quinta-feira, 17 de maio de 2012

ESPANHA ENTROU EM RECESSÃO




Oficial: Espanha entrou em recessão

Económico com Lusa
17/05/12 08:47


Espanha atinge nível crítico e dispara alarmes em Bruxelas

Espanha paga juros mais altos para emitir dívida

INE confirma recessão em Espanha, economia recua 0,3% no primeiro trimestre.

Espanha entrou oficialmente em recessão económica, depois de registar no primeiro trimestre do ano uma queda de 0,3% do PIB, valor idêntico à queda registada no final de 2011.

Dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhola confirmam assim a recessão técnica do país - pelo menos dois trimestres consecutivos de crescimento negativo -, impulsionada pela queda do consumo e do investimento.

É a segunda vez desde a crise que Espanha entra em recessão, depois de, a partir do quarto trimestre de 2008, ter entrado em queda de crescimento, situação que se manteve até ao inicio de 2010.

Comparativamente à situação há um ano, a economia espanhola recuou 0,4%, depois de sete meses consecutivos de crescimento (face ao ano anterior).

Segundo o INE, o contributo cada vez mais negativo da procura nacional não chegou a ser totalmente compensado pela contribuição positiva das exportações.

O emprego da economia, medido em termos de postos de trabalho equivalentes a tempo completo, caiu a um ritmo de 3%, o que implica uma redução liquida de 650 mil postos de trabalho.

Os dados revelados confirmam que o consumo das famílias caiu 0,6 por cento em termos anuais e 1,1% face ao ultimo trimestre de 2011 e que o consumo do Estado recuou 5,2% face ao final de 2011.

Sem comentários: