quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O BCP - A CGD - BERARDO E PINTO MONTEIRO

DR. PINTO MONTEIRO, olhe para BERARDO
Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:08 Quinta feira, 22 de setembro de 2011

O dr. PINTO MONTEIRO, esse homem fatal e atento, acha que há indícios de crime nas contas da Madeira.
Pois claro, dr. PINTO MONTEIRO. Bater no ceguinho é uma actividade digna como outra qualquer.
Mas onde andou V. Exa. quando o ex-primeiro-ministro JOSÉ SÓCRATES transformou Portugal inteiro numa opaca Madeira em tamanho XXL? Onde?
E, já agora, outra perguntinha: se há indícios de crime na Madeira, não existe nada nas contas e continhas e esqueminhas do BCP/CGD/BERARDO/VARA?
Nos nossos excelsos códigos napoleónicos, não existe uma figura, uma alínea para aplicar ao esquema entre o CGD/BCP/BERARDO/VARA? Nada?
Não sabe do que estou a falar, meu caro? Não tem mal, eu refresco-lhe a memória.
A CGD - o banco estatal português (isto é, meu e seu) e que deveria usar as escassas poupanças dos portugueses no fomento da nossa produção - gastou centenas de milhões de euros para financiar investidores privados para que estes tivessem a possibilidade de fazer uma OPA silenciosa sobre outro banco, o BCP.
Um único indivíduo, um senhor que se veste à zorro, obteve da CGD uns míseros 360 milhões de euros para comprar quase 5% do BCP. E sabe o que é notável? Este zorro da África do Sul, o JOHNNY BERARDO, deu como garantia à CGD as próprias acções que comprou. Não é um esquema notável?
Se as coisas corressem bem, o JOHNNY vendia as acções e metia o lucro no seu bolso, sem nunca arriscar um cêntimo do seu próprio dinheiro. Se tudo corresse mal, quem se lixava era a própria CGD e os contribuintes (eu e V. Exa.). Parece que a realidade optou pela segunda hipótese. Consequências deste capitalismo xico esperto? Ainda não vi nada.

Mas sabe uma coisa, meu caro Procurador? O esqueminha não acaba aqui. Uma vez dentro do BCP, BERARDO foi fundamental para a OPA agressiva ao BCP feita pela CGD.
E sabe quem foi para direcção do BCP? Pois, já adivinhou: os administradores da CGD que deram a BERARDO os 360 milhões, SANTOS FERREIRA e o omnipresente ARMANDO VARA.
Agora diga-me uma coisa: em todas as nossas leis, as mais perfeitas do mundo e arredores, não existirá uma alínea que justifique uma investigação a este caso?

Sem comentários: