quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A BRONCA DA CUNHA VERA PEREIRA



«SÓ ADMITIR A VERA PEREIRA». Foi assim, com letras maiúsculas, que o Instituto de Emprego e Formação Profissonal (IEFP) publicou um anúncio de emprego. Divulgou o nome da candidata na alínea «outros conhecimentos».

Pelos vistos, o «dono» deste posto de trabalho já tinha sido previamente escolhido. A «dona», neste caso.

A oferta de emprego, para o Centro Paroquial de Santa Maria, em Tavira, exige aos candidatos uma licenciatura em educação de infância.

Entre as condições impostas, os potenciais interessados teriam de estar inscritos há mais de seis meses no Centro de Emprego.

O salário, de 833 euros, parece que já tem então destinatário certo. Vera Pereira, nome que terá sido publicado por lapso, corresponderá, assim, à pessoa que a entidade empregadora pretendia para o cargo.

Este anúncio está a ter ampla difusão nas redes sociais. Entretanto, o site do IEFP já retirou o nome que está a causar polémica.

Contactada pela Agência Financeira, a direção do Centro Social Paroquial de Santa Maria, não quis comentar a notícia.

Com mais de duas décadas de existência, este centro social sofre agora obras de alargamento, estando a ser construído um segundo piso no edifício a fim de receber um lar de idosos e uma creche infantil. Será para recrutar para este novo espaço que, segundo apurou a AF, o polémico anúncio de trabalho se refere.

Já numa nota enviada à Agência Financeira, pelas 13h00, o IEFP disse que «a situação identificada é perfeitamente normal, enquadra-se nos procedimentos previstos e estipulados para as ofertas de emprego apresentadas com o propósito de as empresas formalizarem candidaturas à medida Estímulo 2012».

O IEFP admite que houve um «lapso». «O lapso registado no procedimento foi apenas a evidência do nome da candidata desempregada apresentada pela entidade empregadora».

Neste caso, acrescentou, «a entidade tinha identificado a pessoa desempregada a contratar pelo que procedeu à respetiva apresentação para a oferta em questão, decorrendo o processo de aferição relativamente à candidata apresentada de reunir os requisitos de elegibilidade da medida Estímulo 2012, razão pela qual a oferta de emprego permaneceu ativa no portal Net Emprego».

De qualquer modo, o IEFP reconhece que «não deveria ter sido evidenciado o nome da pessoa desempregada apresentada pela entidade empregadora, o que aconteceu por lapso».

Questionado pela AF sobre o facto de ter sido retirado o nome de Vera Pereira, uma vez que, como diz, a «situação é perfeitamente normal», o IEFP explicou que o lapso «prende-se tão somente com o facto de não dever ser mencionado o nome do candidato».

Refere ainda que «é normal que tendo já a entidade identificado quem é a pessoa(s) desempregada(s) a contratar que o indique e que sujeite à verificação de elegibilidade para o Estímulo 2012 os requisitos da pessoa que identificou».

Sem comentários: