora aberto a concurso.

A estes juntavam-se outros 100 do "staff" geral e 338 polícias e militares portugueses ao serviço de missões da organização.

O número de posições P2, num total de 3.300 existentes na organização, é significativamente menos das 12 a 21 que o país tem direito, tendo em conta a sua contribuição para o orçamento da ONU, população e PIB.

Fonte do departamento de Recursos Humanos da ONU disse à Lusa que a inclusão de Portugal no concurso em 2011, pela primeira vez desde 2006, deve-se ao facto de o país não estar a preencher esses lugares.

Contudo, adiantou a mesma fonte, não há quotas para preenchimento das vagas: serão colocados aqueles com melhores notas, e o nome dos examinados não será facultado aos examinadores, apenas um número.

Os candidatos devem ter habilitação universitária, 32 anos completados este ano ou menos, falar fluentemente inglês e/ou francês, além de serem cidadãos de um dos países selecionados para o concurso.

O exame testa conhecimentos gerais, pensamento analítico, capacidade de planeamento, além de cultura sobre assuntos internacionais.

Sem comentários: