segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VIAGEM PELO MUNDO EM PORTUGUÊS (CONTINUAÇÃO)- ANDORRA


REINICIAMOS ESTA "VIAGEM EM PORTUGUÊS" COM UM TEXTO SOBRE A ÁFRICA DO SUL (10-01-2012), DEPOIS (11-01-2012) COM UM TEXTO SOBRE A ALEMANHA, PROSSEGUIMOS COM A AMÉRICA LATINA (12-01-2012), HOJE VISITAMOS ANDORRA.
Uma Viagem pelo Mundo em Português

Andorra - Portugal

A história deste país, encravado entre a Espanha e a França nos Pirinéus, está de algum modo ligada a Portugal.

Condado de Urgel.
Andorra entre 1278 e 1789 foi governada pelo bispo de Urgel (Aragão/Espanha), sob a concordância dos monarcas franceses. O bispo de Urgel recebeu este poder dos condes de Urgel. Estes condes continuaram a ser determinantes nas grandes decisões sobre Andorra.

Não deixa de ser curioso que o infante de Portugal D. Pedro (1187-1258), filho de D. Sancho I, tenha sido Conde consorte de Urgel (1229-1231) e depois Conde titular de Urgel (1231-1236) pelo casamento com Aurembiaix Armengel. Este infante em 1230, ajudou o bispo de Tarragona a conquistar a ilha de Ibiza aos Mouros. Através de uma manobra palaciana, cedeu o Condado à casa real de Barcelona, recebendo em troca o seu domínio feudal do reino de Maiorca, com as ilhas de Ibiza e Formentera, e ainda os castelos de Pollença, Alaró (ambos nas Baleares) e Almudaina (em Alicante), assumindo o título de Senhor das Baleares (1236 - 1255). Foi desta forma que Andorra passou para o controlo dos catalães.

Século XV.
Não foi o único a estar ligado a Andorra, no século XV, o Infante D. Pedro (1429-1466), 5º condestável de Portugal, filho de D. João I, casou-se com D. Isabel de Urgel, filha de Jaime II conde de Urgel e de D. Isabel de Aragão, tendo sido por essa razão rei de Aragão (Catalunha) com o nome de Pedro V. Ainda no século XV, registe-se o facto do rei português D. João II ser filho de D. Afonso V e de D. Isabel Condessa de Urgel.

Século XX.
Em 1934, un russo chamado Boris de Skossyreff, afirmou-se rei de Andorra e durante alguns dias governou este país até ser preso.Após algumas acções mediáticas em Espanha, acabou por ser expulso para Portugal, tendo vivido durante alguns anos entre Lisboa, Tanger e Gibraltar.

Independência.
Andorra é desde Março de 1993 um estado formalmente independente, sendo o catalão a lingua oficial. O poder, como no século XIII continua a recair sobre o bispo de Seo d’Urgell e o presidente da França. Cerca de 70% da população são estrangeiros, sendo extremamente dificil adquirir a nacionalidade andorrana.
Comunidade portuguesa.
Número estimado de emigrantes portugueses: 11 mil, em 2007 (15% da população). Esta comunidade, a segunda do Estado de Andorra, começou a desenvolver-se depois de 1974 com a vinda de muitos portugueses de África.
Actualmente a maioria são originários dos Norte de Portugal e concentram-se nos principais centros urbanos, exercendo actividades no sector terciário (hotelaria, supermercados, cafés, etc) e construção civil. Existem várias associações portuguesas, mas também cafés, restaurantes, etc . Apenas em 2007, os portugueses conseguiram maiores facilidades para puderem abrir os seus negócios, antes tinham que esperar mais de 20 anos. 
Milhares turistas portugueses todos os anos praticam aqui desportos na neve.

Carlos Fontes

Sem comentários: