segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

QUEM REPRESENTA O PRESIDENTE CAVACO?


Ontem, ao cair do pano, o que espantou qualquer cidadão eleitor foi a forma atrevida como Cavaco Silva se apoderou da real vontade daqueles que votaram.

Manipulando descaradamente os resultados, ousou transformá-los em vitória que não teve.

Que nenhum dos políticos concorrentes teve!

Se nas eleições de ontem alguém ganhou não foram certamente os agentes políticos. A vitória coube a uma massa informe, desiludida, de cidadãos a quem já nada interessa.

Há 37 anos no poder, PS e PSD, ou seja, os herdeiros Sócrates e Cavaco, são os verdadeiros responsáveis pelo estado a que o país chegou e no entanto comportam-se como se a culpa do desastre fosse de todos menos da sua incapacidade para gerir o país.

Aliás, há séculos que o poder desta desgraçada nação tem estado entregue a homens sem visão de futuro, sem projecto a longo prazo, sem estatura política e moral.

Cobardes, com medo das tempestades, deixaram-se sempre aprisionar nas teias dos interesses daqueles que lhes alimentaram o ego e garantiram o poder.

No mínimo, relações obscuras. Não vale a pena negar o óbvio.

As riquezas carreadas das colónias durante séculos e transferidas da Europa nos últimos anos, desapareceram sem deixar rasto. Não industrializamos o país, não modernizamos a agricultura, abandonamos as pescas, a marinha mercante. E quem estava no poder? Todos sabemos quem.


A República corre perigo! Cerca-a um pântano.

Sem forças, enojada, a democracia resvala inexoravelmente para o lodo que a empesta. E afasta aqueles que se de forma descomprometida se obrigaram a alimentá-la.

Senão vejamos o que ontem aconteceu:


ELEITORES INSCRITOS.... 9.600.000

VOTARAM CAVACO............ 2.230.104 portugueses.

PORTUGUESES QUE NÃO VOTARAM CAVACO..... 7.369.896

VOTARAM NA ABSTENÇÃO..... 5.123.520 cidadãos

ELEITORES QUE DECLARADAMENTE SE NÃO REVIRAM NO ACTUAL SISTEMA.... 782.482 portugueses (Coelho e Nobre).


Que Presidente é este, eleito por uma parte ínfima da população?

Quem representa?

Qual a legitimidade para falar em nome de todos?

Viu-se, no entanto, como negou a derrota. Como, de rosto crispado, ameaçou quem teve legítimas dúvidas sobre o BPN ( o que mais reforçou a ideia de que apenas é presidente de 2.230.104 portugueses), e num discurso cheio de empáfia perante uma assembleia profissional, sem chama, se declarou César perante legiões desfalcadas.


Era um homem só na noite fria!

Um homem só que não conseguiu mobilizar os cidadãos abandonados à sua sorte.

Cidadãos que por não acreditarem nos timoneiros, tantos são os erros, tanta é a mentira, tantas são as dúvidas, tantas as injustiças, tanta a corrupção, tanto o enriquecimento ilícito, tanto o desgoverno, têm como certo o naufrágio da velha nau.

Sei que a crise que vivemos não se compadece com aventuras, mas seria altura de referendar os portugueses sobre que tipo de regime querem para Portugal.

Perguntar a todos, que razões os leva a desinteressarem-se da vida política do país? Como se este já não lhes pertencesse.

Negar isto, fazendo crer que tudo vai bem no reino do PS/PSD, é tapar o sol com a peneira. É acreditar, como os loucos, ou os estúpidos, nas próprias mentiras que vão criando.

O problema é que, incapazes de aceitar a realidade, nos vão transformando em "sem abrigo".

AOC

24-01-2011

1 comentário:

Anónimo disse...

Enquanto houver quem ecreva "abre olhos" desta natureza, quem resista ao chamado "sistema"..a luz da Esperança prevalece..
Obrigado pela frontalidade, pela Lucidez..