segunda-feira, 31 de outubro de 2011

E QUANDO LHE PERGUNTAREM ONDE TRABALHA?


ESTA FOTO FAZ-ME RECORDAR UMA OUTRA HISTÓRIA PASSADA EM ANGOLA, EM 1972.

ENTRE MUITAS, HAVIA, NO PLANALTO CENTRAL DO HUAMBO, UMA COMUNIDADE DE FAMÍLIAS ORIGINÁRIAS DAS ILHAS DE CABO-VERDE. O GOVERNO PORTUGUÊS, COM O INTUITO DE POVOAR O IMENSO TERRITÓRIO DE ANGOLA, ALICIARA-AS A EMIGRAR DISTRIBUINDO-LHES TERRAS AGRÍCOLAS NO ALDEAMENTO DA "CATOTA".

PARA MIM, IGNORANTE DA LÍNGUA CRIOULA, NADA NAQUELE CURIOSO NOME ME SUSCITAVA DÚVIDAS. ERA MAIS UM NOME ANGOLANO. COMO OUTRO QUALQUER.

SERIA?
NÃO!

"CATOTA" ESCONDIA UMA OUTRA FACE.

ALGUM TEMPO DEPOIS DE OS CONHECER COMECEI A ESTRANHAR  O COMPORTAMENTO DAQUELAS FAMÍLIAS.

SEMPRE QUE NECESSITAVAM DE REMETER CORRESPONDÊNCIA PARA OS FAMILIARES OU AMIGOS RESIDENTES NAS ILHAS DE CABO-VERDE, RECUSAVAM-SE VÊ-LA MARCADA COM O O CARIMBO DE "CATOTA".

E COMO É QUE ULTRAPASSAVAM ESTE OBSTÁCULO? COM A SIMPLICIDADE DO ENGENHO. DESLOCANDO-SE A VILA FLOR, UMA OUTRA ALDEIA DE AGRICULTORES, ESPECIALIZADA NO CULTIVO DE BATATA (DAÍ O NOME).  

CURIOSO, PERGUNTEI PORQUE PERCORRIAM TODOS AQUELES QUILÓMETROS PARA METER CARTAS NO CORREIO, QUANDO TINHAM O SERVIÇO DOS CTT EM "CATOTA".

"POR PRECAUÇÃO E VERGONHA", FOI A RESPOSTA.

SEM PERCEBER, OLHEI-OS COM CARA DE PARVO.

"SE DISSERMOS QUE MORAMOS NA CATOTA, SEREMOS OBJECTO DE CHACOTA EM CAVO-VERDE. CATOTA, EM CRIOULO, SIGNIFICA O ÓRGÃO GENITAL FEMININO".

Sem comentários: