quarta-feira, 7 de julho de 2010

MADE IN PORTUGAL



Nem tudo são más notícias em Portugal.
Há em nós como que prazer em noticiar apenas aquilo que corre mal no nosso país. Às boas notícias escondemo-las como coisas menores, sem importância.
Seremos um povo de invejosos, de masoquistas, de fadistas deprimidos, de saudosistas de um passado que foi grande, gente com falso orgulho nacional? Talvez!
E no entanto, tantos são os bons exemplos daquilo que fazemos bem. Em tempo de crise é cada vez mais necessário deixar de chorar sobre leite derramado e assumir o papel que queremos ocupar na História. O papel dos Velhos do Restelo ou o protagonismo dos conquistadores, dos que se não conformam.

ONZE ORGULHOS NACIONAIS
1 - A portuguesa HOVIONE está na linha da frente das tecnologias de fim de processo nos medicamentos, tornando-os mais solúveis.
2 - A PORCEL produz soluções em porcelana, estando presente em mais de 30 mercados. É na Noruega, onde detém 34% de quota de mercado, que esta empresa de Oliveira do Bairro encontra liderança na porcelana de mesa.
3 - YDREAMS, é hoje uma empresa global apostada em redefinir o conceito de interactividade. Por isso, tem desenvolvido ambientes, produtos e propriedades intelectuais em grande escala, abrindo o caminho para novas tendências no campo da tecnologia e design interactivos.
4 - A primeira vacina feita em Portugal contra a febre tifóidev é da responsabilidade da GENIBET, empresa biofarmacêutica portuguesa.
5 - A CRITICAL verificou e validou os sistemas de software mais críticos do Cryosat-2, satélite que tem como missão medir as alterações de espessura do gelo nos oceanos e as variações de espessura das calotes polares. Esta empresa portuguesa, integrada no consórcio industrial europeu, desenvolveu dois satélites da Agência Espacial Europeia.
6 - A CEI especializou e é líder na fabricação de máquinas de corte por jacto de água. A Ecco, Nike, Adidas, Reebok, Timberland, Fila, Terra Footwear, Volkswagen e Harley-Davidson, são os seus principais clientes.
7 - A portuguesa NDRIVE é player mundial nos sistemas de navegação utilizados nos telemóveis e GPS em mais de 40 países.
8 - A BIAL, após 14 anos de investigação patenteou o Zebinix, o primeiro medicamento exclusivamente português.
9 - A WeDo é líder mundial em software de gestão de garantia de receita.
10 - A EDIGMA desenvolveu um ecrã táctil, aplicável a qualquer superfície condutora, plana ou curva, opaca ou transparente, incluindo superfícies de vidro, plástico e madeira. É um ecrã multitoque sensível até ao sopro.
11 - Um grupo de universidades portuguesas está a desenvolver um tradutor instantâneo em qualquer língua.

1 comentário:

Hybrid disse...

Check out my blog @ http://hybridnow.blogspot.com/ or follow me on Twitter @ http://twitter.com/thinkhybrid