quarta-feira, 25 de agosto de 2010

HOLANDA - CIDADE LEYDEN


O facto histórico passa-se na cidade de Leyden, durante a ocupação espanhola, reinado de Filipe II de Espanha, Filipe I de Portugal, século XVI, após a vitória dos cidadãos defensores da cidade sobre o exército invasor.

"...A Leyden chega o estatúter Willem de Zwijger. Acompanha-o Marnix van Sint-Aldegonde. Reunião nos paços do burgomestre.
- A pátria nascente está-vos grata pelo extremo sacrifício. Mereceis justa recompensa. Escolhei: abolição de impostos ou a criação de uma universidade...
Reunem-se as gentes em consulta. O estatúter espera decisão do povo. O burgomestre aparece com a delegação das gentes. Estão aqui o talhante Albert, o padeiro Théo, o pedreiro Piet, Franz o ferreiro, entre outros.
- Dizei-me, Herr Adriaenszoon. Qual a escolha do povo?
- Príncipe. O povo considera que não é justo ter o privilégio da isenção de tributos, quando outras cidades da nossa federação foram igualmente martirizadas pelo espanhol.
- E decide...
- O povo escolhe - acode Franz, os olhos brilhantes, a maçã-de-adão a dar a dar... - escolhe a universidade...para os nossos filhos..."

(in O LAGO AZUL, romance histórico de Fernando Campos, editado pela Difel)

Dúvida: Que escolheríamos nós, portugueses, em situação semelhante? Será para sempre um mistério, mas aceitam-se opiniões.

Sem comentários: