terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"A FÉ NOS BURROS": 29ª OVIBEJA


  • Ovibeja promove "Fé nos burros"‏



  • NOTA DE IMPRENSA Nº 3
    Ovibeja promove “Fé nos burros”
    A pensar nas crianças, no turismo e em novas funções terapêuticas
    A 29ª edição da Ovibeja, que este ano se realiza entre 27 de Abril e 1 de Maio, está em marcha.
    Entre muitas outras novidades que estão a ser preparadas, “Fé nos Burros” é uma das iniciativas que traz à Ovibeja quatro burros para actividades dirigidas especialmente às crianças, uma exposição fotográfica, um filme e um espaço de debate sobre este velho companheiro do homem.
    Na Ovibeja as crianças vão poder ajudar a tratar dos burros, como dar de comer, escovar, limpar, enquanto os monitores, sempre presentes, falam sobre a espécie, os diferentes tipos de alimentação, acerca dos cuidados básicos, da fisiologia dos burros, entre outros aspectos curiosos. Dado que o burro é um animal dócil, paciente, estável física e emocionalmente, os familiares podem fazer a reportagem fotográfica das crianças no decorrer do contacto com os animais.
    Num outro espaço da Ovibeja os mais novos podem ainda dar passeios de burro, sempre acompanhados com monitores que levam os animais à rédea.
    Uma ampla e muito ilustrativa exposição sobre o papel e importância do burro na sua relação com o homem vai ainda preencher uma praça da Ovibeja.
    Na Ovibeja vai também ser apresentada e debatida a importância da preservação desta espécie e a sua utilização para novas funções que podem ir desde a integração em actividades de lazer e turismo, manutenção da biodiversidade e até em processos terapêuticos.
    A iniciativa conta com a participação e colaboração da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, do fotógrafo João Pe­dro Marnoto e do Município de Alfândega da Fé. É um projecto que pretende enaltecer a utilidade e importância da relação homem-animal, explorar novas utilizações para o burro e preservar a espécie.
    “Fé nos Burros”é apenas uma das muitas curiosidades da 29ª edição da Ovibeja. A tradição aliada à modernidade e à inovação, a interculturalidade, a festa, o campo de mãos dadas com a cidade são alguns dos atractivos da Grande Feira do Sul.
    Organizada pela ACOS –Agricultores do Sul, a feira tem este ano como tema central “+PRODUÇÃO”.
    ________________________________________
    ACOS - Agricultores do Sul
    Rua Cidade de S. Paulo
    Apartado 296
    7801-904 BEJA
    T: 284 310 350
    Fax: 284 323 439

    Sem comentários: