sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ETERNUS 9 - A CIDADE DOS ESPELHOS


Gradiva lança Eternus 9 - A cidade dos espelhos
O regresso de Victor Mesquita à Banda Desenhada
30 anos depois do sucesso de
Eternus 9 - Um filho do cosmos



· O livro será lançado amanhã, dia 13 de Novembro, às 15h00 na Livraria Artes e Letras, no Largo Trindade Coelho, n.º 3 e 4, em Lisboa. Seguir-se-á uma sessão de autógrafos e serão comercializadas obras originais do autor.

Eternus 9 – O Filho do Cosmos é o segundo tomo de uma trilogia iniciada com a publicação da obra Eternus 9 - Um filho do cosmos cuja primeira prancha foi publicada em Abril de 1975 na mítica revista Visão, que Victor Mesquita fundou e dirigiu, e cujo álbum foi publicado na íntegra em 1979 e reeditado pela Gradiva em 2009.

O lançamento de Eternus 9 - A cidade dos espelhos marca, 30 anos depois, o regresso de Victor Mesquita à Banda Desenhada. Nas palavras do autor, a obra é “um portal caleidoscópico para um mundo cujo coração é Lisboa, após a guerra nuclear que transfigurou a face do Planeta e fragmentou a Lisboa de hoje até quase não se poder reconhecê-la, mas onde continuam as referências que a distinguem”.



A trilogia iniciada com Eternus 9 – O Filho do Cosmos ficará concluída com o título Cidadela 6 onde, segundo o autor "Encontraremos um universo de violência e denúncia dos aspectos mais crus que se vivem nas sociedades de hoje, onde se constatará que até os santos são humanos e, como tal, muitas vezes, saem dos limites da santidade".



O AUTOR

Formado na escola do Mosquito, Diabrete e Mundo de Aventuras (onde se estreou em 1957 com Nos Caminhos do Passado), Victor Mesquita (1939) evidencia-se nos anos 70. A sua carreira na banda desenhada foi sempre repartida com outras artes e ofícios, destacando-se a publicidade e a pintura, áreas cujo nível de exigência em termos de criatividade e técnica, levou para a BD.

Depois de Viriato, no Jacto (1973), inicia a saga dos Navegadores do Infinito no Cinéfilo (1974). Cria e dirige a revista Visão, a partir de 1975, onde publica Matei-o a 24 (com Machado da Graça), Fábula de um Passado Recente (com Zé Paulo), Gemadinha (com André), Vietname - Uma Vitória do Homem (com Machado da Graça), e o início do seu trabalho mais conhecido: Eternus 9. Eternus 9 - Um Filho do Cosmos foi concluído para publicação em álbum em 1979, conhecendo edições em francês e flamengo.

Seguem-se algumas colaborações diversas em publicações como Fungagá da Bicharada, Jornal Kalkitos, Expresso e no álbum colectivo Oito Séculos de História de Portugal.

Mesquita realizou ainda o levantamento da BD portuguesa para a Histoire Mondiale de la Bande Dessinée das edições Pierre Horay.

Regressa aos álbuns de Ficção com Trilogia com Tejo ao Fundo (1995) e com o colectivo O Síndroma de Babel e outras estórias (1996, ano em que assina a imagem gráfica do FIBDA). Em 1998, Mesquita integra a exposição Perdidos no Oceano, colectiva de BD portuguesa apresentada no Festival de Angoulême.

Em 2008, Mesquita foi distinguido com o Troféu Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora de 2008, o mais prestigiado prémio da BD portuguesa.


Eternus 9 - A Cidade dos Espelhos

Victor Mesquita

«Fora de Colecção» . Outubro de 2010

Álbum Cartonado

96 pp. . € 25,00

Para mais informações, por favor, contactar:

Helena Rafael

Gradiva Publicações, S.A.

Rua Almeida e Sousa, nº 21 – r/c esq.

1399-041 Lisboa – PORTUGAL

21 393 37 61/ 91 365 35 78

hrafael@gradiva.mail.pt

Sem comentários: