segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PASSOS, PSD E O ESTALINISMO


A ideia de o PSD expulsar todos os que participaram em candidaturas que se opuseram ao PSD pode parecer normal. Um militante de um partido está lá para apoiar esse partido e se não quer vai-se embora.
Digamos que esta é a forma básica de colocar o problema. Na versão benigna admite divergências, mas não em determinados assuntos (nas candidaturas, por exemplo); levada ao extremo é o estalinismo puro e duro
Mas é possível pensar de formas mais abertas. Nos EUA, por exemplo, é normal constituírem-se grupos de apoiantes de um partido que apoiam o candidato presidencial do outro. Houve 'Democratas por Reagan', como houve 'Republicanos por Clinton' ou por Obama. Isto porque se aceita que a consciência individual deve prevalecer sobre a do coletivo. Ou seja, um cidadão pode ser socialista ou social-democrata mas preferir no seu concelho ou na sua freguesia um candidato não apresentado pelo seu partido, por estar convicto de que será melhor para a comunidade. Isso faz dele um traidor? E são as direções do PS ou do PSD que definem a pureza do socialismo e da social-democracia em cada lugar, em cada momento, em cada circunstância?
A caça às bruxas é, do meu ponto de vista, sempre condenável. Penso que tem de haver frontalidade e lealdade. Penso que um militante social-democrata, quando apoia outro candidato, não deve invocar a sua condição de membro do partido - deve, até, suspender essa condição. Mas passado esse momento, que é o de uma escolha, a sua mundividência a sua ideologia, a sua forma de ver o mundo não está alterada ao ponto de não poder conviver com os seus antigos companheiros.
Os resquícios de uma sociedade antiga mantêm-se entre nós. Esta exigência de expulsões e o modo como se passam culpas pela derrota diz muito sobre o PSD. E é pena que um partido que se diz de centro, social-democrata e, em certos aspetos, liberal não consiga parecer mais do que uma agremiação de carneiros (e com isto não eximo todos os outros partidos que, em alturas diferentes, já fizeram igual ou semelhante).
Twitter:@HenriquMonteiro https://twitter.com/HenriquMonteiro

                 Facebook:http://www.facebook.com/pages/Henrique-Monteiro/122751817808469?ref=hl

 

Sem comentários: