quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O JULGAMENTO DE JACQUES CHIRAC UM EXEMPLO A SEGUIR PELA JUSTIÇA PORTUGUESA


Chirac culpado em caso de corrupção

Antigo Presidente da França foi condenado a prisão, com pena suspensa, devido a desvio de dinheiros públicos. Jacques Chirac faltou ao julgamento por causa da sua condição de saúde.

Quinta feira, 15 de dezembro de 2011 - EXPRESSO
Jacques Chirac foi acusado de desvio de fundos públicos, abuso de confiança e conflitos de interesse ilegais

Olivier Weiken/EPA

Um tribunal francês julgou o antigo Presidente Jacques Chirac num caso de desvio de fundos públicos para financiamento ilegal do partido conservador RPR, que na altura liderava o país, e aplicou-lhe uma pena suspensa de dois anos de prisão.

Jacques Chirac, ícone na política francesa de há décadas, é o primeiro ex-chefe de Estado francês a enfrentar um processo desde a II Guerra Mundial. O antigo Presidente, de 79 anos, não esteve presente no julgamento porque os médicos consideram que ele sofre de "severos lapsos de memória".

O tribunal considerou que Jacques Chirac é culpado em dois casos que envolvem falsos empregos criados no partido RPR, que ele liderou entre 1977 e 1995. O político foi acusado de desvio de fundos públicos, abuso de confiança e conflitos de interesse ilegais.

Idade e status foram tidos em conta

O político nega qualquer culpa. Os dois anos de pena suspensa ficam no registo criminal de Chirac, mas fazem com que não tenha de ir para trás das grades. Na aplicação da pena foi tido em conta pelo tribunal a idade, a saúde e o status do ex- Presidente.

Excecionalmente, o Ministério Público francês tinha solicitado que o caso fosse arquivado por falta de provas, mas o tribunal discordou dizendo que a culpa de Jacques Chirac resulta de "práticas de longa duração no financiamento ilegal do partido".
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/chirac-culpado-em-caso-de-corrupcao=f694505#ixzz1gcIa5hOd

1 comentário:

Anónimo disse...

E pela Justiça Espanhola........