quarta-feira, 22 de junho de 2011

ESTADO FALHADO? PORTUGAL ESTÁ MAIS LONGE DISSO QUE A ALEMANHA.



Estado falhado? Portugal está mais longe disso que a Alemanha

por Marta F. Reis , Publicado em 22 de Junho de 2011 
Só a Irlanda parecia, em 2010, mais sólida que Portugal, entre os países em crise na Europa


Sem a garantia dos 78 mil milhões de euros de ajuda externa, Portugal seria este mês um país falido. Mas a falência de um país é mais do que um conceito económico, e neste capítulo estamos muito longe de ser considerados um estado falhado. O mesmo 2010 que precipitou o pedido de ajuda foi um ano de melhoria nacional no Índice de Estados Falhados, publicado anualmente pela revista "Foreign Policy". Portugal surge mesmo à frente da Alemanha numa honrosa 163.a posição em 177 países, a caminho da sustentabilidade política, económica e social. Convém dizer que a Alemanha, de onde têm partido nas últimas semanas tantos alertas à navegação europeia, vem logo atrás numa tabela em que o melhor é estar no fundo.

O ranking, elaborado pela organização independente Fund for Peace vai na sétima edição e foi publicado esta semana. O objectivo é alertar os países mais vulneráveis a pressões internas como a desigualdade social, insegurança, economia, fuga de capital humano ou pressões ambientais sobre a população - onde se destaca a quebra abrupta do Haiti na classificação geral. Ainda assim, se o topo do ranking é a que mais preocupa a organização, J. J. Messner, um dos autores, explicou ao i que é possível analisar o desempenho português em relação aos demais pares europeus. A primeira ressalva, diz, é que o relatório só analisou dados relativos ao período entre Janeiro e Dezembro de 2010, pelo que o índice do próximo ano poderá reflectir melhor a situação actual do país.

À frente da Alemanha Nesta análise mais global da falência dos Estados - que inclui 12 indicadores e uma pontuação final entre 120 pontos (situação de alerta) e menos de 20 pontos (sustentabilidade) a cada país - Portugal surge com 32,3 pontos, menos (e menos é bom) 1,6 que a Alemanha. Messner explica que, apesar de a situação económica ser mais desfavorável em Portugal, na Alemanha há um desempenho mais negativo em áreas como o acolhimento e a integração de refugiados, conflitos intergrupos e desenvolvimento económico desigual. Embora este parâmetro se possa agravar em Portugal nos próximos meses, atenuar as desigualdades sociais também foi referido no último estudo da Francisco Manuel dos Santos. Apesar de analisar apenas a situação nacional até 2008, e de referir a importância das prestações sociais para as melhorias, o estudo concluía que, entre 1993 e 2008, o rendimento dos 5% mais pobres da população duplicou, e entre os mais ricos nota-se uma maior estabilidade. Messner alerta, contudo, para a fuga de capital humano em Portugal, que se agravou em 2010.

Entre os países perto da bancarrota na Europa, e apesar de apenas Espanha, a par de Portugal, diminuir em 2010 o seu risco de falência (incomparavelmente pequeno olhando para o pior do ranking, a Somália, com 113,4 pontos, ou PALOP como Angola, 84,6 pontos), a Irlanda é o único país à frente de Portugal em matéria de sustentabilidade nacional. Resta dizer que 81% da população mundial vive na "pior metade" do índice, nota o relatório, e apenas 1,72% (e os 10 milhões de portugueses não se incluem neste filão liderado à distância pela Finlândia) vivem em Estados sustentáveis económica, política e socialmente.

Sem comentários: