segunda-feira, 26 de março de 2012

HOTEL AXIS VIANA - UMA DAS MARAVILHAS DA ARQUITECTURA

Axis Viana entre os 11 melhores hotéis do mundo pela revista Budget Travel
22 de Março de 2012, por Ana Rita Sevilha


O Axis Viana, pertencente ao Grupo Axis Hotéis & Golfe, está entre os 11 hotéis eleitos pela revista norte-americana Budget Travel – uma das mais reputadas na área de turismo e viagens, como uma das “maravilhas da arquitectura”.

A revista seleccionou as unidades hoteleiras, abertas nos últimos quatro anos por todo o mundo, que mais se destacam pela beleza da construção, e entre as quais se encontram, por exemplo, o Jumeirah at Etihad Towers Hotel (Abu Dabi), o Southern Ocean Lodge (ilha Kanguru, Austrália), o Hotel Americano (Nova Iorque), ou Marina Bay Sands (Singapura).

No artigo a Budget Travel destaca o Axis Viana como um dos hotéis “com arquitectura e design mais marcantes e inspiradores, em todo mundo. A revista evidencia a construção em forma de lego do hotel português – da autoria do arquitecto Jorge Albuquerque – que, já em 2009, havia sido referido pela Wallpaper como um dos expoentes máximos da ‘nova’ imagem de Viana do Castelo, eleita a ‘Meca da Arquitectura’ pela revista londrina”.

A revista norte-americana salienta os traços arquitectónicos contemporâneos do Axis Viana – “evidenciando a conjugação do vidro, alumínio e pedra –, assim como a piscina exterior do hotel e a vista única sobre o rio Lima e o Monte de Sta. Luzia”.

Considerado um dos mais arrojados projectos da hotelaria nacional, o hotel Axis Viana resultou de um investimento na ordem dos 12 milhões de euros e desde a sua abertura, em 2008, tem despertado o interesse de inúmeros especialistas na área do design e arquitectura.

Sem comentários: