quinta-feira, 15 de março de 2012

ANGOLA - DEPOIS DE CHIVUKUVUKU TAMBÉM NHOCA GONÇALVES ABANDONA A UNITA

Nhoca Goncalves (amigo de Do Mpla Movimento) também comentou a actualização de estado de Do Mpla Movimento.

Nhoca escreveu: "Depois Chivukuvuku, Joaquim Icuma larga a UNITA!!
O ex-membro da Comissão Política Nacional e do Comité Permanente da Unita Joaquim Icuma, anunciou quarta-feira, no Dundo, Lunda Norte, o seu afastamento voluntário e definitivo das fileiras do partido.

Antigo ministro do Comércio no Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN), Joaquim Icuma disse ter tomado tal posição porque já não se revê na estratégia política traçada pelos actuais responsáveis do partido, "orientada para satisfazer os interesses de um grupo".

Referiu que os propósitos que o levaram a aderir à organização já não são os mesmos, tendo acusado os dirigentes daquele partido de servir os seus interesses e das suas famílias.

Explicou que, decorridas mais de três décadas de militância, chegou a conclusão de que a "Unita é um partido que fala da democracia mas que não a pratica, realçando que os interesses da maioria nacional estão ser ignorados pelos seus dirigentes".

"Aderi à Unita pensando ser um partido que realmente representasse os interesses da maioria do povo angolano e hoje cheguei a conclusão de que o propósito que defendia na Unita já não existe e achei por bem deixar o partido", afirmou.

Apontou o episódio ocorrido no ano passado, em que foi agredido pelos seus colegas em plena reunião do Comité Permanente, como outra das razões para abandonar o partido.

Com o político, abandonaram a Unita outros quatro militantes com destaque para o antigo secretário provincial da organização na Lunda Norte e membro da Comissão Política Nacional e Permanente, Pedro Naweji.

Disse não poder continuar a pertencer a um partido que não tem uma linha de conduta que pudesse atrair os seus membros para a lógica.

O representante da organização na região do Cuango, Manuel Simão, o ex-secretário provincial para administração, Nené do Nonato e o membro António Muamununga fazem igualmente parte dos dissidentes.

Militante há mais de três décadas, Joaquim Icuma representou o partido na Alemanha, onde coordenou os comités da Unita."

Sem comentários: