quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PORTUGAL - BOAS NOTÍCIAS



PORTUGUESES CRIAM DUAS INVENÇÕES POR DIA

Da educação à economia, não faltam más notícias nos jornais, nem estudos que revelam o atraso de Portugal e colocam o país no fundo da tabela nas mais variadas comparações internacionais. Mas no que toca à criatividade e à inovação o cenário é bem diferente. As invenções portuguesas estão a aumentar a um ritmo de 40% ao ano desde 2004. E a evolução é tal que Portugal já é o pais da Europa com maior crescimento nos pedidos de patente para protecção de inventos no espaço comunitário.
Desde a descoberta de novos fármacos à criação de equipamentos para utilização de energias renováveis, passaando pela concepção de sistemas de rega inteligentes ou dispositivos que permitem medir a dor, são de todos os tipos os pedidos de patente que chegam ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Só em 2009 foram recebidos 723, a uma médiia recorde de dois por dia.
António Campinos, presidente do INPI, assegura que os investigadores portugueses "estão cada vez mais a dar cartas no mercado global", sobretudo em domínios como a química, farmacêutica, informática e telecomunicações ou em áreas de ponta como a biotecnologia e nanotecnologia.
...Portugal está a crescer a um ritmo muito superior à média da União Europeia. Ao nível da ciência, já temos um desempenho comparável ao dos países mais desenvolvidos da Europa e até do mundo.
...No ano passado, pela primeira vez, o número de publicações científicas produzidas em Portugal e citadas internacionalmente foi superior à média europeia.

ALGUNS EXEMPLOS DE PATENTES PORTUGUESAS:

AEROGEL - o material sólido mais leve do mundo e o melhor isolamento térmico, mas tão caro que só era utilizado pela Nasa no fabrico de naves espaciais. Os investigadores portugueses conseguem-no fabricar agora ao preço da esferovite. A invenção poderá vir a ser utilizada na construção civil, revolucionando-a como aconteceu com o betão.
ZEBINIX - antiepiléctico. O primeiro fármaco de raiz totalmente portuguesa.
AMBISIG - a empresa Ambisig especializada em engenharia informática e ambiental inventou um sistema de rega inteligente.
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR - criou um sistema que mede a intensidade da dor dos doentes.
VIA VERDE - é considerada uma das maiores invenções portuguesas. A Brisa acabou de ganhar a patente nacional de um sistema de reconhecimento automático de matrículas automóveis para cobrança electrónica de portagens e já pediu a extensão dos direitos para os Estados Unidos e para todo o mercado europeu.
(excertos de um texto publicado no jornal Expresso de 7 de Agosto de 2010)

MEU COMENTÁRIO: neste caso, bendita CRISE. Fica provado que a necessidade aguça o engenho.
ÚLTIMA HORA - Empresa portuguesa de confecções inventa uma peça de vestuário anti-mosquitos.

Sem comentários: