quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ESPANHÓIS, PORTUGUESES E GREGOS, UNI-VOS!

 
ESPANHA

Pelo segundo dia consecutivo, milhares de manifestantes concentraram-se, esta quarta-feira, nos arredores do parlamento espanhol em Madrid.
O protesto dos “indignados” decorreu sem incidentes, depois da manifestação de terça-feira (25 de setembro) ter terminado com confrontos violentos entre polícia e manifestantes, que se saldaram em mais de sessenta feridos e três dezenas de detidos.
Um novo protesto está já marcado para sábado, quando o governo de Mariano Rajoy deverá apresentar, esta quinta-feira, a proposta de orçamento de Estado para 2013.
Para, Celestino Sánchez, um dos responsáveis do chamado movimento do “25 de setembro”:
“A democracia é como um vendaval que está a abrir as janelas e não a vai parar, por muitos polícias de intervenção que tragam de outras zonas de Espanha”.
Os protestos aumentam a pressão sobre o governo de Mariano Rajoy quando a bolsa de Madrid registou a maior queda dos últimos dois meses face ao “suspense prolongado” do primeiro-ministro quer sobre a ajuda aos bancos, quer sobre um eventual plano de resgate da troika.

http://pt.euronews.com/2012/09/27/rajoy-elogia-maioria-silenciosa-ao-segundo-dia-de-protestos-em-madrid/#.UGRz1_pmY1k.email

 
GRÉCIA
Atenas - Confrontos entre centenas de jovens encapuzados e a polícia aconteceram nesta quarta-feira em Atenas durante manifestações contra novas medidas de austeridade, constatou um jornalista da AFP.

Manifestantes violentos jogaram coquetéis molotov na direção da polícia na praça central Syntagma, que respondeu com granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo.

Os confrontos prosseguiram na praça e próximo ao ministério das Finanças, onde um caminhão dos bombeiros estava estacionado, enquanto a maioria dos manifestantes protestavam pacificamente, antes de um reforço policial chegar e expulsar alguns jovens.

Alguns jovens também atearam fogo a um kiosque de uma empresa de telefonia e em lixeiras, além de quebrarem janelas, enquanto os hotéis de luxo ao longo da praça foram protegidos por um cordão policial.

Cerca de 5.000 policiais foram mobilizados para conter esses excessos, frequentes na Grécia, por ocasião de manifestações envolvendo 52.000 pessoas em Atenas e Salônica (norte), segundo a polícia. Estes protestos marcam o dia de ação organizado pelos sindicatos o país contra o novo pacote econômico em preparação.


http://pt.euronews.com/2012/09/26/grecia-greve-geral-contra-mais-medidas-de-austeridade/#.UGR8tY67TRU.email


http://pt.euronews.com/2012/09/27/anuncio-de-novo-pacote-de-austeridade-em-dia-de-greve-geral-incendeia-grecia/#.UGR8J0l8p2g.email

Sem comentários: