quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OS PORTUGUESES CHEGARAM ÀS ILHAS CELEBES EM 1512

A Ilha de Celebes


Circundada por perigosos recifes de coral, a ilha de Celebes apresenta uma forma curiosa, que lembra a de um animal de tentáculos irregulares. Celebes, ou Sulawesi, é uma das quatro grandes ilhas do arquipélago de Sonda, e integra, com as ilhas adjacentes, duas províncias da Indonésia: Sulawesi Utara (do Norte) e Sulawesi Selatan (do Sul). Constitui-se de quatro penínsulas que formam três grandes golfos: Tomini, o maior, no nordeste; Tolo, no leste; e Bone, no sul.

Com superfície de 227.654km2, estende-se do mar de Celebes ao mar de Java, entre Bornéu e o arquipélago das Molucas. É muito montanhosa, com alguns vulcões ativos, mas há planícies no litoral, bastante recortado. O ponto culminante é o monte Rantekombola, ou Mario (3.455m). São vários os lagos, como o Towuti, o Poso e o Matana, este último com 590m de profundidade, mas seus rios são insignificantes. Recoberta por florestas, que asseguram o clima úmido e quente, amenizado por ventos marinhos, tem grande percentagem de solos férteis, de origem vulcânica.

Concentrada nas planícies costeiras, a população vive da agricultura de subsistência, de culturas comerciais, e principalmente da pesca. As cidades são poucas e pequenas. Makassar, por onde se exportam produtos tropicais - café, copra, noz-moscada etc. - é o porto mais ativo.

Os mais antigos vestígios da presença humana são artefatos de pedra da cultura dos Toala, um dos grupos étnicos que ainda vivem ali. Antes da chegada dos europeus, existiam sultanatos muçulmanos no sul da ilha. Os portugueses chegaram a Celebes por volta de 1512, quando monopolizavam o comércio de especiarias das Molucas. Mais tarde, os ingleses, e depois os holandeses, impuseram seu domínio sobre a ilha. Ocupada pelo Japão na segunda guerra mundial, Celebes foi incorporada em 1950 à Indonésia

Sem comentários: