terça-feira, 23 de agosto de 2011

O FIM DE KHADAFI



Apelos ao fim do regime chegam de vários países

Confrontos continuam em Trípoli e ainda falta encontrar Khadafi

22.08.2011 - Por Isabel Gorjão Santos

Barack Obama diz que o regime de Khadafi chegou ao fim, de vários países chegaram apelos ao fim da violência. Mas em Trípoli os confrontos prosseguem e continua incerto o paradeiro de Khadafi. Depois dos festejos na Praça Verde, os rebeldes garantem controlar 80 por cento da capital, incluindo as instalações da televisão estatal.

As forças de Khadafi continuam a combater os rebeldes na capital, três dos filhos do coronel foram detidos (um fugiu entretanto), mas ao final do dia o homem que governa o país há 42 anos ainda não tinha sido capturado. Depois de uma noite de festa na Praça Verde, houve violentos confrontos junto ao complexo de Bab Al-Azizia, onde Khadafi poderá estar. Mas não há certezas.

Na parte ocidental da cidade, os rebeldes que ali tinham chegado na noite de domingo foram travados pelas forças de Khadafi. “Estamos a preparar-nos para mais uma noite de confrontos”, disse um dos residentes à BBC. “Penso que as forças de Khadafi vão recorrer a métodos de guerrilha porque sabem que não têm o apoio da população.”

Numa conferência de imprensa a meio da tarde, o líder do Conselho Nacional de Transição líbio que representa os rebeldes, Mustapha Abdel Jalil, admitiu que não sabe onde Khadafi está. “Não sabemos se estará no complexo [de Bab al-Aziziyah] ou se já estará fora da Líbia.” Assumiu ainda que os rebeldes não podem confirmar o pleno controlo de Trípoli e confirmou a captura do filho de Khadafi, Saif al-Islam, que era até agora apontado como um provável sucessor do coronel.

Para além de Saif, os rebeldes anunciaram também a detenção de Mohammed e Saadi, mas ao final da tarde a estação de televisão Al-Jazira noticiou que forças leais a Khadafi terão ajudado Mohammed a fugir da casa onde estava detido.
Jalil defendeu a mudança do CNT para Trípoli quando houver uma nova Constituição, mas para já apelou aos apoiantes dos rebeldes para que actuem dentro da lei e falou num “julgamento justo” para Khadafi, que é acusado por crimes contra a humanidade e poderá vir julgado no Tribunal Penal Internacional, que já está a negociar a transferência de Saif, acusado por crimes de guerra.

Do coronel chegou apenas o silêncio, agora que a televisão estatal deixou de estar sob seu controlo. Na última mensagem que dirigiu aos líbios, uma gravação de áudio tornada pública no domingo à noite, pediu que “salvem Trípoli” dos rebeldes. Há dois meses que o coronel não aparece em público, por isso chegou a especular-se se estaria agora na sua casa na região de Sirte ou até num hospital em Tajura. O Pentágono disse não ter informações sobre a saída de Khadafi da capital.

Forças de Khadafi lançam três mísseis
Ao final do dia a NATO confirmou que as forças do regime lançaram três mísseis tipo Scud na área de Sirte, a cidade natal de Khadafi, em direcção a Misurata, no centro do país. Inicialmente tinha sido referido um lançamento suspeito, mas mais tarde a Aliança Atlântica confirmou que os mísseis terão caído no mar e que não havia notícias de vítimas ou danos. Um responsável da organização citado pela Reuters conformou apenas o lançamento de “três mísseis terra-terra nesta segunda-feira à noite”.

Para além de Trípoli, hoje também houve confrontos em Zletan, que fica a cerca de 128 quilómetros, em Aziziyah, 50 quilómetros a sul da capital, e em Khoms, a meio caminho entre Trípoli e Misurata.

Os tanques de Khadafi pareciam controlar apenas algumas áreas da capital, incluindo a zona junto ao complexo de de Bab al-Aziziyah, adiantou a Reuters. Mas depois de uma noite de festa a população manteve-se agora em casa. Os correspondentes da agência britânica relataram confrontos com armas pesadas, incluindo armamento antiaéreo, centenas de pessoas terão morrido desde domingo ainda que seja difícil avançar com um número de vítimas.


Sem comentários: