sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PORTUGUES MODERNO...CHEIO DE NOVAS OPORTUNIDADES!!!


A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA


Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar aos pretos 'afro-americanos', com vista a acabar com as raças por via gramatical, isto tem sido um fartote pegado!
As criadas dos anos 70 passaram a ' empregadas domésticas ' e preparam-se agora para receber a menção de ' auxiliares de apoio doméstico ' .
De igual modo, extinguiram-se nas escolas os ' contínuos ' que passaram todos a ' auxiliares da acção educativa '- em 2009/2010, são Assistentes Operacionais .
Os vendedores de medicamentos , com alguma prosápia, tratam-se por ' delegados de informação médica '.
E pelo mesmo processo transmudaram-se os caixeiros-viajantes em ' técnicos de vendas '.
O aborto eufemizou-se em ' interrupção voluntária da gravidez ';
Os gangs étnicos são ' grupos de jovens '
Os operários fizeram-se de repente ' colaboradores ';
As fábricas , essas, vistas de dentro são ' unidades produtivas 'e vistas da estranja são ' centros de decisão nacionais '.
O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à ' iliteracia ' galopante.
Desapareceram dos comboios as 1.ª e 2.ª classes , para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes ' Conforto ' e ' Turística '.
A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira ...» ; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: «Tenho uma família monoparental ...» - eis o novo verso da cançoneta, se quiser fazer jus à modernidade impante.
Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes crianças irrequietas e «terroristas »; diz-se modernamente que têm um ' comportamento disfuncional hiperactivo'
Do mesmo modo, e para felicidade dos 'encarregados de educação' , os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas ; tais estudantes serão, quando muito, ' crianças de desenvolvimento instável'.
Ainda há cegos , infelizmente. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado ' invisual '. (O termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas o 'politicamente correcto' marimba-se para as regras gramaticais...)
As putas passaram a ser ' senhoras de alterne '.
Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da praça desbocam-se em ' implementações ', ' posturas pró-activas ', ' políticas fracturantes ' e outros barbarismos da linguagem.
E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico.
Estamos lixados com este 'novo português'; não admira que o pessoal tenha cada vez mais esgotamentos e stress. Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz de forma 'politicamente correcta'.


E falta ainda esclarecer que os tradicionais " anões " estão em vias de passar a " cidadãos verticalmente desfavorecidos "...
Os idiotas e imbecis passam a designar-se por "indivíduos com atitude não vinculativa"
Os pretos passaram a ser pessoas de cor.
O mongolismo passou a designar-se síndroma do cromossoma 21.
Os gordos e os magros passaram a ser pessoas com disfunção alimentar .
Os mentirosos passam a ser "pessoas com muita imaginação"
Os que fazem desfalques nas empresas e são descobertos são " pessoas com grande visão empresarial mas que estão rodeados de invejosos "
Para autarcas e políticos, afirmar que "eu tenho impunidade judicial ", foi substituído por " estar de consciência tranquila ".
O conceito de corrupção organizada foi substituído pela palavra " sistema ".
Difícil, dramático, desastroso, congestionado, problemático, etc., passou a ser sinónimo de complicado .

Sem comentários: