domingo, 31 de janeiro de 2010

O quadro da GUERNICA em 3D

Clicar no link abaixo para ver a infografia digital de Lena Giesekedo célebre painel de Pablo Picasso em 3D (c/Som) http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
Toda a gente conhece a Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x351cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.
A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães e actualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelosjornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na Net sob a forma de um vídeo (ver relacionados no final do texto).
O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que deoutro modo nos passariam despercebidos.Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso paracompreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação.

Sem comentários: