quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ANGOLA - ELEIÇÕES EM 31-08-2012


Presidente da CNE reconhece “imperfeições” no processo eleitoral — CPLP

Agosto 29, 2012


Em relação à CNE: publicação dos cadernos eleitorais, frisando que a lei não permite que as eleições se realizem sem cadernos eleitorais,“Nas campanhas eleitorais os cidadãos precisam tomar conhecimento da visão, dos programas e da credibilidade dos candidatos aos vários cargos, para que as opções sejam tomadas em consciência e com conhecimento de causa”. Realmente é uma maneira do eleitorado conhecer melhor os candidatos e as suas propostas,mas é preciso que todos os intervenientes estejam dispostos a isso, o mais importante é que a campanha eleitoral decorra em paz e com a tranquilidade por todos desejada.(Comentario CAI)

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana reconheceu a existência de “imperfeições” na organização das eleições gerais de sexta-feira, disse hoje à Lusa o chefe da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).



Leonardo Simáo, antigo chefe da diplomacia moçambicana que falava à Lusa à margem do encontro que a equipa de 10 observadores realizou hoje em Luanda, afirmou que as “imperfeições” no processo eleitoral angolano lhe foram referidas no encontro que manteve com o presidente da CNE, André Silva Neto.

“No encontro que tivemos, ele disse-nos que há pequenas imperfeiçoes aqui e acolá, dado o tempo curto que tiveram para a organização das eleições”, destacou.

A aprovação somente em dezembro da lei eleitoral e a substituição do presidente da CNE, em virtude da recusa dos partidos da oposição em aceitarem a manutenção de Suzana Inglês a frente da CNE, foram as razões apontadas por Silva Neto no encontro que manteve com Leonardo Simão.

“Tudo isso atrasou de facto. Fez com que o tempo de preparação (das eleições) fosse demasiado curto”, acrescentou.



“Vamos ver no cômputo geral, o que é que isto significa”, frisou.

Os 10 observadores da missão da CPLP vão ser distribuídos por seis das 18 províncias angolanas e no dia 2 de setembro será divulgada a posição da CPLP relativamente à forma como decorreu o processo eleitoral e a votação.

“Ainda estamos na fase inicial. O peixe parece estar pronto para a realização de eleições credíveis. Quer sob o ponto de vista político, há tranquilidade, e também sob o ponto de vista técnico. Está tudo a postos. Só falta mesmo votar”, sintetizou.

Quanto às críticas da oposição, nomeadamente a UNITA, quanto à forma como o processo está a ser organizado, Leonardo Simão reconheceu haver “sempre aspetos que os partidos políticos acham que devem ser melhoradas”.



“Mas vamos ver em que estas questões influenciam os resultados. Não nos podemos pronunciar agora. Tomámos nota, quer das questões colocadas pelos partidos, por um lado, quer aquilo que são as respostas que a CNE dá”, concluiu.

A transparência das eleições gerais está a ser contestada pela UNITA, maior partido de oposição angolano, por alegadas irregularidades na divulgação dos cadernos eleitorais, atribuição de credenciais aos delegados das mesas de voto e cópias das atas síntese no final da votação, esperando a resolução destas questões até sexta-feira, sem a qual diz não reconhecer o Governo que sair eleito.



A missão de observação eleitoral CPLP integra 10 observadores provenientes do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, aos quais se juntam os membros da Assembleia Parlamentar da CPLP, designadamente, dois deputados portugueses, um cabo-verdiano, um guineense e dois são-tomenses.

Além da CPLP, a União Africana e a Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral também enviaram missões de observação às eleições.



Sem comentários: