sexta-feira, 17 de maio de 2013

AS GARGALHADAS QUE SURPREENDERAM O MINISTRO GASPAR

Cerca de duas dezenas de manifestantes tentaram impedir o ministro das Finanças de falar. Acabaram por sair exigindo a sua "Demissão, já!"

Gaspar apresenta livro frente a coro de protestos

Protestos interromperam Gaspar
Protestos interromperam Gaspar
Diana Quintela
15/05/2013 | 21:18 | Dinheiro Vivo
O ministro das Finanças,Vítor Gaspar foi hoje à tarde impedido de falar por cerca de 20 manifestantes, quando iniciava a apresentação, em Lisboa, do livro “Desta vez é diferente. Oito Séculos de Loucura Financeira”, dos economistas Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff, autores de um polémico estudo sobre o impacto da dívida pública no crescimento económico.O protesto, mais tarde reivindicado pelo movimento “Que se Lixe a Troika”, iniciou com risadas, que iam subindo de tom à medida que o ministro falava, e acabou aos gritos de “Demissão, já!”, enquanto o grupo era retirado da sala.
Em comunicado, o movimento explicou que queria dizer a Vítor Gaspar “que a austeridade é a loucura financeira, e que aplicar a austeridade é acreditar na loucura e promovê-la, forçar as pessoasa à miséria, ao desespero, à pobreza”.
O livro de Reinhart e Rogoff, prefaciado por Vítor Gaspar, centra-se na análise de diversos episódios de vários tipos de crises financeiras ao longo da história, tendo sido classificado pelo ministro das Finanças como “um excelente livro” e “uma obra clássica e indispensável” para entender as crises financeiras. A sua análise assenta numa base de dados “pioneira”, com 67 países, ao longo de oito séculos.
“O tema central é que episódios de aumento de despesa financiada a crédito frequentemente acabam mal”, resumiu o ministro. No caso português, refere que já havia sinais nacionais antes da economia global entrar em crise, tendo sido a convicção de que “desta vez é diferente” que conduziu à crise.


Veja este vídeo fantástico do MSN: Gargalhadas: o espanto de Gaspar

Veja este vídeo fantástico do MSN: Gargalhadas: o espanto de Gaspar


Sem comentários: