segunda-feira, 7 de maio de 2012

CHEF NORTE-AMERICANO BOURDAIN


Episódio sobre Lisboa, gravado em dezembro de 2011, já está disponível no site do canal que exibe a série do chef, No Reservations...

http://Anthony.Bourdain.No.Reservations.S08E04.HDTV.x2642

Bourdain em Lisboa já estreou no Travel Channel (com vídeo)


Bourdain joga à malha com chef Stanisic
D.R.
02/05/2012 Dinheiro Vivo

O famoso chef norte-americano, que saiu de Lisboa encantado com as bifanas no pão, o marisco, o peixe fresco, o fado e a história... surge no episódio sobre Lisboa como de costume: a comer, a perguntar e a querer saber mais sobre um país que considera estar a viver um período de renascimento cultural e gastronómico, apesar do desemprego e da crise.

Neste episódio de 42 minutos, que se estreou dia 30 de abril, Anthony Bourdain surge a jantar na marisqueira Ramiro com os chefs Henrique Sá Pessoa e José Avillez, a comer lagostins, ameijoas, percebes... e tudo delicioso. É aqui que o chef fica a saber que a bifana funciona como espécie de "sobremesa" depois de uma mariscada.


Mais tarde é ver Bourdain nos fados, um estilo que o chef se atreve a dizer que é uma resposta aos blues. "Mas não, é muito mais", conclui depois de falar com o escritor António Lobo Antunes, que o considera sinal dos tempos antigos de Salazar. Neste jantar está também uma representante da nova geração de fadistas, Carminho.

Mas o chef americano resolve ir com José Avillez pescar polvos, que acabam grelhados ao almoço deste grupo de pescadores.

Bourdain vai com os Dead Combo (Tó Trips e Pedro onçalves) ao café-bar Sol e Pesca. E sempre com o fado como banda sonora, o chef vai à ginginha do Rossio.

Segue-se um almoço com Tozé Brito no restaurante do chef Ljubomir Stanisic, 100 Maneiras. Mas também passou pelo Alma de Henrique Sá Pessoa, onde comeu bacalhau com o humorista Zé Diogo Quintela que diz a Bourdain que a crise é uma oportunidade para fazer rir os portugueses. Mais difícil é gozar com lideres desportivos. E a visita continua. Ver aqui.

Sem comentários: