quarta-feira, 2 de março de 2011

MICHAEL CUNNINGHAM EM LISBOA


Michael Cunningham em Lisboa para o lançamento do seu mais recente romance Ao Cair da Noite‏



Michael Cunningham, autor do romance As Horas, galardoado com os prémios Pulitzer e Pen Faulkner, estará em Lisboa de 6 a 9 de Março e participará numa conversa aberta ao público com os críticos Nuno Galopim e João Lopes sobre o seu mais recente romance Ao Cair da Noite publicado pela Gradiva. A sessão terá lugar no dia 7 de Março às 18h30m na Fnac-Chiado, em Lisboa.

O autor dará também uma conferência, aberta ao público, intitulada “Found in translation” na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Sala 5.2) no dia 9 de Março, pelas 11 horas organizada conjuntamente pelo ICI-Instituto de Cultura Inglesa e pelo ICA-Instituto de Cultura Americana, em colaboração com Gradiva Publicações.

Ao Cair da Noite é o mais recente romance de Michael Cunningham publicado pela Gradiva. O enredo centra-se na vida de Peter e Rebecca Harris, um casal na casa dos quarenta a viver em Manhattan, que se aproxima do apogeu das suas carreiras em arte: ele, negociante; ela, editora numa boa revista da especialidade. Com um moderno e espaçoso apartamento, uma filha adulta a estudar na universidade em Boston e amigos inteligentes e animados, levam um invejável estilo de vida urbano contemporâneo e parecem ter todas as razões para serem felizes.

Mas é então que o irmão de Rebecca surge em cena. Extremamente parecido com ela, mas muito mais novo, Ethan (conhecido na família como Mizzy, «O Erro» - diminutivo de mistake) resolve visitá-los. Na sua presença, Peter começa a pôr em causa os artistas, o trabalho destes, a sua carreira, a sua relação e todo o mundo que construíra com tanto cuidado.

Tal como o aclamado romance As Horas, vencedor do Prémio Pulitzer, esta mais recente obra de Cunningham constitui uma visão dolorosa do modo como vivemos hoje em dia. Plena de peripécias inesperadas, faz-nos pensar (e sentir) com profundidade nas utilizações e no significado da beleza e no papel do amor nas nossas vidas.

COMENTÁRIOS AO LIVRO

«No seu romance mais concentrado – um enaltecimento agridoce da criatividade humana – Cunningham, mestre da escrita vencedor de um Prémio Pulitzer, combina erotismo e estética para orquestrar uma admirável crise da alma. Inspirando-se em Henry James e Thomas Mann, assim como nos artistas Agnes Martin e Damien Hirst, produz uma história belíssima, espirituosa, filosófica e urbana sobre os mistérios da beleza e do desejo, da arte e da ilusão, do tempo e do amor.»

Ron Charles, The Washington Post

«Há [em Ao Cair da Noite] frases tão intensamente precisas e belas que quase pairam sobre a página.»

Karen Valby, Entertainment Weekly

«Para beleza pura, elegante e eficiente, Cunningham é inigualável. Desenvolveu aqui uma voz narrativa cativante que combina o seu próprio comentário cáustico com o desespero falsamente heróico de Peter. Metade Henry James, metade James Joyce, mas totalmente Cunningham, [Ao Anoitecer] é uma exibição irresistível, cerebral, marcada por momentos pungentes de dúvida pessoal imediatamente atalhados por apartes teatrais e episódios humorísticos.»

Ron Charles, The Washington Post

«[Cunningham] faz-nos virar as páginas com avidez. […] Não somos maçados com pormenores; queremos saber o que acontece a seguir.»


Jeanette Winterson, The New York Times Book Review

«Muitas descrições físicas de Cunningham aproximam-se da prosa poética e levam-nos a ler nas entrelinhas […]. Enquanto testamento da riqueza da imaginação literária, Ao Anoitecer é um êxito. […] Uma meditação sobre a beleza, possui a sua própria beleza indelével.»


Matthew Gilbert, Boston Globe

O AUTOR
Michael Cunningham é autor de As Horas, galardoado com o Pulitzer Prize e o PEN/Faulkner Award e já adaptado ao cinema; Uma Casa no Fim do Mundo, igualmente adaptado ao grande ecrã; Sangue do Meu Sangue e Dias Exemplares, todos publicados em Portugal pela Gradiva.

Ao Cair da Noite
Michael Cunningham
Gradiva
312 pp. €14,50
ISBN: 978-989-616-396-9

Sem comentários: