terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TRAGAM-ME A CABEÇA DE ASSANGE


As democracias liberais do século XXI, com a sua utopia tecnológica e o seu vicio pela informação indiscriminada, não sabem o que fazer com Julian Paul Assange. Nem com a aliança entre a anarquia e a informática, como se a Internet não fosse, por definição, o lugar da
desordem e da anárquica liberdade. Ofendida, a maior e mais livre das democracias, a norte-americana, ordena aos paiases subservientes que lhe entreguem a cabeça de Julian Assange; contrataram umas salomas.
Assange foi apanhado no mais velho esquema do mundo, a armadilha sexual. Duas voluntárias suecas do site WikiLeaks conseguiram convencer sistemas de justiça que reputamos fiáveis (e que não são, como percebemos pelas represálias e perseguiçõo ao juiz Baltazar Garzón) de que ele as violou e forçou no ato sexual. E isto na Suécia, um país de pudor e abstinência.

Ninguém acredita que Julian Assange seja culpado destes crimes.
Simplesmente, os americanos, com a ajuda de todos os outros países 'amigos', querem silenciar Assange. E de caminho convertê-lo num mártir. O australiano é um anarquista que gosta de subverter o estado das coisas contando a verdade que lhe é transmitida através de documentos e outros meios de prova. E essa verdade dói. Porque desvenda a imensa e manipuladora em que se tornou o governo dos povos, o patrocínio das guerras, o jogo das diplomacias, o comércio das influências, a corrupção das instituições. Neste sentido, porque se limita a confirmar o que se suspeitava, que os povos sabem e podem muito pouco, hoje, no concerto das nações, o trabalho de Assange e do WikiLeaks é uma ameaça real à ordem estabelecida há séculos. Como escreveu JM Coetzee, nunca saberemos o que é viver fora do Estado, o que é não pertencer ao Estado, porque o Estado se apodera de nós e constitui a nossa identidade e as regras da nossa sociedade ainda antes de nele termos nascido. O Estado é tudo o que conhecemos.

Ou era. A cultura subterrânea da Internet, com os seus hackers e bunkers, com os seus gênios e piratas, com os seus guerrilheiros e matemáticos, com as suas filiações e cooptações, criou uma outra matriz, um novo Estado, anárquico e subversivo, dentro do Estado.
Espanta que isto ainda não tenha sucedido mais cedo; e tendo sucedido, a ordem, o vulgar establishment, não tem modo de controlar a criatura a cujo nascimento assistiu babado de orgulho. Podem silenciar ou matar Julian Assange e ele terá mil discípulos a substituí-lo e milhares de dissidentes a desviar documentos e segredos para os avatares do WikiLeaks. O que diria George Orwell, que detestava a mentira politica e a novilângua, que odiava a vigilância e a repressão, deste caso?

Ainda não há muito tempo Hillary Clinton dava conselhos à China sobre liberdade na Net e sobre o modo como as democracias liberais devem ser abertas a este tráfico de informação, sem exceções. A Sra. Clinton falava da Google, um gigante que controla a maior base de dados sobre
cidadãos e que pratica uma política monopolista. A Google trabalha, como os outros gigantes, Amazon, Facebook, Pay- Pal, etc, para e com o Governo americano. No sentido em que nunca o desafiarão. Quando é desafiado, o Governo americano exige a aplicação do velho Espionage
Act, de 1917, e compara Assange a Osama Bin Laden. Tudo isto porque se divulgaram uns segredos de diplomacia graciosos que obrigaram a Sra. Clinton a controlo de danos com os aliados e inimigos. Quando o WikiLeaks divulgou o filme de Bagdad em que um Apache bombardeia civis e jornalistas da Reuters, e dispara um Hellfire sobre uma estrutura
abandonada onde moravam famílias, ninguém se importou com os danos. Eram colaterais. E quando Assange divulgou manuais de Cientologia, provas da corrupção no Quênia, provas do tratamento dos presos de Guantânamo, ou a decisão de um membro do grupo islâmico na Somália com ligações à Al-Qaeda, ninguém se escandalizou. Nem com os segredos da guerra perdida do Afeganistão. Assange e o seu site foram premiados e honrados pela Amnistia Internacional e organizações de jornalismo.


Bastaram umas piadas sobre Kadafi e Berlusconi, umas verdades sobre Hamid Karzai e o mano, sobre Putin e Medvedev, umas sentenças dos sauditas sobre a necessidade de Israel "cortar a cabeça da serpente iraniana", outras de Mubarak sobre o Iraque, para ficar tudo em polvorosa. Meia dúzia de verdades que todos sabíamos e que não desonram os que as assinaram. E quando o 'terrorista' ameaçou contar umas verdades sobre as corporações financeiras, caiu o pano. Os turcos acham que Assange é um espião israelita, o que torna a história vagamente hilariante. Assange preso é uma infâmia e um atentado à liberdade, não a de informação, à liberdade individual. A minha, a vossa. Se os americanos não conseguem conviver com a Internet, tentem acabar com ela. Não conseguirão.

CLARA FERREIRA ALVES

Sem comentários: