terça-feira, 28 de setembro de 2010

PALAVRAS - AS VOLTAS QUE A LÍNGUA DÁ


PARTE 2 - (continuação)

Imaginam que siricaia, ou sericaia, venha do "alentejano"? Do Alentejo é o doce, mas a palavra é malaia! Como também é catchu; e o sarão, a saraça e outras panarias. Não confundir a origem malaia, indonésia da família malaio-polinésia, com a malaiala, língua do grupo dravídico falada na costa do Malabar. As viagens que o nosso vocabulário já deu! Do cigano vm piela (beber) e pirar (fugir); e se eles têm fama, tantas vezes sem proveito, olhem que marau vem do francês (maraud, maroto, patife). E mariola do italiano (mariolo, patife, intrujão), como vem muita terminologia musical, até o sexteto...e as pizas e os ravióis, pudera. Já que falamos em comida, digamos que um pitéu é sempre de origem obscura. Tem também essa origem saracotear...e endrominar, coisa pela qual ninguém deseja responsabilizar-se. Você acha que pinguim só pode vir do Polo Sul? Vem do francês, com origem no neerlandês! Do catalão vem-nos vanguarda, e do basco cachorro (de txakur, latir), bezerro e esquerda. Isso da "esquerda basca" tem o seu interesse: originário de ezker, chega-nos pelo castelhano ezquierdo. Só nós, os da península, fomos buscar ao basco: esquerda em francês é gauche, em inglês left, em italiano sinistra.
(Amanhã publicaremos a Parte 3 deste curioso texto)

2 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

Caro António,

Procuramos uma fotografia de António de Oliveira e Castro, que foi Ministro da Justiça na 1.ª República de 26-6-1920 a 19-7-1920.

Seria possível contactar-me?

Obrigada,

Raquel Sabino Pereira

21 321 2498.

AOC disse...

Cara Raquel Sabino Pereira, só por acaso o meu nome é igual ao do Ministro da Justiça António de Oliveira e Castro. Que eu saiba, não tenho qualquer vínculo familiar com esse político. A forma mais rápida de obter uma foto será junto dos arquivos do Ministério da Justiça.
Pereira? Tenho antepassado com esse apelido, morto em combate na Serra do Pilar durante o cerco do Porto em 1832.
Pode contactar-me para ammhoc@hotmail.com.
Obrigado
AOC