segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O VOTO EM BRANCO, O VOTO NULO E A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


ELEIÇÕES PR :

Desde 1969, em que Marcelo Caetano promoveu um arremedo de eleições, jurei a mim própria que sempre que houvesse eleições votaria. Sei quanto custou chegar-se ao voto, por isso voto.

Cheguei mesmo à conclusão que os Presidentes da República em Portugal são meramente simbólicos e decorativos e nos custam um dinheirão inútil.

1. O Poder Executivo é do Governo.

2. O Poder Legislativo é da Assembleia (com deputados a mais para meu gosto, a maior parte a dormitar, que só serve para pôr o dedo no ar ou no botão, para perpetuar o seu tacho.).

3. A avaliação da Constitucionalidade cabe ao Tribunal Constitucional.

4. O Presidente só serve para mandar bitates e, se assim o achar, dissolver a Assembleia, promovendo eleições antecipadas. Mas isso mesmo pode fazer a própria Assembleia, malgré tout, mais democraticamente, apresentando uma Moção de Censura ao Governo que seja aprovada por maioria.

5. A diferença entre um Presidente assim, ou um Rei, é que somos nós a assegurar a sucessão em vez de ser a hereditariedade. Ninguém pode demitir o Presidente. Mas eu percebi que O PRESIDENTE, TAL COMO O REI, VAI NU. E nós no cortejo a bater palmas.

5. Logo : Vou escrever no meu boletim: "ANTI-CRISE _ FAÇAM UM RESORT PARA TURISTAS EM BELÉM"

6. Saramago, desiludido, propôs o voto em branco. Eu dou um voto nulo, com a minha opinião.É o meu direito.

A Bem da Nação! MJ

ARTESANATO TRADICIONAL PORTUGUÊS DAS CALDAS DA RAINHA


(Resposta de um eleitor e leitor deste blogue)

Actualmente, partilho de tais convicções mas olha que o voto nulo serve para que 1 (qualquer) candidato tenha mais hipóteses de ganhar à primeira volta!
As percentagens necessárias não contam com os votos nulos.
Assim, se num eleitorado de 100 pessoas para 3 candidatos, se houver 90 nulos basta que um dos candidatos tenha 5 votos para atingir os 50% que lhe dão a vitória à primeira.

Também há uma regra que não é propalada, talvez porque ser difícil de se consubstanciar (só numa situação de descontentamento geral): se os votos BRANCOS atingirem 50% dos votos VÁLIDOS (os nulos não contam), ninguém pode ser eleito; seria eleito o BRANCO

Portanto, diria que é preferível votar em branco que escrever no boletim "VÃO PARA..."

PS.
Embora me pareça que um PR e um REI não são muito diferentes nas funções (?) para que existem, nestes termos (e noutros?).
Para decoração, podia ser o Galo de Barcelos, já que nas Caldas (parece) que os deixaram de fabricar.

Sem comentários: